Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra
Designação
DesignaçãoSantuário de Santa Maria Madalena da Falperra
Outras Designações / PesquisasIgreja da Santa Maria Madalena da Falperra / Capela de Santa Maria Madalena da Falperra / Santuário de Santa Maria Madalena / Santuário da Falperra (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga; Guimarães/Longos; Nogueira, Fraião e Lamaçães
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Falperra Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.522178-8.387952
DistritoBraga
ConcelhoBraga; Guimarães
FreguesiaLongos; Nogueira, Fraião e Lamaçães
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 1/2017, DR, 1.ª série, n.º 1, de 2-01-2017 (ver Decreto)
Classificação aprovada no Conselho de Ministros de 3-11-2016
Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 2-09-2016 do subdiretor-Geral da DGPC
Anúncio n.º 117/2016, DR, 2.ª série, n.º 82, de 28-04-2016 (nova consulta pública) (ver Anúncio)
Anúncio n.º 113/2016, DR, 2.ª série, n.º 81, de 27-04-2016 (deu sem efeito o anúncio anterior, por não ter sáido com a planta em anexo) (ver Anúncio)
Anúncio n.º 101/2016, DR, 2.ª série, n.º 64, de 1-04-2016 (promoveu a consulta pública relativamete à eventual classificação como MN) (ver Anúncio)
Anúncio n.º 17/2016, DR, 2.ª série, n.º 12, de 19-01-2016 (incorretamente, promoveu a consulta pública relativamente à eventual classificação como MIP) (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 11-12-2015 do diretor-geral da DGPC
Parecer de 11-11-2015 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação como MIN/MN
Proposta de 5-03-2015 da DRC do Norte para a classificação como MIP
Anúncio n.º 347/2013, DR, 2.ª série, n.º 215, de 6-11-2013 (ver Anúncio)
Despacho de abertura de 3-10-2013 da diretora-geral da DGPC
Proposta de 3-10-2013 da Unidade de Coordenação de Classificações da DGPC para alteração da designação para Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra
Proposta de 1-10-2013 da DRC do Norte para a abertura do procedimento de classificação da Capela de Santa Maria Madalena da Falperra
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado numa área limítrofe entre os concelhos de Guimarães e Braga, e construído por forma a estar visualmente voltado para o centro urbano desta última cidade, o Santuário da Falperra é um complexo religioso de romagem, de grande devoção popular, edificado num alinhamento de montanhas (Serra do Carvalho, Serra dos Picos, Monte do Sameiro e Monte de Santa Marta) onde se edificaram alguns dos mais importantes santuários do Norte, nomeadamente o Bom Jesus, o Sameiro e Santa Marta das Cortiças.
Implantado na cota mais alta do Monte da Falperra, o santuário é formado pelos edifícios da Capela de Santa Maria Madalena, erigida ao centro, pela Capelinha, ou Nicho, de Santa Maria Madalena a Penitente, edificada na alameda que conduz à fachada lateral da capela principal, e, finalmente, pelo cruzeiro. O conjunto é precedido por uma monumental escadaria.
A Capela de Santa Maria Madalena da Falperra apresenta uma curiosa planta centralizada, em losango, interrompida por um corpo retangular que corresponde à fachada principal, a um átrio coberto e ao coro alto. O frontispício, de exuberante desenho rococó, divide-se em três panos e dois registos, demarcados pela decoração de granito, em contraste com os panos murários brancos. No eixo central rasga-se o portal, ornamentado a toda a volta com concheados e volutas, encimado por grande janela, que interiormente ilumina o coro, e por uma moldura com a imagem da santa padroeira. O conjunto é rematado por frontão contracurvado, com os corpos laterais erguidos em forma de torres, profusamente decoradas.
O espaço interior apresenta planimetria centralizada com capela-mor profunda, aberta no eixo da entrada, ostentando um grande altar de talha rococó policromada que alberga a imagem de Cristo Crucificado sobre o nicho onde se insere a imagem de Santa Maria Madalena. As capelas laterais, também profundas, exibem dois retábulos polícromos de talha rococó com imagens de vulto, sendo as principais as de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição.
A pequena ermida de Santa Maria Madalena Penitente é um edifício de planta quadrangular com remate piramidal e altar interior, erguido na estrada que leva ao templo principal, e o cruzeiro, assente sobre três socos de pedra, foi edificado frente a esta em 1775, conforme atesta a inscrição.
História
As primeiras referências à existência de uma capela no Monte da Falperra remontam ao arcebispado de D. Diogo de Sousa (c. 1461-1532), que terá ordenado obras numa capela medieval existente no local, nomeadamente a execução de retábulos e pintura da capela-mor. Na segunda metade de Seiscentos foram realizadas novas obras, registando-se o douramento dos retábulos.
Em 1693 a Irmandade de Santa Maria Madalena da Falperra, responsável pelo espaço desde 1635, decidiu reconstruir a capela num local mais salubre e que, sobretudo, fosse visível da cidade de Braga. O templo, de planta em forma de losango, foi projetado ainda nos anos finais do século XVII, desconhecendo-se o seu autor.
Em 1752 a irmandade contratava outro arquiteto para fazer a nova fachada da capela, sendo sua intenção entregar o projeto ao arquiteto João da Costa. Porém, o risco da obra foi assinado pelo entalhador-arquiteto André Soares (1720-1769), ficando a obra a cargo dos mestres João Rodrigues e Domingos Álvares. André Soares, que entretanto foi aceite como confrade da irmandade encomendante, foi ainda o autor do risco da grande escadaria, em 1757, e do retábulo principal, em 1763.
O conjunto do Santuário da Falperra apresenta-se, assim, como uma unidade coerente de significativo impacto arquitetónico, integrando uma das mais notáveis obras de André Soares, a magnífica fachada que marcou a introdução definitiva do rococó na arquitetura bracarense.
Catarina Oliveira
DGPC, 2016
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
André Soares, arquitecto do MinhoSMITH, Robert C.Edição1973Lisboa
André Soares e o Rococó do Minho. Tese de doutoramento.OLIVEIRA, Eduardo Pires deEdição2011Porto
A FalperraABREU, LeonídioEdição1958Braga
A Capela de Santa Madalena do Monte da Falperra: nova abordagem. Separata da Revista Humanística e Teologia, fascículo 1-2ROCHA, Manuel Joaquim Moreira daEdição1996Porto
"Ensaio sobre a arquitectura barroca e neoclássica a norte da bacia do Douro". Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património, pp. 135-153ALVES, Joaquim Jaime FerreiraEdição2005Porto

IMAGENS

Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra - Planta anexa ao anúncio de abertura do procedimento de classificação, com a delimitação e a ZGP em vigor

Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra - Planta anexa ao decreto de classificação, com a delimitação e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt