Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Mercado Municipal Engenheiro Silva
Designação
DesignaçãoMercado Municipal Engenheiro Silva
Outras Designações / PesquisasMercado Municipal de Buarcos / Mercado Engenheiro Silva (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Mercado
TipologiaMercado
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Figueira da Foz/São Julião da Figueira da Foz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Passeio Infante D. HenriqueFigueira da Foz Número de Polícia:
Rua Dr. Francisco António DinisFigueira da Foz Número de Polícia:
Rua Eng.º SilvaFigueira da Foz Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.148893-8.8619
DistritoCoimbra
ConcelhoFigueira da Foz
FreguesiaSão Julião da Figueira da Foz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital de 8-07-2004 da CM da Figueira da Foz
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181601
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado numa das extremidades do jardim do Passeio Infante D. Henrique, junto à frente ribeirinha da Figueira da Foz, o Mercado Municipal Engenheiro Silva foi edificado na última década do século XIX.
O edifício desenvolve-se numa planta retangular, apresentando três fachadas. A fachada principal, voltada ao jardim, apresenta-se dividida em três panos, de dois pisos. O piso térreo é marcado pela abertura regular de portas de ferro e vidro com moldura de pedra em arco redondo, encimadas por um telheiro de ferro com mísulas com desenho floral. No andar superior foram rasgadas, simetricamente às portas inferiores, janelas de ferro e vidro com moldura de pedra.
O pano central destaca-se por ser mais elevado, exibindo ao centro a entrada principal, com portão sobrepujado por pala de ferro e vidro e frontão redondo, com a data de inauguração e denominação do edifício. As janelas deste corpo central são de sacada, com guarda de ferro, e sobre a entrada foi aberto um óculo quadrilobado.
Os restantes alçados são abertos por vãos ritmados, portas no primeiro piso e janelas no andar superior, ambos divididos por um alpendre suportado por uma estrutura de ferro com motivos florais, que protege as entradas térreas, estas comunicando com as lojas do interior.
O espaço interno organiza-se em três naves, divididas em espaços retangulares para as bancas, separadas por artérias e atravessadas por um eixo transversal. A estrutura de ferro que cobre a área assenta em colunas do mesmo material, com fustes parcialmente estriados e capitéis compósitos.
História
Construído entre 1889 e 1892. O Mercado Municipal Engenheiro Silva respondeu às necessidades impostas pelo desenvolvimento portuário, comercial, industrial, e social da Figueira da Foz, que se fizeram sentir a partir do último quartel do século XIX (Borges: 1991, p. 8).
Na realidade, na segunda metade desta centúria, esta cidade da foz do Mondego ficou marcada por uma conjuntura de expansão populacional, com fortes reflexos urbanísticos. Um dos mais significativos foi a construção do Bairro Novo de Santa Catarina, que organizou a área adjacente à fortaleza com o mesmo nome, e cuja iniciativa se deve à Companhia Edificadora Figueirense, fundada em 1861 por Francisco Maria Pereira da Silva, que havia vindo para a Figueira da Foz com o objetivo de desenhar a carta hidrográfica do porto, a fim de se proceder ao assoreamento da barra (IPPAR, Proposta de Classificação: 2002).
Foi precisamente no aterro criado por este assoreamento que se ergueu o novo mercado, cuja designação é uma homenagem da cidade ao engenheiro responsável por tão importantes obras. O processo de construção do edifício iniciou-se em 1889; na sessão camarária de 5 de Junho debateu-se a questão, e no mês de Agosto já se encontrava disponibilizado o montante para as fundações do edifício (Ibidem).
O imóvel foi inaugurado em 24 de Junho de 1892, sendo a concessão cedida, num primeiro momento, a Guilherme Mesquita. Pouco depois, o espaço passava a ser gerido pela Companhia Progresso Figueirense, que se manteve na direção do mercado durante 85 anos.
Em 1977 a gestão do imóvel passou para a competência da Câmara Municipal da Figueira da Foz que, em 1999, procedeu a obras de remodelação com o objetivo de modernizar o espaço, que contudo conservou as características originais.
Constituindo, hoje, um dos edifícios mais marcantes da Figueira da Foz, que testemunha a atualização e a modernidade da cidade no final do século XIX, onde, à semelhança do resto do país, se utilizavam o ferro e o vidro em programas de cariz utilitário, o Mercado Municipal Engenheiro Silva foi classificado como de interesse municipal em 2004.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Memória Histórico-Descritiva", Processo de Classificação do Mercado Municipal Eng.º Silva Guimarães, IPPAR/DRCGAMBINI, LígiaEdição2002Coimbra
Figueira da FozBORGES, José Pedro de AboimEdição1991Lisboa
Correio da Figueira, n.º 331, Ano IVEdição1892Figueira da Foz
Correio da Figueira, n.º 362, Ano IVEdição1892Figueira da Foz

IMAGENS

Mercado Municipal Engenheiro Silva - Fachada principal: corpo central

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt