Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Solar Gama Lobo
Designação
DesignaçãoSolar Gama Lobo
Outras Designações / PesquisasPalácio Gama Lobo / Palácio dos Espanhóis (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Loulé/Loulé (São Clemente)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua de Nossa Senhora de FátimaLoulé Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.141493-8.023267
DistritoFaro
ConcelhoLoulé
FreguesiaLoulé (São Clemente)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIM - Monumento de Interesse Municipal
CronologiaAviso n.º 16780/2019, DR, 2.ª série, n.º 202, de 21-10-2019 (ver Aviso)
Edital de 31-03-2015 da CM de Loulé
Despacho de 31-03-2015 do presidente da CM de Loulé a aprovar a alteração da categoria de classificação para MIM
Em 28-01-2015 foi dado conhecimento do despacho à CM de Loulé
Edital de 8-01-2015 da CM de Loulé
Despacho de 20-01-2015 do diretor-geral da DGPC a determinar o arquivamento do procedimento de âmbito nacional
Informação favorável de 13-01-2015 da DRC do Algarve, por não ter valor nacional
Deliberaração camarária de 10-12-2014 a aprovar a decisão final do procedimento de classificação
Pedido de parecer de 1-10-2014 da CM de Loulé sobre a eventual classificação como IIM
Deliberação camarária de 24-09-2014 a determinar a abertura do procedimento de classificação como IIM
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Situado a Norte do Castelo de Loulé o palácio dos Gama Lobo, importante exemplar de arquitetura setecentista do Algarve, encontra-se hoje integrado na malha urbana consolidada. A sua posição altaneira confere-lhe, em termos urbanísticos, um importante destaque, avistando-se dali toda a cidade. O conjunto edificado que integra outros imóveis para além do palácio, implanta-se num lote quadrangular. O corpo em L desta casa nobre adossa-se a uma capela situada a Este cujo orago é Santa Ana.
As duas construções - palácio e capela - integram-se de modo harmonioso quer pela sua tipologia, como pela cércea. Defronte à capela existiu um adro destruído nos anos 50 do séc. XX quando se procederam a alterações na via. Nesta ocasião, foi igualmente substituída a escada frontal de acesso à capela por uma de acesso duplo.
A distribuição funcional deste palácio reservava o piso térreo para armazéns, cavalariças e cocheira com um interessante sistema de abóbadas em tijolo, enquanto que, o piso superior, se destinava a habitação.
Na parte posterior situava-se o antigo jardim, entretanto desaparecido, bem como uma extensa propriedade designada como Quinta da Boa Vista, com áreas de sequeiro e regadio, incluindo um pomar, poço com nora e diversos tanques compondo o sistema de rega necessário à produção. Mais tarde estes terrenos foram sendo urbanizados verificando-se, atualmente, um enquadramento pouco condigno com a relevância deste monumento.
As fachadas principais localizadas a Sul e a Oeste, com uma conceção de raiz erudita, destacam-se pelo ritmo dos vãos idênticos evidenciando-se, no entanto, a fachada virada a Sul que é pautada por janelas de sacada com verga arquitravada e gradeamento em ferro forjado. O portal de entrada centrado na fachada possui recorte estilizado de vocabulário barroco ostentando volutas trabalhadas à volta das ombreiras e conjunto lacrimal central rematado por roseta circular. Este portal, ladeado por óculos quadrilobados é encimado pela pedra de armas da família com a representação de cinco lobos. Os cunhais apilastrados e o embasamento em pedra contrastam, de forma elegante, com o branco das paredes.
No patamar de entrada abobadado em tijolo, encontra-se a escada de acesso ao piso superior. A este nível destacam-se os inúmeros quartos e os salões situados junto à fachada virada a Sul cujo acesso era feito por extensos corredores. De referir ainda a existência de um pátio nas traseiras do palácio onde se encontram, igualmente, outras construções com algum interesse arquitetónico, sobretudo o denominado Colégio dos Espanhóis, um edifício retangular erguido na primeira metade do séc. XIX mas que obedece à métrica do palácio integrando um telhado de quatro águas e os vãos ritmados de verga arquitravada em tudo semelhantes aos originais. De destacar, ainda, o interessante revestimento exterior deste Colégio com silhares fingidos em massa.

História
Terá sido Manuel José da Gama Lobo, sargento-mor das ordenanças da vila de Loulé e fidalgo de nobreza rural que mandou edificar, em 1775, esta casa nobre contígua a uma antiga Ermida quinhentista reformulada e transformada em capela da família cerca de 1760.
Importa referir que 1775 corresponde à data em que se trabalhava na construção de Vila Real de Santo António, tendo o juiz de Fora de Loulé embargado a construção do palácio com o fundamento de que este imitava o estilo dos edifícios de Estado mandados erguer por Pombal.
Em 1887 o palácio e a capela encontravam-se já bastante arruinados tendo a capela sido renovada entre 1891 e 1893. Em 1902 o imóvel é comprado por António Augusto Mascarenhas de Mattos que, em 1936, aluga parte do edifício e quinta aos religiosos jesuítas espanhóis fugidos à Guerra Civil para aí instalarem um Colégio. Atualmente o palácio, que se encontra sob a alçada da Câmara Municipal de Loulé, está a ser alvo de uma ação de reabilitação.

Maria Ramalho/DGPC/2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens10
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

Palácio Gama Lobo (Loulé). C.M.Loulé, 2004.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt