Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Solar dos Mena Falcão
Designação
DesignaçãoSolar dos Mena Falcão
Outras Designações / PesquisasCasa Seixas / Solar Mena Falcão (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Pinhel/Pinhel
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Duarte PachecoPinhel Número de Polícia: 12-18
LATITUDE LONGITUDE
DistritoGuarda
ConcelhoPinhel
FreguesiaPinhel
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal)
CronologiaDespacho de homologação de 9-04-1997 do Ministro da Cultura
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado na praça central da localidade de Pinhel, o Solar Mena Falcão, também conhecido como Casa Seixas, é atualmente a sede da câmara municipal.
Este antigo edifício de habitação seiscentista obedece ao modelo de casa senhorial da época, no qual a planta se desenvolve em comprimento e a fachada progride através da repetição de janelas a espaços regulares. A tipologia chã da construção é acentuada pelas linhas sóbrias e depuradas, sem programa decorativo.
Com planta retangular dividida em dois registos, o solar apresenta fachada principal de pano único definida lateralmente por duas pilastras com capitéis recortados. O piso térreo possui seis portas de moldura retangular lisa. Ao centro da fachada, o portal principal é enquadrado por pilastras lisas com capitéis recortados.
O segundo registo, correspondente ao andar nobre da casa, possui oito janelas de sacada, também retangulares, com varandim e guarda de ferro forjado. Ao centro, sobre o portal principal, foi colocada uma pedra de armas com os escudos dos Falcões, dos Herédias, dos Menas, dos Figueiredos e o timbre dos Falcões.
A fachada lateral esquerda possui no piso térreo quatro portas de moldura retangular, e no registo superior o mesmo número de janelas de peito. A fachada lateral oposta está adossada ao prédio contíguo. A fachada posterior possui duas janelas no registo superior e, no extremo, um balcão ao qual se acede por porta de moldura retangular.
O interior do edifício encontra-se atualmente muito descaracterizado, devido à sua adaptação aos serviços administrativos municipais.
História
A história do solar da família Mena Falcão está inequivocamente ligada à história de Pinhel. Construída em meados do século XVII, a casa pertencia em 1693 a Manuel de Mena Falcão de Figueiredo, capitão-mor da vila, tendo servido de local de hospedagem a D. Catarina de Bragança, viúva de Carlos II de Inglaterra, no seu regresso a Portugal.
No ano de 1827 as tropas liberais em passagem pela região, comandadas pelo futuro Duque da Terceira, instalaram o seu quartel-general neste edifício. Algumas décadas mais tarde, em 1880 a casa foi posta à venda em hasta pública, sendo adquirida sete anos depois por Alexandre Metello de Nápoles e Lemos.
No século XX o solar acabaria por ser dividido e adaptado a três residências autónomas. No ano de 2002 o Solar dos Mena Falcão foi comprado pela Câmara Municipal de Pinhel para ser reabilitado e transformado em sede do município, função que ocupa na atualidade.
Catarina Oliveira
DGPC, 2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Guia de Portugal, Beira II - Beira Baixa e Beira AltaDIONÍSIO, Sant'AnaEdição1984Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
Solares e Casas Nobres do Concelho de PinhelNAPOLES, João Carlos Metello deEdição1994Lisboa
Solares e Casas Nobres do Concelho de PinhelNAPOLES, Jorge Metello deEdição1994Lisboa

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt