Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta da Portelagem e Mamoas do Rapido
Designação
DesignaçãoAnta da Portelagem e Mamoas do Rapido
Outras Designações / PesquisasAnta da Portelagem / Mamoas do Rápido (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Conjunto Megalítico
TipologiaConjunto Megalítico
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Esposende/Vila Chã
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- RápidoVila Chã Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.578436-8.762289
DistritoBraga
ConcelhoEsposende
FreguesiaVila Chã
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público)
CronologiaDespacho de homologação de 14-10-1999
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO território abrangido, na actualidade, pelo concelho de Esposende caracteriza-se por um profundo eclectismo morfológico dos terrenos, conferido, em grande parte, pelo facto de se estender desde as várzeas e veigas da costa atlântica até às zonas de interior, pontuadas de cumes e vales, estes últimos particularmente adequados à exploração agrícola.
Abundante e diversificado em recursos cinegéticos, o termo foi procurado por diferentes comunidades humanas desde a mais alta antiguidade, embora com maior expressividade entre o Neolítico e a Idade do Ferro, a julgar pelos sítios arqueológicos identificados até ao momento, com destaque para exemplares de arquitectura megalítica, assim como para povoados fortificados de altura.
Não deverá, pois, surpreender que as terras de Esposende suscitassem, desde logo, a curiosidade de antiquários (ou amadores) e pioneiros da Arqueologia em Portugal. Entre outros, foi o caso de Francisco Martins de G. M. Sarmento (1833-1899), fundador da "Sociedade Martins Sarmento" e do museu do mesmo nome, ambos localizados em Guimarães.
Personalidade de vasta erudição e interesse pelo passado da região minhota, a ele se devem algumas das primeiras intervenções em sítios tão emblemáticos da Arqueologia portuguesa, como a citânia de Briteiros. Uma realidade resultante, na verdade, da inegável disponibilidade financeira que detinha e que canalizou para a área cultural da região onde residia, promovendo o seu desenvolvimento, um pouco à semelhança do que ia paulatinamente sucedendo noutras cidades, na esteira do exemplo que Lisboa conferia desde, sensivelmente, meados do século XIX.
E pela informação recolhida até ao momento, terá sido, justamente Martins Sarmento a referir, pela primeira vez, a existência de testemunhos megalíticos no termo de Esposende e, em concreto, o conjunto conhecido nos nossos dias por "Anta da Portelagem e Mamoas do Rápido" (Cf. SARMENTO, Francisco Martins, 1933). Uma tipologia arqueológica que lhe mereceu a maior atenção, não apenas por se enquadrar numa das linhas de investigação mais conduzidas no restante território europeu, como pelo facto de terem sido desde sempre objecto de reutilização e destruição por parte de populações desconhecedoras da sua real valência, que delas retiravam elementos constituintes (como os esteios) para com eles erguerem estruturas mais adequadas às suas necessidades contemporâneas.
Edificado durante o Neo-calcolítico definido para a região, um dos exemplares deste conjunto - a Anta da Portelagem - funerário possui planta sepulcral de planta poligonal aberta, composta de nove esteios graníticos de pequenas dimensões, três dos quais com gravuras. Quanto ao corredor de acesso ao seu interior, ele é formado por oito esteios que suportariam, na origem, pequenas lajes de cobertura, duas das quais remanescem in situ.
As investigações conduzidas no local permitiram ainda recolher algum espólio associado, como exemplares líticos e material cerâmico, designadamente fragmentos de vaso tronco-cónico, "[...] insertos em sepulcros megalíticos "clássicos" [...]." (JORGE, Susana de Oliveira, 1990, p. 198), como no caso em epígrafe.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Recipientes cerâmicos da Pré-história Recente do Norte de PortugalSANCHES, Maria de JesusEdição1981Porto3, pp. 88-98
"Carta Arqueológica do Concelho de Esposende", Boletim Cultural de EsposendeALMEIDA, Carlos Alberto Brochado deEdição1986Esposende
Megalitismo do Norte de Portugal: Distrito do Porto - Os Monumentos e a sua problemática no contexto europeuJORGE, Vítor de OliveiraEdição1982Portovol. 1
"Megalitismo do Norte de Portugal: O litoral minhoto", Actas do Seminário sobre o Megalitismo do Centro de PortugalSILVA, Eduardo Jorge Lopes daEdição1994ViseuEstudos Pré-Históricos, n.º 2, pp. 157-169.
"Desenvolvimento da hierarquização social e da metalurgia", Nova História de PortugalJORGE, Susana de OliveiraEdição1990Lisboavol. I - Portugal das Origens à Romanização, pp. 181-187
Muitas antas, pouca gente? Actas do I Colóquio Internacional sobre MegalitismoGONÇALVES, Victor S.Edição2000LisboaTrabalhos de Arqueologia 16
Dispersos: colectânea de artigos publicados, desde 1876 a 1899, sobre arqueologia, etnologia, mitologia, epigrafia e arte pré-histórica: obra comemorativa do 1o centenário do nascimento do autorSARMENTO, Francisco MartinsEdição1933Coimbrap. 525.

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt