Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Saboaria e Perfumaria Confiança ou Fábrica Confiança
Designação
DesignaçãoSaboaria e Perfumaria Confiança ou Fábrica Confiança
Outras Designações / PesquisasSaboaria e Perfumaria Confiança / Fábrica Confiança de Braga (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Fábrica
TipologiaFábrica
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Braga (São Vítor)
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
41.555249-8.404646
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaBraga (São Vítor)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 611/2020, DR, 2.ª série, n.º 203, de 19-10-2020 (ver Portaria)
Relatótio final do procedimento aprovado por despacho de 25-06-2020 do subdiretor-geral da DGPC
Anúncio n.º 25/2020, DR, 2.ª série, n.º 27, de 7-02-2020 (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 1-08-2019 da diretora-geral da DGPC
Parecer favorável de 17-07-2019 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 1507-2019 da DRC do Norte para a classificação como MIP
Anúncio n.º 208/2018, DR, 2.ª série, n.º 239, de 12-12-2018 (ver Anúncio)
Despacho de 3-12-2018 da diretora-geral da DGPC a determinar a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional
Parecer favorável de 28-11-2018 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 15-11-2018 da DRC do Norte para a abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional
Requerimento de classificação de 7-11-2018 da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Situada na Rua Nova de Santa Cruz, em Braga, a antiga fábrica da Saboaria e Perfumaria Confiança é um edifício de planta retangular que apresenta uma longa fachada de dois pisos ritmada pela abertura de grandes janelas, que se prolonga pela fachada lateral direita.
Os pisos são divididos por uma moldura lisa que corre todo o frontispício, interrompida por semicírculos, e as aberturas do piso inferior assentam sobre friso de pedra, disposto ao longo de todo o pano murário.
A estrutura é dividida em dez corpos, cada um correspondente a um pano de quatro janelas (duas em cada piso), marcados no frontispício por algerozes de ferro e no topo por um telhado de zinco de quatro águas.
O corpo central apresenta, no piso térreo, um portão de ferro com moldura em arco perfeito, ladeado por duas janelas de guilhotina, com remate semicircular. Acima da entrada abre-se uma janela de sacada, antecedida por varanda de pedra e também rematada por moldura semicircular. Duas janelas retangulares encimadas por friso e cornija ladeiam a abertura central. Sobre o conjunto lê-se a inscrição, em relevo, SABOARIA E PERFUMARIA CONFIANÇA, encimada pela data 1894. O corpo é rematado por frontão de pedra semicircular em relevo.
O interior do edifício conserva a organização espacial original, projetada para se adequar às necessidades do fabrico de sabonetes e perfumes. Apesar de se encontrar devoluto, o espaço mantém um estado razoável de conservação, que permite uma futura reabilitação.
História
A Fábrica Confiança foi fundada em Braga em 1894, com o nome empresarial de Silva Almeida e C.ª, passando a laborar numa pequena oficina (instalada no terreno do atual edifício).
No ano de 1921, seria executado o projeto de ampliação da fábrica, da autoria do arquiteto José da Costa Villaça, prevendo a demolição do antigo edifício e a construção de um grande e moderno complexo industrial, com a sequente abertura de um arruamento fronteiro. Era, assim, construída a fábrica da Saboaria e Perfumaria Confiança, de que subsiste este edifício principal.
Nas décadas seguintes, o espaço industrial voltou a ser ampliado outras vezes, nomeadamente em 1945 e 1951, recebendo também um conjunto de infraestruturas e serviços de apoio aos operários, que integrava, entre outros, uma creche, um consultório médico, uma biblioteca, um refeitório com cozinha, um campo de cultivo e uma sala de teatro com projetor de cinema.
Em 1965 a Confiança foi adquirida por um grupo de industriais de sabões, saindo das mãos da família fundadora. Depois de 1977, a situação financeira da fábrica agravou-se, levando à sua venda em 2002 e à mudança de instalações das linhas de produção em 2005. Depois desta data, o edifício ficou devoluto e sob forte pressão imobiliária, que tem colocado em risco eminente a sua conservação e proteção.
Desde Dezembro de 2018 a Saboaria e Perfumaria Confiança está em vias de classificação, atendendo aos seus valores patrimoniais, que urgem preservar. No que concerne ao desenho arquitetónico, o edifício da Fábrica Confiança é considerado "um interessante exemplar de património industrial", um edifício "íntegro, que recorreu na sua concepção a um projecto arquitectónico" onde se utilizaram "materiais, técnicas e tecnologias" inovadores à época, como o betão, o ferro ou o vidro, que procuraram acompanhar a modernidade da arquitetura industrial coeva (Requerimento do Procedimento de classificação, 2018).
Este elegante edifício, que pontua um desenho geométrico equilibrado, marcado pelas grandes janelas de ferro e vidro, com a robustez do betão, é um exemplar único no tecido urbano de Braga, representando uma memória edificada da indústria bracarense da primeira metade do século XX. Deve ainda lembrar-se o papel determinante que o complexo teve na definição do crescimento urbano da cidade ao tempo da sua construção, já que definiu a abertura dos arruamentos que lhe são adjacentes.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Confiança. Breves notas da sua históriaARAÚJO, ManuelEdição1944Braga
O design de embalagem em Portugal no século XX. Do funcional ao simbólico: o estudo de caso da Saboaria e Perfumaria Confiança. Tese de doutoramentoCOELHO, Nuno Miguel Cabral CarreiraEdição2013Coimbra
Industrial Heritage in Northern Portugal. The example of Fábrica Confiança. Tese de mestradoGUIMARÃES, Mafalda MendesEdição2014Guimarães
Uma história de Confiança - A indústria da saboaria e perfumaria no século XX portuguêsCOELHO, NunoEdição2017Lisboa

IMAGENS

Saboaria e Perfumaria Confiança ou Fábrica Confiança - Planta relativa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional, com a delimitação do imóvel em vias de classificação e a ZGP em vigor (já foi classificada em 2020)

Saboaria e Perfumaria Confiança ou Fábrica Confiança - Planta anexa à portaria de classificação como MIP, com a delimitação do bem classificado e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt