Torre de Sinalização e Manobra da Estação Ferroviária de Pinhal Novo | |||||
Designação | |||||
Designação | Torre de Sinalização e Manobra da Estação Ferroviária de Pinhal Novo | ||||
Outras Designações / Pesquisas | Estação Ferroviária de Pinhal Novo / Torre de Sinalização e Manobra Ferroviária (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Torre | ||||
Tipologia | Torre | ||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||
Inventário Temático | |||||
Localização | |||||
Divisão Administrativa | Setúbal/Palmela/Pinhal Novo | ||||
Endereço / Local |
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Distrito | Setúbal | ||||
Concelho | Palmela | ||||
Freguesia | Pinhal Novo | ||||
Proteção | |||||
Situação Actual | Classificado | ||||
Categoria de Protecção | Classificado como IM - Interesse Municipal | ||||
Cronologia | Em 11-04-2019 a CM de Palmela enviou cópias das deliberações da CM e da AM e do Edital N.º 86/DAF-DAG/2009 de 17-06-2009 da CM de Palmela relativo à classificação como de IM Em 26-03-2018 foi solicitada informação à CM de Palmela sobre a situação jurídica do procedimento de classificação Em 3-06-2009 foi dado conhecimento do despacho de revogação à CM de Palmela Despacho de 25-05-2009 do director do IGESPAR, I.P. a revogar o despacho de abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional Parecer de 30-04-2009 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P. a propor a não classificação nacional, considerando suficiente uma classificação como de IM Proposta de 19-01-2009 da REFER para a não classificação da torre, atendendo a existirem outras duas, idênticas, Campolide e Ermesinde Em 15-11-2004 a REFER informou ter desistido do processo de deslocalização Despacho de 8-06-2004 do Ministro da Cultura a autorizar a deslocalização da torre, atendendo às condicionantes existentes, à viabilidade técnica e às garantias da sua musealização no âmbito do conjunto ferroviário da Vila de Pinhal Novo Edital N.º 33/DAGF-DPC/2003 de 10-07-2003 da CM de Palmela (a publicitar o despacho de abertura do procedimento de âmbito nacional) Despacho de abertura de 14-03-2003 do vice-presidente do IPPAR Proposta de 14-03-2003 da DR de Lisboa para a abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional Deliberação de 25-06-2002 da AM de Palmela Deliberação de 8-05-2002 da CM de Palmela a aprovar a classificação como de IM | ||||
ZEP | |||||
Zona "non aedificandi" | |||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||
Património Mundial | |||||
Património Mundial Designação | |||||
Cadastro | |||||
AFECTACAO | 12737527 | ||||
Descrição Geral | |||||
Nota Histórico-Artistica | Projectada pelo arquitecto José Cottinelli Telmo em 1936, a torre de sinalização de caminhos de ferro do Pinhal Novo foi construída em escassos dois anos, inaugurando-se em Outubro de 1938. Apesar de o projecto ter sido pedido a um arquitecto exterior à Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, toda a construção processou-se dentro da empresa, através da Divisão de Vias e Obras da CP, facto que ajuda a compreender a rapidez da empreitada. A volumetria da torre, bem como o aspecto, em certa medida, vanguardista, contrasta com a tradicional arquitectura dos caminhos de ferro, caracterizada pelas muitas estações de edifícios eivados de "portuguesismo". A intenção foi, claramente, a de marcar uma ruptura para com esse tipo de arquitectura, impondo-se um elemento verticalizante e modernista, porque conjuga harmoniosamente a estrutura de betão e ferro com grandes superfícies de vidro. Durante décadas, a torre controlou o tráfego neste importante ponto das vias férreas da Península de Setúbal, mas nos últimos anos intensificou-se a possibilidade de demolição. Com o apoio da Ordem dos Arquitectos, gerou-se um movimento local de protecção do imóvel, o que conduziu à sua preservação e posterior classificação como Imóvel de Interesse Municipal pela autarquia palmelense. No futuro, pensa-se poder mesmo transformá-la num pequeno núcleo museológico. Numa vila nova, em que notoriamente escasseiam os elementos de identidade local por via patrimonial, a torre de sinalização desempenha na perfeição esse papel, pois é conhecida a ancestral ligação da actual cidade à sua estação de caminho de ferro, no fundo, o pólo dinamizador de toda a dinâmica populacional hoje vivida. PAF | ||||
Processo | |||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||
Outra Classificação | |||||
Nº de Imagens | 10 | ||||
Nº de Bibliografias | 0 |
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista geral
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista geral
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista frontal
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista posterior
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista geral
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista geral
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista geral da lateral
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Interior: janelas de visualização junto da escada de acesso
Torre de Sinalização e Manobra da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - edital relativo à classificação como de IM
Torre de Sinalização da Estação Ferroviária de Pinhal Novo - Vista geral da lateral