Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Conjunto das antigas Fábricas de Curtumes
Designação
DesignaçãoConjunto das antigas Fábricas de Curtumes
Outras Designações / PesquisasFábrica de Curtumes da Ramada / Fábrica da Ramada / Instituto de Design (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Fábrica
TipologiaFábrica
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Guimarães/Oliveira, São Paio e São Sebastião
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da RamadaGuimarães Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.440011-8.292459
DistritoBraga
ConcelhoGuimarães
FreguesiaOliveira, São Paio e São Sebastião
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público)
CronologiaDespacho de homologação de 3-11-1978 do Secretário de Estado da Cultura
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPensa-se que a Fábrica de Curtumes da Ramada de António Martins Ribeiro da Silva terá sido edificada no início do século XX, uma vez que no inquérito industrial de 1890, feito em Guimarães, a referida unidade fabril não aparece ainda referenciada. Em 1920-1922 a fábrica foi vendida por Bernardino Gomes, possivelmente o seu fundador, e em 1923 o conjunto dos edifícios apareceu já desenhado numa planta da cidade. Em 1927 voltou a ser vendida, desta vez a António Martins Ribeiro da Silva, cujos herdeiros serão actualmente proprietários. Em 1955 um incêndio destruiu grande parte das instalações, que foram depois reconstruídas segundo o projecto do Engenheiro José Maria Gomes Alves.
A unidade fabril é composta por seis edifícios, com distintas tipologias e utilizações. O principal divide-se em dois pisos, servindo o térreo para armazém dos curtumes e peles, e albergando escritórios no superior. Dois dos edifícios centrais alojam, nos dois pisos, maquinaria e espaço de depósitos. Uma outra construção serve de espaço de secagem dos curtumes, contígua à qual foi edificada a casa de abrigo dos operários.
Entre Abril e Junho de 2010 foram feitas, no espaço da fábrica, trabalhos de escavação arqueológica, que puseram a descoberto um "reduzido conjunto, mas muito homogéneo, de faianças do século XVII- XVIII" bem como um grande conjunto de tanques e lagares. Pensa-se que todo este espólio terá pertencido ao Convento de São Francisco, situado paredes meias com a unidade fabril (ArqueoGes, Relatório das Sondagens Arqueológicas Prévias, Julho de 2010,p. 35).
Catarina Oliveira
DIDA/ IGESPAR, I.P./ Outubro de 2010
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAbside, absidíolos e sacristia do século XVIII da igreja, e claustro e edifício barroco da Ordem terceira do Convento de São Francisco, incluindo os frescosCentro Histórico de Guimarães e Zona de CourosIgreja e Oratórios de Nossa Senhora da ConsolaçãoMuralhas de Guimarães
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Conjunto das antigas Fábricas de Curtumes - Vista aérea

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt