Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Santa Iria (portal e capela lateral)
Designação
DesignaçãoCapela de Santa Iria (portal e capela lateral)
Outras Designações / PesquisasConvento e Igreja de Santa Iria (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Tomar/Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Marquês de PombalTomar Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.60443-8.410398
DistritoSantarém
ConcelhoTomar
FreguesiaTomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 11-07-1920, DG, II Série, n.º 167, de 30-07-1920
ZEP(A portaria de 30-08-1946, publicada no DG, II Série, n.º 231, de 3-10-1946, não é aplicável, uma vez que fixou a ZEP, idêntica à ZP, da Igreja de Santo Iria, que não se encontrava classificada)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Convento de Santa Iria começou por ser um recolhimento de senhoras devotas fixado no centro da cidade de Tomar, junto à margem do Nabão. Foi em 1467 que D. Mécia Queiroz, viúva de Pero Vaz de Almeida, vedor da fazenda do Infante D. Henrique, comprou o "sítio" de Santa Iria , mandando construir no local uma casa e respectiva capela, onde se recolheu com as filhas (GUILHERME, 1982, p. 30). Em 1523, a pedido de uma das filhas da fundadora, o recolhimento passou a ser regido pela observância de Santa Clara (idem, ibidem).
Em 1536 a capela e a casa do recolhimento foram reconstruídas e ampliadas a expensas de Pedro Moniz da Silva, comendador da Ordem de Cristo, reposteiro-mor de D. Manuel e mordomo-mor do Cardeal D. Henrique. Data pois desta época a magnífica obra de gosto renascentista, decorrente dos modelos da chamada escola da Renascença coimbrã , possivelmente uma obra da oficina de João de Castilho, que na época trabalhava nas obras do Convento de Cristo (FRANÇA, 1994, p. 84).
De planta rectangular, composta pelos volumes da nave, da capela-mor, da sacristia e da capela dos Vales, adossada lateralmente, a Igreja de Santa Iria apresenta a fachada principal disposta longitudinalmente, rasgada pelo portal "de cuidado tratamento escultórico" (Idem, ibidem, p. 83) e por uma janela edificada ao lado do portal, com moldura semelhante.
O portal, de arco de volta perfeita inserido num alfiz, é ladeado por pilastras totalmente decoradas com relevos de motivos de grutesco . No extradorso do arco foram esculpidos dois medalhões, e o conjunto é rematado por um frontão ladeado por dois grifos que enquadra no tímpano uma cartela com a data 1536 gravada em relevo.
O espaço interior é composto por uma única nave, coberta por tecto de caixotões com ornatos pintados, cujas paredes são forradas com azulejos de tapete de "ponta de diamante". Do lado da Epístola situa-se a Capela dos Vales, mandada edificar em meados do século XVI por D. Miguel do Vale e dedicada primitivamente ao Senhor Jesus. O modelo renascentista desta particular atribui-se ao risco de uma oficina coimbrã, possivelmente a João de Ruão (Idem, ibidem, p. 84).
Aberta por arco de volta perfeita, ladeado por balaústres sobrepostos, apresenta no extradorso dois medalhões gravados, sendo o conjunto rematado por frontão triangular onde foi gravada em relevo a pedra de armas dos Vales. O espaço é coberto por abóbada de nervuras e as paredes são revestidas por painéis de azulejos de "ponta de diamante", semelhantes aos da nave. Ao centro foi edificado um retábulo de pedra de gosto renascentista, enquadrado por pilastras e rematado por frontão em forma de vieira, com conjunto escultórico que representa o Calvário esculpido em relevo, cujos elementos que o compõem apresentam traços de boa qualidade, embora a composição se considere "(...) não muito original." (Idem, ibidem).
Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPArco denominado das FreirasCorpo do edifício onde, nos baixos, se encontra o Pego de Santa Iria
Outra ClassificaçãoParte do antigo convento de Santa Iria, compreendendo a igreja
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Thomar - Santa IriaGUIMARÃES, VieiraEdição1927Lisboa
"Santa Iria - influências da escola renascetista coimbrã em Tomar", Boletim Cultural e Informativo da Câmara Municipal de Tomar, nº 4, 1982, pp. 11-57GUILHERME, Pe. JoséEdição1982Tomar
TomarFRANÇA, José-AugustoEdição1994Lisboa

IMAGENS

Capela de Santa Iria, em Tomar - Planta ao nível térreo

Capela de Santa Iria, em Tomar - Corte transversal

Capela de Santa Iria, em Tomar - Planta

Capela de Santa Iria, em Tomar - Decreto de 11-07-1920, DG n.º 167, de 30-07-1920

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt