Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães, incluindo o património que a integra
Designação
DesignaçãoIgreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães, incluindo o património que a integra
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Cavernães / Igreja de Santo Isidoro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Viseu/Cavernães
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da IgrejaCavernães Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.709067-7.827432
DistritoViseu
ConcelhoViseu
FreguesiaCavernães
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 509/2014, DR, 2.ª série, n.º 123, de 30-06-2014 (ver Portaria)
Despacho de homologação de 15-05- 2001 do Ministro da Cultura
Parecer de 22-02-2001 do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação da Igreja, bem como do património que a integra (com especial relevo para o conjunto retabular do altar-mor, o tecto decorado de caixotões e as tábuas atribuídas ao pintor António Vaz) como IIP
Proposta de 1-04-1997 da DR de Coimbra para a classificação como VC
Despacho de abertura de 27-06-1996 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de 24-06-1996 da DR de Coimbra para abertura do processo de classificação da Igreja
ZEPPortaria n.º 509/2014, DR, 2.ª série, n.º 123, de 30-06-2014 (sem restrições) (ver Portaria)
Anúncio n.º 40/2013, DR, 2.ª série, n.º 21, de 30-01-2013 (ver Anúncio)
Parecer favorável de 7-11-2011 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Proposta de 7-09-2011 da DRC do Centro
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDedicada a Santo Isidoro, a igreja paroquial de Cavernães, tal como hoje a conhecemos, resulta de uma campanha de renovação, ocorrida no decorrer do século XVIII e que, muito possivelmente, foi responsável pela ampliação do templo primitivo, quinhentista, do qual se conservam alguns elementos. Entre estes, ganham especial importância as duas pinturas integradas no retábulo setecentista, representando São Vicente e Santo António, executadas cerca de 1550 pelo pintor vienense António Vaz.
De planta longitudinal, a igreja articula nave única com capela-mor, ambas rectangulares, a que se acrescenta um corpo lateral correspondente a sacristia e a torre sineira. A fachada principal, em empena, divide-se em três panos, sendo os laterais mais baixos e o central aberto pelo portal em arco de volta perfeita. No mesmo eixo, encontra-se o amplo janelão do coro e, sobre este, uma mísula onde deveria figurar uma imagem, com certeza do padroeiro. Num plano ligeiramente recuado, ergue-se a torre, aberta no primeiro e segundo registo por uma janela, e no terceiro pela sineira em arco de volta perfeita, sendo rematada por coruchéus, com pináculos nos cunhais.
O interior do templo contrasta vivamente com a depuração da arquitectura exterior. A nave é coberta por um tecto de 63 caixotões, com molduras pintadas a imitar marmoreados, e representações de santos. Este conjunto prolonga-se pelo coro alto, embora as duas últimas fiadas sejam de fabrico recente, correspondendo a uma ampliação do espaço.
O arco triunfal, de volta perfeita, apresenta dois altares colaterais, de talha dourada policromada, ligados entre si por uma estrutura idêntica, com quatro arquivoltas, que envolvem o arco. Sobre este, encontra-se, ainda, um tríptico setecentista alusivo ao Calvário, com a representação de Nossa Senhora, de Jesus Crucificado e de São João.
Na capela-mor, o tecto seccionado por 28 caixotões, segue um modelo semelhante ao da nave, com representações de santos, mas apresentando um esquema iconográfico onde surge, no centro da composição, Santo Isidoro, orago do templo, figurando, nos extremos, os quatro Evangelistas.
O retábulo-mor barroco, de talha dourada e policromada, rematado por três arquivoltas, abre-se numa ampla tribuna com trono de três andares. As tábuas quinhentistas, que devem ter pertencido ao anterior retábulo, foram integradas neste conjunto, e descobertas por Luís Reis Santos, que as atribuiu a António Vaz, pintor que foi discípulo de Vasco Fernandes, aprendendo na sua oficina o vocabulário classicista que aqui observamos.
Se em termos arquitectónicos a igreja se pauta por uma grande depuração, pouco havendo a assinalar, a sua importância é manifesta ao nível do património integrado ou imóvel por destino que se encontra no seu interior, onde se destacam as pinturas quinhentistas.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens8
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pintores de Viseu: escola ou Dinastia?, Separata da Revista Beira AltaMOUTA, José HenriquesEdição1969Viseu
"Dois painéis no estilo de António Vaz na matriz de Cavernães", Beira Alta, vol. IVSANTOS, Luís ReisEdição1945Viseu
"Antonio Vaz", Grão Vasco e a pintura europeia do RenascimentoRODRIGUES, DalilaEdição1992Lisboa
Retábulos Joaninos no concelho de ViseuEUSÉBIO, Maria de FátimaEdição2002Viseu

IMAGENS

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Adro envolvente (lado direito)

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Adro envolvente (lado esquerdo) e fachada principal

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Planta com a delimitação e a ZEP proposta pela DRCC e a SPAA do CNC (já foi publicada)

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Fachada principal

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Planta com a delimitação e a ZGP que esteve em vigor até ser fixada a ZEP

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Interior: arco triunfal e capela-mor

Igreja de Santo Isidoro, paroquial de Cavernães - Interior da capela-mor: tecto de caixotões e arco do retábulo-mor

MAPA

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