Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antigo Seminário de Gralhas
Designação
DesignaçãoAntigo Seminário de Gralhas
Outras Designações / PesquisasCasa do Seminário (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Seminário
TipologiaSeminário
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Montalegre/Gralhas
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
41.850819-7.704799
DistritoVila Real
ConcelhoMontalegre
FreguesiaGralhas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaDeliberação de 29-04-2005 da AM de Montalegre
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Edificado no centro da aldeia de Gralhas, a casa do Antigo Seminário é uma habitação senhorial datada do século XVIII, que em 1922 foi transformada em seminário menor. Atualmente, o espaço funciona como unidade de turismo rural.
De planta em U, com dois pisos, a casa desenvolve-se em torno de um pátio interior, que está separado da rua por muro alto com portão encimado por sineira. As fachadas laterais exteriores, em aparelho de granito, são marcadas pela abertura irregular de janelas e portas.
Na fachada que abre para a Rua de Trás, do lado direito da casa, foi edificado um passadiço de pedra granítica, erguido em 1863, conforme atesta a gravação no arco do mesmo, que dá acesso superior a uma eira, localizada no lado oposto da rua.
A fachada lateral oposta encontra-se dividida em dois corpos, apresentando no da direita apenas um registo, rasgado por grande portão, e no da esquerda duas janelas, uma em cada piso.
No interior do pátio, ergue-se junto ao portão de entrada uma escada de pedra, que permite o acesso ao piso superior da casa. Do lado direito do U, a casa possui alpendre no piso térreo, assente sobre pilares de granito, e balcão fechado por janelas simétricas no registo superior.
Ao centro, ergue-se uma maciça escada de pedra, de acesso ao interior do corpo principal da casa, com entrada alpendrada no andar nobre.
O interior da casa, embora tenha sido adaptado às funções turísticas que atualmente desempenha, mantém as divisões originais do projeto setecentista, com o piso térreo destinado às áreas de serviço e o superior ocupado pelas áreas privadas e de lazer.
História
O Antigo Seminário de Gralhas começou por ser uma casa senhorial, estando a sua construção datada do século XVIII. Em 1920, o proprietário do imóvel, o Padre João Álvares Fernandes de Moura, morreu, doando todos os seus bens à Diocese de Braga, e impondo como condição que se fundasse um seminário menor em Gralhas, a sua terra natal.
O seminário foi fundado na sua casa de família na pequena localidade transmontana, abrindo em 6 de Janeiro de 1922. Funcionou durante quatro anos.
Recentemente, a casa foi transformada pelos atuais proprietários em unidade de turismo rural, tendo sido classificada como de interesse municipal em 2005.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
(com a colaboração de Luísa Queirós, Ecomuseu do Barroso)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Montalegre e Terras do Barroso.Notas Históricas sobre Montalegre freguesias do concelho e região do BarrosoCOSTA, João Gonçalves daEdição1987vol. 1
Montalegre e Terras de BarrosoCOSTA, João Gonçalves daEdição1968Montalegrep. 43
"Ensaio de inventário dos castros do concelho de Montalegre", O Arqueólogo PortuguêsBARREIROS, Fernando BragaEdição1915Lisboavol. 20, p. 211
Montalegre. Terras de BarrosoDIAS, Manuel Artur SantosEdição2002Montalegre

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt