Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Tiago, matriz de Carvalhais
Designação
DesignaçãoIgreja de São Tiago, matriz de Carvalhais
Outras Designações / PesquisasIgreja Matriz de Carvalhais / Igreja Paroquial de Carvalhais / Igreja de São Tiago (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/São Pedro do Sul/Carvalhais e Candal
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Carvalhais Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.787402-8.113522
DistritoViseu
ConcelhoSão Pedro do Sul
FreguesiaCarvalhais e Candal
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 621/2014, DR, 2.ª série, n.º 142, de 25-07-2014 (ver Portaria)
Despacho de homologação de 29-05-2003 do Ministro da Cultura
Parecer favorável de 7-05-2003 do Conselho Consultivo do IPPAR
Proposta de 30-03-2000 da DR de Coimbra para a classificação como IIP
Despacho de abertura de 2-08-1995 do presidente do IPPAR
Proposta de abertura de 17-07-1995 da DR de Coimbra
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDedicada a São Tiago, a igreja matriz de Carvalhais que hoje conhecemos foi edificada no século XVIII, sobre uma outra, então muito arruinada e de origem medieval. Assim o refere a inscrição da fachada - Novum Ex Ruinozo Templum -, onde se evidencia ainda o cónego que dirigiu as obras - António de Correia de Bulhões e Vasconcelos. Este nome está presente noutras inscrições do interior do templo, no contexto da sua reconstrução, mas em data bastante mais avançada relativamente à de 1721 que deverá datar a fachada e, certamente, a conclusão dos trabalhos de arquitectura. Por sua vez, na sacristia surge um outro ano, o de 1718, que poderia corresponder ao início da obra.
A fachada, com pilastras coroadas por pináculos nos cunhais, é marcada pela abertura de um arco abatido formando uma pequena galilé. Sobre esta abre-se a janela do coro e já sobre a cornija ergue-se a torre, flanqueada por volutas e rasgada por um nicho com a imagem de São Tiago e a sineira.
No interior, de nave única com dois púlpitos e coro alto, o tecto é de madeira em caixotões não pintados. No transepto, saliente, encontram-se quatro capelas com retábulos de talha dourada. A capela-mor exibe um interessante retábulo com tribuna oval e nos intercolúnios as imagens de São Tiago e Santo António.
As inscrições presentes no espaço da igreja e alguma documentação permitem apontar uma datação aproximada para boa parte destes trabalhos. As capelas porque apresentam uma inscrição com o nome do antigo cónego e a data de 1743 por muitos apontada como a da inauguração do templo. Uma outra inscrição, em português, refere que a 25 de Julho de 1743, dia de São Tiago, foi celebrada "missa de pontifical e pregou um panegírico do mesmo Santo (...) sendo abade o D. António Correia de Bulhões Vasconcelos", facto que corrobora a ideia de abertura oficial ao culto da igreja (cf. Margarida Azevedo, José Manuel M. Santos, http://www.carvalhais.net/patrimonio/pat_igreja.htm, em 5 de Junho de 2006).
Por sua vez, os livros de assento de óbito permitem identificar alguns dos entalhadores que aqui trabalharam: os caixotões da nave foram executados sob a orientação de Domingos de Azevedo, do Mundão, falecido em 1731, e alguns dos retábulos devem-se ao entalhador bracarense André Carneiro, sepultado na igreja em 1736 (IDEM).
Assim, percebemos que a década de 1730 foi consagrada à campanha decorativa do interior do templo, processo moroso talvez devido a dificuldades financeiras, e que estaria concluído, muito possivelmente, em 1743, como se depreende pelo grande destaque que se confere à celebração deste ano no dia de São Tiago.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carvalhais - Elementos para o estudo da freguesiaTAVARES, M. CorreiaEdição1963

IMAGENS

Igreja de São Tiago, matriz de Carvalhais - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt