Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo
Designação
DesignaçãoPalácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo
Outras Designações / PesquisasPalácio dos Melo / Palácio dos Fidalgos Sousa Carvalho e Melo / Solar dos Fidalgos Sousa Carvalho e Melo / Palácio dos Melos / Solar dos Melos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Borba/Borba (São Bartolomeu)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua 13 de JaneiroBorba Número de Polícia: 58
LATITUDE LONGITUDE
38.806236-7.458113
DistritoÉvora
ConcelhoBorba
FreguesiaBorba (São Bartolomeu)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 105/2014, DR, 2.ª série, n.º 30, de 12-02-2014 (ver Portaria)
Procedimento (indevidamente) prorrogado até 31 de Dezembro de 2011 pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30 de Dezembro (ver Despacho)
Edital de 6-08-2003 da CM de Borba
Despacho de homologação de 26-05-2003 do Ministro da Cultura
Parecer de 7-05-2003 do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como IIP
Despacho de abertura de 18-02-2002 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de 14-02-2002 da DR de Évora para a abertura do processo de classificação
Proposta de classificação de 3-12-2001 da CM de Borba
ZEPProposta de 16-10-2015 da DRC do Alentejo (com restrições)
Em 19-08-2014 a DRC do Alentejo enviou proposta de ZEP à CM de Borba para se pronunciar, não tendo sido obtida resposta
Parecer favorável de 23-02-2011 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Nova proposta de 12-11-2010 da DRC do Alentejo
Devolvido à DRC do Alentejo por despacho de 11-02-2010 do director do IGESPAR, I.P., para aplicação do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Proposta de 10-12-2009 da DRC do Alentejo para a ZEP dos imóveis classificados e em vias de classificação da Vila de Borba
Em 20-09-2006 a CM de Borba enviou documentação
Em 10-03-2003 a DR de Évora solicitou elementos à CM de Borba
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEdificado na primeira metade do século XVIII, o solar dos Fidalgos Sousa Carvalho e Melo estava já concluído em 1747, data em que era habitado por duas irmãs, de apelido Sande, depois de ter sido aforado a uma delas, D. Catarina Lobo e Sande. Não há certezas quanto aos responsáveis pela construção do imóvel, que se crê, no entanto, poder fazer recair sobre um casal borbense cuja ascendência e descendência esteve relacionada com importantes famílias de Vila Viçosa, Pedro Ferreira de Andrade e D. Serafina de Sousa Carvalho (ESPANCA, 1966). Esta convicção advém da existência de um brasão de armas, hoje no interior do edifício mas originalmente na fachada principal, em mármore e de características barrocas, decorado por vieiras, palmetas e aletas. Esquartelado apresenta os seguintes símbolos heráldicos: 1º Sousas, do Prado; 2º Carvalhos; 3º Melos; 4º Abreus, modernos e timbre de coroa de marquês.
Nas centúrias seguintes, outras famílias habitaram o solar. Somente em 1971 ocorreu uma alteração significativa das funções do imóvel, então adaptado a receber uma escola do ensino preparatório, o Ensino Secundário D. Maria I. Por troca com o Recolhimento das Beatas, o Município tornou-se proprietário do solar, mantendo a escola em funcionamento até 1974, ano em que esta se mudou para um edifício especialmente concebido para o efeito. A passagem da escola pelo imóvel deixou marcas profundas, principalmente ao nível da decoração das várias salas, obrigando, entre outras coisas, à remoção dos painéis pintados que revestiam muitas delas.
A fachada principal, com dois registos, é marcada pela abertura de vãos simétricos em ambos os pisos. No térreo, as janelas são rectas e muito depuradas, com lintel unido ao friso que acentua a horizontalidade do alçado, e a partir do qual nascem as janelas de sacada do andar nobre. Estas, apresentam cornija saliente e gradaria de época posterior, possivelmente da segunda metade do século XVIII. A porta principal, também de verga recta, encontra-se num dos extremos da fachada, sobrepujada por uma ampla janela de sacada, de remate semicircular com frontão contracurvado e moldura concheada, e balcão com a mesma forma, protegido por gradaria trabalhada.
A fachada posterior abria-se para os antigos jardins, nos quais se encontrava uma fonte.
No interior, o hall de entrada permite o acesso à escadaria de dois lanços, no primeiro dos quais se abriu, já no século XX, uma galeria que ilumina o espaço tendo ainda sido colocado no topo do segundo patamar o já referido brasão de armas. As salas encontram-se hoje vazias, sem os painéis executados no final do século XVIII pelo pintor de Borba José da Silva Carvalho. A única excepção é a Sala da Música, onde se conservam quatro cenas galantes características do estilo D. Maria I, alusivas à dança, às mascaradas, aos tocadores de sanfona e a um trio musical feminino. No tecto observam-se símbolos das artes, medalhões com palmetas, coroas de louro e outras figuras clássicas, pintadas já posteriormente (IDEM). Os restantes painéis, nos Paços do Concelho, representam a vida de José no Egipto, as estações do ano (estes na casa do último proprietário, António Proença Cavaco), e os vícios e as virtudes. De acordo com Túlio Espanca, o modelo seguido por José da Silva Carvalho foi um conjunto de gravuras alemãs, da autoria de Georg Christoph Kilian, executadas na oficina de Ang. Vindel.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
Borba - Património da Vila BrancaSIMÕES, João MiguelEdição2007Borba

IMAGENS

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo - Planta com a delimitação do imóvel em vias de classificação e a ZP em vigor

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo - Planta com a delimitação e esboço de ZEP proposto pela DRCA (não está em vigor)

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo - Fachada principal

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo - Fachada principal: portal

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo - Enquadramento geral da rua

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo - Fachada posterior

Palácio dos fidalgos Sousa Carvalho e Melo - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt