Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício Arte Nova
Designação
DesignaçãoEdifício Arte Nova
Outras Designações / PesquisasEdifício Arte Nova (Tavira) / Edifício na Rua 1.º de Maio, n.º 15 (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Tavira/Tavira (Santa Maria e Santiago)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua 1.º de MaioTavira Número de Polícia: 15
LATITUDE LONGITUDE
DistritoFaro
ConcelhoTavira
FreguesiaTavira (Santa Maria e Santiago)
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaEm 7-03-2017 a CM de Tavira deu conhecimento do despacho de encerramento do procedimento de classificação de âmbito municipal
Deliberaçãode 21-02-2017 da CM de Tavira a determinar o encerramento do procedimento de classificação
Despacho de revogação de 30-09-2008 do director do IGESPAR, I.P.
Proposta de encerramento de 20-11-2007 da DRC do Algarve
Despacho de abertura de 6-11-2000 do vice-presidente do IPPAR
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo seu aspecto exterior, o edifício que se situa no nº 15 da Rua 1º de Maio, na cidade de Tavira, constitui um belo exemplar que se insere na gramática decorativa que caracterizou o Movimento Arte Nova. Apresenta-se-nos organizado em dois pisos. A fachada principal obedece a uma harmoniosa simetria: no piso térreo, a porta central é ladeada por duas janelas formalmente iguais. No primeiro andar, uma varanda apoiada sobre quatro bonitos modilhões, enquadra as três portas através das quais se lhe acede. Num e noutro pisos, os vãos estão perfeitamente alinhados. Um friso de azulejos de temática naturalista decora a parte superior da parede que é rematada por uma balaustrada, apresentando ao centro uma platibanda igualmente decorada com motivos florais e avançada relativamente ao plano da fachada. Dois finos pilares sobem da varanda e exercem a sua função de suporte da balaustrada . O edifício desenvolve-se lateralmente, já no Largo Tomás Cabreira. Aí, apresenta igualmente um alçado deveras interessante: desenvolvido longitudinalmente, destaca-se aqui a ampla fenestração, preenchida no piso superior por vidros coloridos de desenho geométrico. A decoração azulejar de motivos vegetalistas repete-se aqui, uma vez mais. Esses elementos definidores, podemos encontrá-los ora no friso de azulejos de motivos vegetalistas que percorre todo o 1º piso, ora em pormenores decorativos nas varandas, janelas, remates, etc, em que se conjugam inovadoramente a tradição construtiva da região ( platibandas decoradas; balaustradas; janelas de sacada; "lágrimas" ), com as novidades do tempo, no que às técnicas de construção respeita. O resultado está magnificamente traduzido no efeito obtido nas varandas, onde o betão reforçado com o aço, possibilitou a obtenção de elegantes rendilhados e outras formas até então inexploradas. No conjunto, são ainda de salientar os detalhes decorativos das varandas, janelas e remates, os quais contribuem para embelezar o edifício, conferindo-lhe um lugar de destaque no conjunto edificado de Tavira. Interiormente, o edifício revela-se de maior simplicidade relativamente ao exterior. Contudo,é de realçar o tratamento decorativo do 1º piso, em que se conjugam a madeira e o vitral.
M.F.(DRF)
ProcessoCoord. geog. (Lisboa Hayford Gauss IGeoE): 243205; 17718
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Vista geral

Varanda do segundo piso da fachada principal

Fachada principal

Registo superior da fachada lateral

Pormenor dos azulejos do frontão da fachada lateral

Pormenor da decoração sobre a varanda da fachada principal

Planta de localização

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt