Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Trecho de arquitectura medieval constituído por pelourinho, torre ameada e fonte ameada
Designação
DesignaçãoTrecho de arquitectura medieval constituído por pelourinho, torre ameada e fonte ameada
Outras Designações / PesquisasCastelo de Aguiar da Beira / Torre ameada em Aguiar da Beira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Fonte Ameada em Aguiar da Beira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Pelourinho de Aguiar da Beira (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Fonte
TipologiaFonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Aguiar da Beira/Aguiar da Beira e Coruche
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo dos Monumentos NacionaisAguiar da Beira Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.816525-7.54525
DistritoGuarda
ConcelhoAguiar da Beira
FreguesiaAguiar da Beira e Coruche
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 8 330, DG, I Série n.º 167, de 17-08-1922 (ver Decreto)
Nota: o pelourinho já tinha sido individualmente classificado em 1910 (ver ficha)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913729
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA praça central de Aguiar da Beira, de origem medieval, é hoje conhecida por Largo dos Monumentos, toponímia que é perfeitamente justificada pela presença no local do importante conjunto da Torre do Relógio, Pelourinho, e Fonte Ameada. A fonte, provavelmente a mais antiga das três construções, consta de um poço e tanque de chafurdo (ou de mergulho) com cobertura definindo um terraço sobre a praça.
A construção tem singela planta quadrangular, rasgada por um vão largo em arco quebrado, que dá acesso ao poço. O pavimento, lajeado, fica abaixo da cota do largo nesse ponto, sendo o desnível vencido por três degraus ladeados por muretes baixos, que servem igualmente de bancos públicos. O interior é coberto por abóbada de secção ogival. No exterior, destaca-se a cortina de ameias que coroa os paredões laterais e o principal, definindo um terraço descoberto, acessível através de cinco degraus no alçado posterior, que fica a pouca altura da calçada. O terraço é lajeado e rodeado por um banco corrido, compondo um espaço público em tribuna, deitando sobre o largo, e que a tradição diz tratar-se do local onde se reuniam os concelhos municipais.
É voz corrente que esta fonte tem origem árabe, embora a actual construção seja gótica, atribuível aos séculos XIV-XV. Poderia datar da reconstrução dionisina do antigo castelo, no início do século XIV, do qual resta um troço de muralha, e a torre (igualmente ameada) já referida. No murete do terraço da fonte encontra-se uma inscrição, em caracteres góticos pouco legíveis, que reza rui periz / me fez, ou rui periz / martiinz. Também quase ilegíveis figuram as armas de Portugal, gravadas num merlão da fachada lateral a nordeste. SML
O castelo de Aguiar da Beira foi mandado edificar por D. Dinis no início do século XIV, para substituir a fortificação castreja que, à época, se mostrava insuficiente para a defesa da vila. Da fortaleza dionisina subsiste, além de um troço de muralha, a Torre Ameada que se ergue no centro da povoação, e que se pensa ter sido originalmente utilizada como atalaia, prisão ou almenara (COSTA; PORTUGAL, 1985).
De planta quadrada, a torre é uma estrutura imponente e maciça, rematada no topo por merlões de face rectangular e quatro gárgulas de canhão, cujo modelo de gosto seiscentista indica o seu posterior acrescento. Numa das fachadas laterais rasga-se a porta de acesso ao interior, de moldura em arco pleno, à qual se acede por degrau. A fachada principal ostenta, no piso térreo, um Passo da Via Sacra quadrangular em granito, edificado no século XVII, rematado por friso e pináculos. Sobre este, rasgam-se uma fresta e duas janelas quadradas. O interior é um espaço unificado com quatro registos e escadas de madeira, coberto por vigamento de madeira que suporta o telhado.
Catarina Oliveira
DIDA/ IGESPAR, I.P./ Fevereiro de 2011
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro dos Monumentos Militares PortuguesesALMEIDA, João deEdição1948Lisboa
A arquitectura manuelinaDIAS, PedroEdição2009Vila Nova de Gaia
Aguiar da Beira - a história, a terra, e as gentesCOSTA, Fernando Jorge dos SantosEdição1985Aguiar da Beira
Aguiar da Beira - a história, a terra, e as gentesPORTUGAL, João António de Sequeira AlvesEdição1985Aguiar da Beira

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt