Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Villa da Granja
Designação
DesignaçãoVilla da Granja
Outras Designações / PesquisasVilla Lusitano Romana da Granja / Villa Romana do Crato / Vila Lusitano Romana da Granja / Villa da Granja (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Villa
TipologiaVilla
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Crato/Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
DistritoPortalegre
ConcelhoCrato
FreguesiaCrato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaTambém conhecida por "Villa Romana do Crato", a "Villa da Granja" terá sido identificada ainda em finais do século XIX, numa altura em que os estudos arqueológicos iam ganhando maiores adeptos no seio da nossa sociedade, em geral, e da intelectualidade, em particular, especialmente na esteira das individualidades que mais se empenharam na sua institucionalização, actuando em três estabelecimentos cruciais para o seu desenvolvimento entre nós. Aludimos, é claro, à Commissão dos Serviços Geológicos, à Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes e ao Muzeu Ethnographico Portuguez, merecendo, já nos primeiros decénios de novecentos, a atenção particular do director deste último, essa figura de referência dos estudos etnográficos e arqueológicos portugueses que foi a de José Leite de Vasconcellos (1858-1941) (Cf. VASCONCELLOS, J. de, 1918).
Na verdade, foi com a descoberta, em 1896, de sepulturas encerrando ossos destroçados e fragmentos cerâmicos que se equacionou a possibilidade de existir uma villa nas imediações, sobretudo quando "As villae tinham também, obrigatoriamente, as suas necrópoles." (ALARCÃO, J. de, 1990, p. 488), ainda que o território correspondente na actualidade ao município do Crato seja, em termos arqueológicos, mais conhecido pelos vestígios pré-históricos, designadamente megalíticos, do que, propriamente, pelos exemplares da presença romana, contrariamente ao que se verifica em termos limítrofes.
Em todo o caso, os estudos conduzidos no sítio permitiram aferir a existência de uma villa, da qual se encontraram, além de muros residenciais, e a ca de um metro de profundidade, dois mosaicos policromos (Cf. HELENO, M., 1953), tendo sido localizados, na totalidade, cinco pavimentos decorados a mosaico, até porque "Os proprietários das villae, para além de encomendarem estátuas, contratavam mosaístas que lhes fizessem os pavimentos das suas salas." (VASCONCELLOS, J. de L., Idem, 488).
Além destes elementos, foram fragmentos de materiais de construção, como tegulae - telhas rectangulares - e imbrex - telhas em forma de meia cana) -, a par de uma coluna inteira talhada em mármore.
A recolha de pesos de lagar em granito poderá indicar uma das vertentes produtivas da propriedade. Referimo-nos, em particular, ao facto de a villa se ter especializado na obtenção de azeite, cuja actividade decorreria na área designada por villa fructuaria.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roman PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1988WarminsterPublicado a 1988
"A construção na cidade e no campo", Nova História de PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1990LisboaData do Editor : 1990
"Notas sobre algumas estações da época lusitano-romana", O Arqueólogo PortuguêsHELENO, ManuelEdição1953Lisboa
"Pelo Sul de Portugal (Baixo Alentejo e Algarve)", O Arqueólogo PortuguêsVASCONCELLOS, José de Leite deEdição1918Lisboavol. 23, pp. 104-138

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt