Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Edifício da Câmara Municipal de Braga
Designação
DesignaçãoEdifício da Câmara Municipal de Braga
Outras Designações / PesquisasCâmara Municipal de Braga (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Câmara Municipal
TipologiaCâmara Municipal
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Braga (Maximinos, Sé e Cividade)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça do MunicípioBraga Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.550971-8.428477
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaBraga (Maximinos, Sé e Cividade)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO actual edifício da Câmara Municipal de Braga, que veio substituir o anterior, renascentista, foi construído entre os anos de 1753 e 1756, a expensas do Senado da cidade e por vontade expressa do Arcebispo D. José de Bragança, irmão legitimado do rei D. João V (SMITH, 1973, p. 506). O seu traçado foi concebido por André Soares, artista natural de Braga e principal nome do barroco minhoto, celebrizado pelos seus traços de arquitectura e talha. Responsável pela dinamização da construção civil e religiosa de Braga, durante os meados do século XVIII, Soares realizou, igualmente, uma notável intervenção urbanística na cidade (SERRÃO, 2003, p. 269).
Implantado no denominado Campo de Touros, o edifício da Câmara define, juntamente com o Paço do Arcebispo (igualmente concebido por Soares), o eixo central de uma praça, em que prevalece um forte sentido cenográfico.
A edificação deste imóvel encontra-se expressa nos livros de vereações, posturas, acórdãos, receitas e despesas da Câmara (SMITH, 1968), sendo a única obra de Soares, devidamente documentada, na cidade de Braga.
A fachada da Casa da Câmara aproxima-se de outras obras de Soares, como a da igreja de Santa Maria Madalena da Falperra ou a da Casa do Raio, pela importância conferida à secção central, onde sobressai a "porta-nicho-frontão" ladeada por fortes pilastras. Contudo, o tratamento destes elementos é diferenciado - mais linear e volumoso, embora mantenha o ritmo que caracteriza a obra daquele arquitecto.
O portal define-se através de duas volutas de grandes dimensões, que recriam um tema muito repetido por Serlio no Livro IV do seu tratado de arquitectura e que deveria ilustrar um fogão de sala (PEREIRA, 1995, vol. III, p. 74). Neste edifício, André Soares traça o caminho seguido na última década de actividade em que, das superfícies graníticas quase lisas, "resulta (...) um novo estilo, que é uma espécie de abstracção linear da outra, essencialmente plástica, em termos de planos superficiais e linhas de contorno, tornando ainda mais estimulante o poderoso desenho" (SMITH, 1973, p. 506). Se André Soares mantém, no contexto da arte portuguesa, uma posição entre o fim do barroco e o início do rococó, neste edifício a sua opção aproxima-se do primeiro, uma vez que a redução de elementos rocaille é significativa (PEREIRA, 1989, p. 457).
Em termos de planta, a opção é muito semelhante à da Casa do Raio, destacando-se, ao centro, a escadaria nobre com patamar. As restantes divisões desenvolvem-se lateralmente à escada. O patamar é iluminado por janelas, cuja colocação revela a importância do claro-escuro e dos contrastes sugeridos, o que traduz a preocupação com a manipulação da luz por parte do arquitecto (PEREIRA, 1989, p. 456).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPSé de Braga, compreendendo os túmulos, designadamente os do Conde D. Henrique e D. Teresa, do Infante D. Afonso e do arcebispo D. Gonçalo Pereira
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O barroco do século XVIII", História da Arte Portuguesa, vol.3PEREIRA, José FernandesEdição1995Lisboapp. 51-181.
"Três artistas de Braga (1735-1775)", Bracara Augusta (Actas do Congresso a Arte em Portugal no século XVIII)SMITH, Robert C.Edição1973BragaTomo II
O BarrocoSERRÃO, VítorEdição2003Lisboa
André Soares, arquitecto do MinhoSMITH, Robert C.Edição1973Lisboa
"A Casa da Câmara de Braga (1753-1756)", Bracara AugustaSMITH, Robert C.Edição1968Bragavol. XXII, Janeiro-Dezembro de 1968, n.º 51-54 (63-66). pp. 283-320
"SOARES, André", Dicionário da Arte Barroca em PortugalPEREIRA, José FernandesEdição1989Lisboa
História da Arte em Portugal, vol. 9BORGES, Nelson CorreiaEdição1986Lisboa

IMAGENS

Edifício da Câmara Municipal de Braga - Enquadramento geral

Edifício da Câmara Municipal de Braga - Fachada principal e fonte no terreiro fronteiro

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt