Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antigas instalações do jornal O Século
Designação
DesignaçãoAntigas instalações do jornal O Século
Outras Designações / PesquisasPalácio dos Viscondes de Lançada (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Edifício
TipologiaEdifício
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Misericórdia
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do SéculoLisboa Número de Polícia: 41-63
LATITUDE LONGITUDE
38.712321-9.147918
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaMisericórdia
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 21-04-1999 da Secretária de Estado da Cultura
Parecer favorável de 5-02-1999 do Conselho Consultivo do IPPAR
Proposta de 7-09-1998 da DR de Lisboa para a classificação como IIP
Em 18-05-1983 foi dado conhecimento à CM de Lisboa de que o imóvel se encontrava em vias de classificação
Em 13-04-1983 o Secretário de Estado da Cultura solicitou que se estudasse a classificação
ZEPDeclaração de rectificação n.º 874/2011, DR, 2.ª série, n.º 98, de 20-05-2011 (retificou para ZEP do Bairro Alto e imóveis classificados na sua envolvente) (ver Declaração)
Portaria n.º 398/2010, DR, 2.º série, n.º 112, de 11-06-2010 (sem restrições) (fixou a ZEP do Bairro Alto) (ver Portaria)
Despacho de homologação de 11-11-2009 da Ministra da Cultura para a ZEP Conjunta do Bairro Alto e Imóveis Classificados na sua Área Envolvente
Parecer favorável de 23-05-2008 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 29-09-2005 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Bairro Alto, embora sendo tradicionalmente um bairro popular, viu conviver habitações modestas, grandes conventos e ricas casas senhoriais. A reconstrução racional levada a cabo após o terremoto de 1755 modernizou o local, permitindo a aquisição de uma nova consciência urbanística e atraindo a nobreza, que depressa ergueu palacetes nas ruas interiores do bairro, zona essencialmente habitacional. O Palácio dos Viscondes de Lançada erguia-se na então chamada Rua Formosa, topónimo certamente relacionado com a convivência, lado a lado, de edifícios nobres, sendo vizinho do Palácio dos Carvalhos, onde nascera o Marquês de Pombal. No século XIX o palácio era frequentado por políticos e intelectuais de renome, reunindo-se nos seus salões e dinamizando as primeiras tertúlias, pontuadas por nomes como Almeida Garrett, Júlio de Castilho ou Fontes Pereira de Melo.
A partir de finais do século XIX, boa parte da nobreza tradicional abandonava o bairro, que assistia à instalação de fábricas e ao nascimento da maioria dos jornais lisboetas, alterando a funcionalidade de vários edifícios. Em 1881 instala-se no Palácio Lançada o jornal "O Século", fundado por Magalhães Lima, publicação que conheceria directores do calibre de Vitorino Nemésio. O palácio recebeu então inúmeras alterações, embora o corpo central e a entrada principal conservem ainda as características monumentais setecentistas de origem, tendo-se igualmente mantido a escadaria interior, em mármore, e alguns silhares de azulejos com bastante interesse. A partir de 1905 são adicionados três pisos ao edifício, destinados ao Bairro Operário de "O Século", ocupando ainda parte do que fora a quinta dos Viscondes de Lançada, com entrada pelo nº 59 do imóvel. A capela do palácio, dedicada a Nossa Senhora do Monte do Carmo, era então transformada em casa de máquinas de impressão.
Mas particularmente ligadas à história do jornal ficariam as obras de princípios do século XX, quando foi anexada uma parte do contíguo Palácio Pombal, reconstruída para receber oficinas, escritórios e uma redacção belle époque, salão amplo e de pé-direito duplo, ritmado por graciosos colunelos em ferro, altos e finos, com capiteis trabalhados, e mobilada com balcões em madeira, cristais e latões dourados, cujo acesso se faz por uma porta rotativa. Na fachada ressalta a ampla utilização do ferro forjado e do vidro, em janelões com guardas de ferro policromado (em vermelhão) típicas da arquitectura da época, e que vazam por inteiro os dois andares intermédios.
Para além do valor patrimonial, como interessante exemplar da arquitectura do ferro e do ecletismo de finais do século XIX e da primeira metade do século XX, parte da relevância deste imóvel prende-se com a própria história da imprensa em Portugal, cuja influência viria mesmo a modificar a toponímia das freguesias do Bairro Alto; assim a Rua Formosa passou a chamar-se Rua do Século (desde 1911), e a Rua dos Calafates é hoje a Rua do Diário de Notícias, para citar apenas os periódicos de maior destaque num movimento que marcou fortemente o perfil cultural do bairro - afinal, na continuação das famosas "conferências" e soirées da Lisboa romântica, que o Palácio Lançada já conhecera. A actividade de "O Século" estendeu-se ainda à criação da Feira Popular de Lisboa, hoje situada em Entrecampos, um recinto de diversões destinado a ajudar o projecto social do jornal, nomeadamente a Colónia Balnear Infantil que ainda hoje conserva o seu nome. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAntigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo (Paulistas), incluindo a cercaAntigo Liceu de Passos Manuel, incluindo o edifício principal, a residência do reitor, a casa do porteiro, os pátios, a alameda, os jardins e a hortaAqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados (Concelhos de Lisboa, Amadora, Odivelas, Oeiras e Sintra)
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Arquitectura do Princípio do Século em Lisboa (1900-1925).FERNANDES, José ManuelEdição1991LisboaLisboa
Guia Urbanístico e Arquitectónico de LisboaAA VVEdição1987Lisboa Data do Editor : 1987

IMAGENS

Antigas instalações do Jornal "O Século" - Fachada principal

Antigas instalações do Jornal "O Século" - Fachada principal do antigo palácio dos Viscondes de Lançada

Antigas instalações do Jornal "O Século" - Entrada principal (palácio dos Viscondes de Lançada)

Antigas instalações do Jornal "O Século" - Interior: escadaria de acesso à biblioteca

Antigas instalações do Jornal "O Século" - Interior da biblioteca: organização original do espaço como sede de jornal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt