Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Colonato Agrícola de Pegões Velhos
Designação
DesignaçãoColonato Agrícola de Pegões Velhos
Outras Designações / PesquisasColonato de Santo Isidro de Pegões
Igreja Paroquial de Pegões / Igreja de Santo Isidro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Montijo/Pegões
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Santo Isidro de Pegões Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.683042-8.664474
DistritoSetúbal
ConcelhoMontijo
FreguesiaPegões
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
CronologiaAnúncio n.º 67/2023, DR, 2.ª série, n.º 69, de 6-04-2023 (ver Anúncio)
Despacho de 22-12-2022 do diretor-geral da DGPC a determinar a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional
Proposta de 19-12-2022 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a abertura de pocedimento de classificação de âmbito nacional
Edital N.º 142/2008 de 5-09-2008 da CM de Montijo
Deliberação de 20-08-2008 da CM de Montijo a determinar a abertura do procedimento de classificação como de IM
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaConjunto
O Colonato Agrícola de Pegões Velhos, integrado na Herdade de Rovisco, com 4 700 hectares, situa-se no Município de Montijo. No projeto dos 3 assentamentos - Faias, Pegões Velhos e Figueiras - os elementos estruturantes são as vias, os sistemas de rega e as linhas de água. No centro dos "eixos" dos primeiros 2 núcleos encontram-se os 18 edifícios dos equipamentos de comércio, educação, lazer, culto e assistência social, implantados em esquema concentrado.
Em termos estéticos e materiais, verifica-se a presença na paisagem de assentamentos com tipologias morfológicas diferenciadas, zonas dos equipamentos públicos de índole moderna, bem como, 4 tendências arquitetónicas inerentes à conceção das colónias agrícolas. No âmbito das artes, importa referir as obras de Severo Portela Júnior e Artur Bual, que integram a Igreja de Santo Isidro e a Capela das Faias, respetivamente. Em termos técnicos, comprova-se a eficácia dos pressupostos científicos que presidiram à implantação da colónia relativamente ao modo e técnicas de produção agrícola, como por exemplo, o sistema de rega artificial do assentamento das Figueiras. Relativamente à utilização de sistemas construtivos e materiais novos na arquitetura, de salientar o uso do betão armado e do fuso cerâmico, em especial, no conjunto de Santo Isidro.
Pegões é um ex-libris das conceções diferenciadas, tanto ao nível urbanístico quanto arquitetónico, por ser um catálogo onde se encontram todas as tendências. Nos planos de ordenamento verifica-se a presença simultânea das 3 tipologias: dispersa, semi-dispersa ou concentrada. Saliente-se também a presença de projetos paisagísticos com diferentes escalas, desde assentamentos (Alpenduradas) até parcelas com equipamentos, como, por exemplo, a Adega Cooperativa de Pegões.
Planos e obras idealizadas por arquitetos, paisagistas e pintores conceituados no panorama português, no âmbito da arquitetura, urbanismo, paisagismo e artes plásticas, tais como, os arquitetos Alfredo Marçal da Mata Antunes, Maurício Trindade Chagas, Eugénio Correa e Celestino de Castro; o arquiteto paisagista António Roquette Campello e os artistas Severo Portela Júnior e Artur Bual História
Testemunho simbólico da vertente progressista da política agrária do Estado Novo, baseada na modernização, revalorização e reforma da exploração agrícola.
Em 1952 (5 anos após o início das obras de transformação da herdade), ali se fixaram 207 famílias a título experimental, por 3 anos, prorrogáveis até ao máximo de 5. As parcelas possuíam cerca de 18 hectares, distribuídas por 11 de sequeiro, 4 de vinha, 1 de regadio e 2 de pinhal, e a parte "urbana" onde se situava o casal (habitação, anexos agrícolas e nitreira). Aquando da instalação, cada família recebeu 1 vaca, 1 vitela, 1 égua, 1 carroça com alfaias e 6 mil escudos de empréstimo para começar a atividade agrícola.
Em 1958 foi constituída a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, considerada uma infraestrutura indispensável de apoio ao plano de fomento e ordenamento agrícola que, em parceria com a Junta Nacional do Vinho, explorou cerca de 800 hectares de vinha, provendo os meios técnicos e humanos necessários. Após a Revolução de 1974, a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro implementou um projeto de ampliação/modernização que levou a que os vinhos de Pegões fossem reconhecidos e premiados a nível nacional e internacional.
Relativamente à posse da terra pelos colonos, após aquela revolução, e com a consequente extinção da JCI, iniciou-se um longo processo de regularização da posse dos casais e terrenos agrícolas, até então Património do Estado. A insistência dos colonos levou à atribuição da posse plena das suas frações em finais da década de 1980.

Lucinda Caetano/DGPC/2022
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoFontanário de Pegões Velhos
Nº de Imagens59
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Colonato de Pegões"João Castro CALDASEdiçãoPorto
A Colonização Interna durante o Estado Novo. O exemplo da colónia agrícola de Pegões, Tese de Mestrado em História Local e Regional.Maria Elisa Lopes da SILVAEdição2004Lisboa
Santo Isidro de Pegões: Contrastes de um Património a PreservarPEREIRA, Nuno TeotónioObra
Santo Isidro de Pegões: Contrastes de um Património a PreservarHelder Paiva COELHOObra
Santo Isidro de Pegões: Contrastes de um Património a PreservarIsabel Costa LOPESObra
Santo Isidro de Pegões: Contrastes de um Património a PreservarBUARQUE, IreneObra
A Colónia Agrícola de Santo Isidro de PegõesPaulo LIMAEdição2016Montijo

IMAGENS

Colonato Agrícola de Pegões Velhos - Planta anexa ao anúncio de abertura, com a delimitação do conjunto em vias de classificação e da respetiva ZGP

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Cozinha num casal do Núcleo de Figueiras.Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo das Faias. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo das Faias. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Figueiras . Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Figueiras, entrada para a zona da cozinha. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Urbanismo do Núcleo das Faias. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo das Faias. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, cabeceira da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, portão do casal nº 60. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, edifício originalmente destinado às cooperativas. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Figueiras dividido em área agrícola à esquerda (silo, armazém e estábulo) e casa de habitação à direita. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, casa de professora, fachada posterior. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casa da professora - fogão de sala. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Escola a Nordeste da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, pormenor da fachada Oeste da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, cabeceira da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Figueiras, nitreira e talhão agrícola. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, Escola a Noroeste da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, fachada lateral da casa da professora. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Figueiras, traseiras da zona de habitação. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, fachadas laterais da casa da professora. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Figueiras, adaptação de modelo original com antiga àrea agrícola à esquerda e casa de habitação à direita. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, fachada principal da casa da professora com garagem à direita. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, chaminé da casa da professora. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Pegões Velhos. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, entrada lateral da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, fachada posterior da casa da professora. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - igreja no Núcleo de Pegões Velhos, em primeiro plano o exterior do espaço ocupado pela sala da catequese e sacristia. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, fachada principal da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, escola a Nordeste da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, alpendre de entrada na casa da professora. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos. Igreja: entrada para a zona da sacristia e sala de catequese. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, óculos na zona da cabeceira da igreja. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, edifício originalmente destinado às cooperativas. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, fachada lateral da escola. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Adega Cooperativa. Paulo Martins, 2018.

Igreja de N.ª S.ª de Fátima em Pegões (Montijo), tríptico de Artur Bual. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal do Núcleo de Pegões Velhos. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - palheiro no Núcleo das Faias. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Adega Cooperativa. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Capela-mor da Igreja de Santo Isidro, pintura mural de Severo Portela Júnior. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Igreja do Núcleo de Faias. Maria Ramalho, 2018.

Interior da Igreja de Nª Senhora de Fátima em Pegões (Montijo). Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Núcleo de Pegões Velhos, pormenor da pérgula da escola primária. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Igreja de Santo Isidro, pintura mural de Severo Portela Júnior. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Interior da Igreja de Santo Isidro. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Igreja de Faias, pintura mural de Artur Bual. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Capela-mor da Igreja de Santo Isidro, pintura mural de Severo Portela Júnior. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Igreja de Faias, baptistério. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - interior da Igreja de Santo Isidro. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Adega Cooperativa, depósitos. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Adega Cooperativa. Paulo Martins, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Interior da Igreja de Faias. Maria Ramalho, 2018.

Igreja de Pegões (Montijo). Maria Ramalho, 2018.

Igreja de Pegões (Montijo) - pormenor decorativo na fachada principal. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Adega Coperativa, depósitos de vinho. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Casal modelo no Núcleo das Faias (n.º 108), o único edifício totalmente construido em tijolo com beirado duplo, grelhas em tijolo e contrafortes nos cantos. Maria Ramalho, 2018.

Colonato de Santo Isidro de Pegões (Montijo) - Barragem em período de seca. Maria Ramalho, 2018.

MAPA

Abrir

Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920

Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt