Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte do Poço de São Tiago
Designação
DesignaçãoPonte do Poço de São Tiago
Outras Designações / PesquisasPonte do Poço de São Tiago / Ponte Ferroviária do Poço de São Tiago (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Ponte
TipologiaPonte
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Sever do Vouga/Pessegueiro do Vouga
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.699358-8.375357
DistritoAveiro
ConcelhoSever do Vouga
FreguesiaPessegueiro do Vouga
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal)
CronologiaEnviada cópia do processo pelo Ministério da Cultura à Câmara Municipal de Sever do Vouga em 24-06-2010 a fim de ponderar a conclusão do procedimento
Despacho de homologação de 28-02-1997 do Ministro da Cultura
Parecer favorável de 24-01-1995 do Conselho Consultivo do IPPAR
Proposta de de 13-06-1994 da DR de Coimbra para a classificação como VC
Proposta de classificação de 30-06-1993 da CM de Sever do Vouga
Processo iniciado em 1992
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914629
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvelEdificada sobre o rio Vouga, ao km 70,80 da antiga Linha Férrea do Vale do Vouga, a Ponte do Poço de São Tiago, ou do Poço de Santiago é uma estrutura de alvenaria de pedra com cerca de 165m de comprimento. O tabuleiro assenta sobre um grande arco central, com um vão de 55m que abrange toda a largura do rio, e 11 arcos de volta perfeita, de menores dimensões, que o ladeiam.
História
A Ponte do Poço de São Tiago foi construída entre 1912 e 1913, sendo considerada uma das mais altas pontes em alvenaria de pedra do país. A obra seria adjudicada à Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à l'Étranger. O projeto da ponte foi executado pelo engenheiro francês Sejourné, sendo a construção dirigida por François Mercier (Ribeiro: 1944, p. 746).
Originalmente, a ponte integrava a Linha Férrea do Vale do Vouga, permitindo a travessia dos comboios sobre o rio, junto à plataforma (ou estação) de Poço de Santiago, ou São Tiago, no troço que ligava Foz do Rio Mau a Ribeiradio. Com a desativação da linha férrea em 1990, a ponte deixou de servir a passagem de ferrovias.
Já no início do século XXI, a ponte foi integrada num trilho de ciclovia/caminhada, tendo-lhes sido retirados os carris para facilitar a passagem de bicicletas e peões no tabuleiro.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
As linhas do Vale do Vouga. O seu Congresso Ferroviário. Gazeta dos Caminhos de Ferro, n.º 46 (Dez. 1933)SOUSA, J. FernandoEdição1933Lisboa
"Caminhos de ferro do Vale do Vouga", Guia de Portugal, vol. III - Beira, tomo II - Beira Baixa e Beira AltaRIBEIRO, OrlandoEdição1944Lisboa

IMAGENS

Ponte do Poço de São Tiago - Vista geral

Ponte do Poço de São Tiago - Arcos da ponte

Ponte do Poço de São Tiago - Pormenor dos arcos

Ponte do Poço de São Tiago - Enquadramento geral

Ponte do Poço de São Tiago - Planta de localização

MAPA

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