Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Café Central
Designação
DesignaçãoCafé Central
Outras Designações / PesquisasEdifício do Café Central em Santarém (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Café
TipologiaCafé
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Santarém/União de Freguesias da cidade de Santarém
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Guilherme de AzevedoSantarém Número de Polícia: 32
LATITUDE LONGITUDE
DistritoSantarém
ConcelhoSantarém
FreguesiaUnião de Freguesias da cidade de Santarém
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Proposta de 27-12-2010 da DRC de Lisboa e Vale doTejo para a revogação do despacho de abertura, por não ter valor nacional, e o envio à CM de Santarém para a ponderação da classificação como de IM
Segundo indicação do vice-presidente do IPPAR o assunto deverá aguardar a decisão relativa ao processo de classificação do Centro Histórico de Santarém
Edital de 7-07-2000 da CM de Santarém
Despacho de de 24-05-1999 do vice-presidente do IPPAR a determinar a abertura da instrução do processo de classificação
Proposta de classificação de 18-05-1999 da CM de Santarém
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO arquitecto Amílcar Marques da Silva Pinto foi autor de diversos projectos de grande impacto público na cidade de Santarém, entre os quais figura o do Café Central, no centro histórico da cidade. Construído em 1937, quando a obra de Amílcar Pinto já se assumia em pleno dentro do movimento moderno, este estabelecimento constituiu, juntamente com a estação de correios de Santarém e o Teatro Rosa Damasceno (todos da sua autoria) um autêntico eixo de renovação do espaço citadino. O conjunto destas obras poderá mesmo ser considerado de vanguarda dentro do seu contexto, tendo causado grande admiração na época. O Café Central tornou-se uma referência na cidade, e ainda hoje é relembrado como espaço de conspiração política, de tertúlia ou de vivência cultural (LOPES, Tiago, NORAS, José, 2009).
A fachada, voltada para a Rua Guilherme de Azevedo, era revestida a mármore Ruivina, uma pedra nacional de fundo cinzento escuro e brilho acentuado, substituído em 1988 por granito negro. O contraste entre a pedra negra e as caixilharias da porta giratória e das janelas, em aço pintado de vermelho, permanece como um dos pontos de interesse estético da frontaria, num combinação ousada para a sua época, mas perfeitamente adequada às linhas estilizadas e modernistas da composição. Sob o nome do café, com lettering típico das décadas de 20 e 30 e influência Art-Deco, rasgam-se duas largas vitrinas enquadradas por perfis horizontais vermelhos que as dividem em três panos. A porta central dá acesso a uma porta giratória da mesma cor, realçada por barras em aço cromado.
Este vocabulário modernista, já alinhado com o International Style, repetia-se no interior, hoje consideravelmente descaracterizado. Aqui retomou-se o tema do vermelho (nas portas, perfis de vitrinas e estofos das cadeiras) da pedra escura (revestindo paredes, pavimentos, tampos de mesas e balcões) e dos cromados (em frisos, pilares e mobiliário da época). O espaço era desmultiplicado através de jogos de reflexos, conseguidos entre os quatro pilares estruturantes, revestidos a estuque parafinado, e diversos lambris de espelhos. No tecto falso foram rasgados seis círculos em estuque, ainda existentes, que iluminam a sala com luz indirecta. De referir ainda os seis baixos-relevos, com temática alusiva ao café e ao vinho, da autoria do escultor Maximiliano Alves (1888-1954), e que também se conservam na sala.
As obras efectuadas no Café Central nas últimas décadas resultaram na restauração completa da fachada, e também numa larga intervenção no interior, onde infelizmente se perdeu o interessante mobiliário de época, juntamente com os revestimentos pétreos e o fundamental jogo estético entre vermelhos e negros. O Central mantém uma frontaria digna, mas foi de resto inteiramente desvirtuado como o exemplar arquitectónico modernista autêntico e inovador que era de facto.
Sílvia Leite / DIDA - IGESPAR, I.P. / 2011
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"A propósito de uma exposição sobre Amílcar Pinto: ideias de museu na cidade", in Actas do I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, Volume 2, pp. 374-377NORAS, José Miguel RaimundoEdição2010Porto
"Amílcar Pinto- um arquitecto na província", in "Monumentos", n.º 29, 2009NORAS, José Miguel RaimundoEdição2009Lisboa
"Amílcar Pinto- um arquitecto na província", in "Monumentos", n.º 29, 2009LOPES, Tiago SoaresEdição2009Lisboa

IMAGENS

Café Central - Vista geral da fachada principal antes da remodelação

Café Central - Porta principal antes da remodelação

Café Central - Interior do café antes da remodelação

Vista geral da fachada principal após remodelação

Porta principal após remodelação

Vista do interior após remodelação

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt