Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia de Coruche, incluindo a sacristia, a Casa do Despacho, o adro e o património móvel integrado
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia de Coruche, incluindo a sacristia, a Casa do Despacho, o adro e o património móvel integrado
Outras Designações / PesquisasIgreja da Santa Casa da Misericórdia de Coruche (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Coruche/Coruche, Fajarda e Erra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da MisericórdiaCoruche Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.958952-8.525636
DistritoSantarém
ConcelhoCoruche
FreguesiaCoruche, Fajarda e Erra
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 310/2020, DR, 2.ª série, n.º 61, de 26-03-2020 (ver Portaria)
Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 14-01-2020 da diretora-geral da DGPC
Anúncio n.º 183/2019, DR, 2.ª série, n.º 207, de 28-10-2019 (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 24-07-2019 da diretora-geral da DGPC
Parecer favorável de 8-05-2019 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 29-11-2018 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a classificação como MIP
Anúncio n.º 152/2018, DR, 2.ª série, n.º 161, de 22-08-2018 (ver Anúncio)
Despacho de abertura de 1-06-2018 da diretora-geral da DGPC
Proposta de 10-03-2018 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional
Requerimento de classificação de 7-03-2017 da SCM de Coruche
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
A Igreja da Misericórdia de Coruche, situada no centro da vila, faz parte de um conjunto arquitetónico constituído pelo templo, de estrutura maneirista, com fachada, sistema de cobertura e decoração interior setecentistas, pelo adro, pela Casa do Despacho e pelo hospital anexo, este último não incluído na classificação.
Na fachada destacam-se os três portais retos, os laterais com remate triangular e o central, de maior vão, com remate em segmento de arco, sobrepujados por janelas retangulares com frontões semelhantes. O vestíbulo do templo corresponde ao alpendre da construção original, ainda hoje ligado à nave através de três robustas arcadas. O segundo registo da frontaria respeita às salas da Casa do Despacho, e o terceiro está desligado da nave, e avançado em relação a esta. O adro é definido pela fachada da igreja e pelo corpo perpendicular do hospital, que dá acesso às salas da Irmandade através de um porta térrea e de uma loggia de arcada dupla no piso superior. A fachada lateral direita, por onde se fazia a entrada principal antes das obras setecentistas, conserva ainda os vãos entaipados do antigo portal e de um janelão.
No interior, o espaço central da nave única é separado dos corredores laterais por uma teia em madeira apainelada, encimada por confessionários do lado esquerdo. Do lado direito da nave, ocupando os terceiro e quarto tramos, estende-se o cadeiral dos mesários, numa formulação típica do século XVIII, constituído por tribuna em madeira sobre mísulas no pavimento, e integrando o trono do Provedor. O espaço é coberto por abóbada de penetrações revestida por pinturas em trompe-l'-oeil que se estende ao coro alto, onde um arco redondo de tipologia maneirista abre a capela de Nossa Senhora da Piedade, com o grupo escultórico do Calvário, encimado por tribuna com balcão contracurvado em madeira destinado aos doentes do hospital anexo. De acordo com o modelo tridentino preconizado para as Misericórdias, o altar-mor participa do espaço unitário da nave, destacando-se simplesmente pela situação sobrelevada, entre dois altares colaterais, sendo o conjunto ainda de estrutura arquitetónica maneirista, embora, o retábulo-mor e os colaterais sejam rococós.
Pelas paredes da nave distribui-se uma série de pinturas murais completadas por três pinturas sobre tela no paramento do altar-mor, representando um ciclo da Vida e Paixão da Virgem com quadros comuns com os passos da Paixão de Cristo. Esta temática inclui a Virgem da Misericórdia e a Deposição de Cristo da bandeira da confraria, exibida no coro alto, onde se guarda ainda um magnífico órgão de tubos oitocentista assinado pelo organeiro António Xavier Machado Cerveira, filho de Manuel Machado, autor do órgão do Mosteiro dos Jerónimos, e irmão do escultor Joaquim Machado de Castro. O coro alto funciona também como balcão ou tribuna da Irmandade, dando acesso à Casa do Despacho.História
A data mais recuada que se conhece para a fundação da Irmandade da Misericórdia de Coruche é o ano de 1550, sendo que em 1580 a confraria de Nossa Senhora da Conceição celebrava um contrato com o mestre pedreiro João Lopes para a construção de igreja e casa própria, inauguradas em 1584. Na segunda metade do século XVIII teve início uma campanha de obras destinada a atualizar o edifício, da qual resultou a reconstrução da fachada tardo-quinhentista e uma profunda alteração do interior, que conservou, em termos genéricos, a primitiva estrutura maneirista, mas cujo abobadamento e ornamentação pertencem já ao estilo Rococó.
A Igreja da Misericórdia de Coruche apresenta-se assim como mais um exemplar típico dos templos erguidos pelas Misericórdias em todo o país, com nave única e contínua com a capela-mor, retábulos triplos, simplicidade formal, Casa do Despacho e sacristia com entrada independente, tribunas para mesários e hospício anexo.
Sílvia Leite
DGPC
2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa dos Cota Falcões
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja da Misericórdia de Coruche, incluindo a sacristia, a Casa do Despacho, o adro e o património móvel integrado - Planta anexa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação, com a delimitação e a ZGP (já foi entretanto classificada)

Igreja da Misericórdia de Coruche, incluindo a sacristia, a Casa do Despacho, o adro e o património móvel integrado - Planta anexa à portaria de classificação como MIP. com a delimitação do bem classificado e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt