Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Nossa Senhora da Nazaré
Designação
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Nazaré
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora da Nazaré (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/São Pedro do Sul/Carvalhais e Candal
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Lugar de Drizes Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoViseu
ConcelhoSão Pedro do Sul
FreguesiaCarvalhais e Candal
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de encerramento de 1-10-2002
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada num promontório sobranceiro ao Rio Vouga, a igreja de Nossa Senhora da Nazaré reveste-se de particular importância no quadro da religiosidade local, aí se realizando peregrinações, romarias e outras festividades religiosas.
De planta longitudinal, com volumes diferenciados, a igreja é antecedida por um alpendre suportado por colunas graníticas. A fachada, aberta por portal de verga recta, termina em empena definida por cornija, sendo os cunhais marcados por pilastras encimadas por pináculos. No alçado lateral esquerdo, os volumes correspondentes à nave e à capela-mor encontram-se bem definidos, com esta última mais estreita. O alçado da nave é aberta por uma janela e por porta de verga recta com cornija saliente. Do lado oposto encontra-se adossado um volume mais baixo, correspondente à sacristia.
A depuração que se observa no exterior da igreja contrasta vivamente com a riqueza decorativa do interior, onde se conjuga a talha dourada dos retábulos com a pintura dos restantes elementos. O retábulo-mor e os colaterais inscrevem-se num barroco regional tardio, destacando-se pela profusão de motivos decorativos que exibem. No caso dos retábulos colaterais, observam-se já alguns temas de características neoclássicas.
Neoclássicas são também as grinaldas e as flores pintadas no arco triunfal. Nos caixotões do tecto, são representados santos e santas e, na capela-mor símbolos marianos inscritos em cartelas..
O bom estado de conservação do templo atesta intervenções recentes que introduziram alterações, como o revestimento de caixotões do alpendre, substituído por ripas de madeira corridas (POLICARPO, Isabel, Processo de Classificação, IPPAR/DRC, 1998).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt