Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Designação
DesignaçãoCapela de Nossa Senhora da Conceição
Outras Designações / PesquisasCapela de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Diogo BotelhoPorto Número de Polícia:
Rua Padre Luís CabralPorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaAldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de encerramento de 30-03-2006 da vicepresidente do IPPAR
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSituada numa espécie de terraço, elevado em relação à rua, a capela de Nossa Senhora da Conceição domina o pequeno adro que lhe é fronteiro, onde se encontra um cruzeiro de linhas simples, sem qualquer decoração. O seu volume longitudinal, revela o espaço interior, onde a nave única se articula com a capela-mor, rectangular, e a sacristia, a Sul. Mas, se este volume, compacto e austero, pouco se destaca a não ser pelas dimensões, a fachada, pelo contrário, impõe-se pela composição cuidada e muito recortada ao nível dos nos elementos superiores.
Assim, e no primeiro registo abrem-se três arcos, os laterais de volta perfeita e o central abatido, através dos quais se acede à galilé. Sobre o arco do meio, uma janela de moldura trabalhada e, a terminar as pilastras toscanas dos cunhais, um entablamento pronunciado sobre o qual se ergue o frontão. Este, é recortado e contracurvado, exibindo, no tímpano, um nicho envidraçado. Flanqueiam-no as duas torres sineiras com frontões curvos, ladeados por pináculos em forma de esfera e rematados, ao centro, por elementos florais.
No interior da galilé, a porta da igreja é de linhas rectas, abrindo-se para um espaço coberto por abóbada, com coro-alto, dois altares laterais e capela-mor com retábulo. O tecto desta última é pintado, exibindo dois corações e a cartela com a inscrição tota pulchra es Maria numa alusão à Imaculada Conceição de Nossa Senhora, de acordo com a invocação da capela.
Se a linguagem da fachada denota um gosto rococó, embora já com elementos que podem indiciar um anúncio do neoclássico, no interior verifica-se esta transição, mas de uma forma mais acentuada, pois o neoclassicismo assume maior expressão nos retábulos das capelas colaterais. Estes, mantiveram elementos de talha dourada, mas o aparecimento do branco denuncia a mudança de gosto que se fazia sentir. No retábulo-mor, semelhante aos restantes, surge uma imagem setecentista de Nossa Senhora da Conceição. As restantes, também de madeira e evocativas da dedicação dos altares, foram executadas na mesma época, destacando-se, no entanto, pela sua qualidade, a de Santa Eufémia (QUARESMA, 1995).
São muito escassas as informações referentes a esta capela, mas acredita-se que a sua construção remonta ao século XIX. De facto, existem várias datas no próprio edifício, que nos podem ajudar a situar algumas das campanhas de obras. A primeira, no pavimento, alude ao eventual assentamento do mesmo, em 1909. As seguintes, 1941 e 1948, numa lápide da parede, poderão referir-se à reedificação da capela, que se sabe ter ocorrido. Uma outra lápide ostenta o ano de 1981, mencionando uma intervenção de restauro, quando era Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes (QUARESMA, 1995).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPConjunto da Foz Velha
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal: Cidade do PortoQUARESMA, Maria Clementina de CarvalhoEdição1995Lisboa

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt