Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ermida de Nossa Senhora da Vitória
Designação
DesignaçãoErmida de Nossa Senhora da Vitória
Outras Designações / PesquisasErmida de Santa Vitória de Montes Claros / Ermida de Nossa Senhora da Vitória (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Ermida
TipologiaErmida
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Borba/Rio de Moinhos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Aldeia de Barro BrancoRio de Moinhos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoÉvora
ConcelhoBorba
FreguesiaRio de Moinhos
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Despacho de Maio de 1981
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA ermida de Santa Vitória de Montes Claros, erguida em frente à lápide que compõe o padrão comemorativo da batalha do mesmo nome, foi fundada em 1669, apenas quatro anos após o acontecimento. De início, tratava-se apenas de uma capelinha, sem edifícios anexos ou qualquer elemento arquitectónico de relevo, com fachada principal iluminada por uma luneta central e abrindo através de uma singela porta de verga recta, flanqueada por duas pequenas janelas. Mas obras de ampliação, no século XVIII, transformaram a capela na nave de um santuário mais complexo, passando a integrar os edifícios do capelão, sacristia e ermitério. Recebeu também o acrescentamento de um nártex aberto por três arcos redondos, com um campanário rematado por empena triangular. A capela-mor é igualmente acrescento setecentista, que veio transformar o espaço original em nave do santuário moderno. Possui um altar em mármore branco e negro, onde pontifica a imagem de Nossa Senhora da Vitória, destino de romarias e objecto de grande devoção local, conforme atestam os inúmeros ex-votos aí depositados. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt