Santuário de Nossa Senhora da Esperança | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Santuário de Nossa Senhora da Esperança | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Santuário de Nossa Senhora da Esperança (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Santuário | ||||||||||||
Tipologia | Santuário | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Viseu/Sátão/São Miguel de Vila Boa | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Viseu | ||||||||||||
Concelho | Sátão | ||||||||||||
Freguesia | São Miguel de Vila Boa | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12700426 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Implantado num local ligeiramente elevado, ao qual se acede através de uma pequena escadaria, o Santuário de Nossa Senhora da Esperança remonta à primeira metade do século XVIII, e é fruto da vontade de um dos irmãos da Irmandade, que encarregou o seu sobrinho, o cónego Luís Bandeira Galvão, de edificar esta capela, de dimensões superiores à primitiva, em terrenos de que era proprietário (SOUSA, 1991, p. 95). É a sepultura armoreada deste cónego, falecido em 1776, que se encontra na capela-mor, com a seguinte inscrição: SEPVLTVRA / DE LUIS BÃNDEI / RA GALVÃO IN / DIGNO ESCRA / VO DE MARIA /SSMÃ, SUBTI / TULO A SPE. / OBIIT ANNO / 1776. A fachada da igreja, é aberta por um arco em asa de cesto de acesso á galilé, a que se sobrepõe uma janela de sacada com frontão triangular que interrompe a base do tímpano de remate do alçado. Na empena encontra-se a cruz, flanqueada por dois pináculos, no prolongamento das pilastras dos cunhais. Num plano mais recuado, a torre divide-se em três registos, o primeiro dos quais prolonga o entablamento do alçado. Ainda na galilé, conserva-se o revestimento de azulejos de padrão de fabrico de Coimbra, com figurações diversas - pessoas, barcos, flores, casas, aves, querubins, etc. Já no interior da capela, o coro alto separa-se da nave através de uma balaustrada, situada sobre a porta de entrada. Aqui, ganha especial relevância o órgão, datado de 1768 e executado por Francisco António Solha. As paredes da nave são revestidas por um silhar de azulejo, assinado por Teotónio dos Santos, e que representam cenas de cariz não religioso, como caçadas, concertos, uma batalha naval, lavadeiras, etc. A justificação para a presença deste género de figurações no interior de espaços sagrados permanece, ainda hoje, por esclarecer, embora alguns autores tenham já adiantado leituras relacionadas com a efemeridade da vida e a vanitas (PAIS, 1999, p. 101 - Alexandre Nobre PAIS, "O "Theatro Moral de la Vida Humana" no Convento de São Francisco da Bahia", Oceanos, - Azulejos Portugal e Brasil, Lisboa, CNCDP, n.º 36/37, Outubro 1998 / Março 1999, p. 101.). Pintor activo na primeira metade do século XVIII, Teotónio dos Santos foi discípulo de António de Oliveira Bernardes e estabeleceu uma espécie de "ponte" entre a época dos Grandes Mestres e a da Grande Produção Joanina (MECO, 1989, p. 442). Este conjunto, do qual fazem parte ainda os painéis da capela-mor (de temática idêntica), devem ser enquadrados na segunda fase da sua carreira (1720-30), época em que desenvolveu trabalhos de superior qualidade (IDEM, Ibidem). O tecto da nave, em abóbada de berço de madeira, apresenta pinturas de motivos sagrados, e o da capela-mor, em caixotões policromados com motivos vegetalistas; ambos pintados por Pascoal Parente, em 1763 (SOUSA, 1991, p. 96). Também o arco triunfal exibe pintura mural, e é ladeado por altares de talha dourada, de estilo nacional, tal como o púlpito e o retábulo-mor. Por fim, a sacristia apresenta um arcaz, sobre o qual se encontram pinturas representando episódios da vida da Virgem, e os azulejos ilustram a Última Ceia e a Entrada de Cristo em Jerusalém. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | Monumento circundadom pelo caminho municipal n.º 1402, a norte da estrada municipal n.º 583 e a poente da estrada municipal n.º 229-2, freguesia de São Miguel de Vila Boa. | ||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 14 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 5 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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A arte organística em Portugal (vol. I e II) | VALENÇA, Pe. Manuel | Edição | 1990 | Braga | |
O Azulejo em Portugal | MECO, José | Edição | 1989 | Lisboa | |
Azulejaria em Portugal no século XVIII | SIMÕES, J. M. dos Santos | Edição | 1979 | Lisboa | |
"O "Theatro Moral de la Vida Humana" no Convento de São Francisco da Bahia", Oceanos, - Azulejos Portugal e Brasil, n.º 36/37 | PAIS, Alexandre Nobre | Edição | 1999 | Lisboa | |
Terras do Concelho de Sátão | SOUSA, Albano Martins de | Edição | 1991 | Sátão |
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Vista geral e adro envolvente
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Enquadramento geral
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Vista geral (fachadas lateral direita e posterior)
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Vista geral (fachadas principal e lateral direita)
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Fachada lateral esquerda
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior da sacristia: pormenor das pinturas deterioradas sobre o arcaz
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior: decoração do arco triunfal
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior da sacristia: pormenor do tecto de caixotões com pintura de brutesco
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior: coro-alto e órgão de tubos
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior: parede lateral da nave do lado do Evangelho com pinturas em perspectiva sobre tábua
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior: pormenor do tecto da nave com pintura danificada
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior da sacristia: lavabo de parede (Fonte da Samaritana)
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Interior: capela-mor
Santuário de Nossa Senhora da Esperança - Fachada posterior
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