Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Residência Silva Rocha
Designação
DesignaçãoResidência Silva Rocha
Outras Designações / PesquisasCasa na Rua do Carmo, n.º 12 a 14 / Edifício da Residência do Arquitecto Francisco Augusto Silva Rocha (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Aveiro/Glória e Vera Cruz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do Carmo,Aveiro Número de Polícia: 12-14
LATITUDE LONGITUDE
40.644699-8.648616
DistritoAveiro
ConcelhoAveiro
FreguesiaGlória e Vera Cruz
Proteção
Situação ActualEm Vias de Classificação
Categoria de ProtecçãoEm Vias de Classificação para MIM - Monumento de Interesse Municipal
CronologiaEdital n.º 37/2013, de 13-05-2013 da CM Aveiro (abertura do procedimento de classificação como de IM)
Procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Edital N.º 69 de 4-05-1998 da CM de Aveiro
Despacho de homologação de 19-03-1998 do Ministro da Cultura
Despacho de concordância de 6-03-1998 do presidente do IPPAR
Parecer de 26-02-1998 do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como VC
Proposta de 12-08-1997 da DR de Coimbra do IPPAR para a classificação como IIP
Edital n.º 107/96 de 29-07-1996 da CM de Aveiro
Despacho de 5-06-1996 do vice-presidente do IPPAR a determinar a abertura da instrução do processo de classificação
Proposta de classificação entregue na DGPC em 22-05-1996
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada nos números 12 e 14 da Rua do Carmo, em Aveiro, ao lado do antigo Convento do Carmo a Residência Silva Rocha é uma habitação familiar de planta retangular, dividida em quatro andares, que se dispõe perpendicularmente em relação ao arruamento. No conjunto destacam-se a fachada e o seu programa decorativo de gosto arte nova, que explora a linha curva no tratamento das molduras dos vãos e no desenho dos azulejos.
No piso térreo destaca-se um grande arco abatido, decorado por duas grandes palmas que enquadram um busto feminino ao centro. O arco sobrepõe dois vãos seprados por pilar com capitel floral, o da esquerda o correspondente à porta de entrada principal, o da direita albergando uma janela de peito com guarda de ferro. Este conjunto é ladeado por dois janelos encimados por pequeno frontão triangular com motivo insculpido.
No primeiro andar, ergue-se uma varanda que assenta em mísulas decoradas com folhas de jarro, protegida por grade em ferro forjado com motivos florais. As portas de acesso a este balcão definem um arco idêntico, e simétrico, ao do piso inferior, sendo o busto feminino substituído por um medalhão colocado no centro das palmas, com as iniciais S R. De cada um dos lados da varanda foi colocado, na vertical, um friso de azulejos com motivos florais, e junto à base do balcão, a cada um dos lados, três azulejos soltos, de inspiração oriental.
No eixo da varanda foi rasgada, no último andar, uma janela de peito com moldura em arco abatido e guarda em ferro forjado, ladeada por dois frisos de azulejos com motivos florais colocados na horizontal, iguais aos do piso anterior. A janela entrecorta o beiral do telhado, formando uma espécie de mansarda.
A fachada é acompanhada lateralmente por um muro alto, que delimita os espaços exteriores à casa; à esquerda, possui uma porta, também em arco rebaixado e delimitada por dois contrafortes; à direita, o muro é rasgado por vãos cegos, dispostos simetricamente, abrindo-se no seu extremo o portão da garagem.
No interior, destaca-se os espaços do hall de entrada, com azulejos decorativos e tijoleira no revestimento do piso, e da sala principal, com um fogão em ferro forjado, colocado sobre pedra de ançã com relevos, e um teto de estuque decorado com motivos vegetalistas.
História
Nascido em 1864 na Mealhada, o arquiteto Francisco Augusto Silva Rocha fixou-se em Aveiro nas últimas décadas do século XIX, trabalhando como Desenhador das Obras Públicas da cidade e como professor da escola da Fábrica de Porcelana da Vista Alegra. Silva Rocha foi um dos fundadores da Escola de Desenho Industrial de Aveiro, tendo sido seu diretor e professor.
Este arquiteto foi o responsável pelo desenho de vários edifícios arte nova da cidade, entre os quais a Casa do Major Pessoa, a Casa de Florentino Vicente Ferreira, a Casa do Dr. Peixinho ou a própria Escola de Desenho Industrial. Deste grupo faz também parte a sua moradia familiar na Rua do Carmo, erigida entre 1904 e 1906.
Para a residência, Silva Rocha desenhou um projeto que exibe motivos muito característicos da linguagem arte nova, explorando as formas naturais e femininas, ambas bem presentes na decoração desta fachada. Desta forma, o arquiteto não deixaria de integrar a sua habitação na renovação estética que caracterizou de forma tão marcante a expansão de Aveiro no início do século XX, e da qual foi o grande impulsionador.
O conjunto é marcado pela elegância das linhas da sua fachada, utilizando no programa decorativo materiais de eleição do movimento Arte Nova, como o azulejo e o ferro. O arquiteto procurou conceber um projeto com unidade e harmonia, introduzindo a mesma linguagem da fachada na decoração dos interiores, onde, além dos azulejos e do estuque dos tetos, se destaca o fogão de sala em ferro forjado, um interessante exemplar de mobiliário arte nova desenhado por Ernesto Korrodi.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Francisco da Silva Rocha (1864-1957), Tese de Mestrado em História da Arte, apresentada à Universidade do PortoFERNANDES, Maria JoãoEdição1999Porto
Aveiro - do Vouga ao BuçacoNEVES, AmaroEdição1989Lisboa
Aveiro - do Vouga ao BuçacoSEMEDO, EnioEdição1989Lisboa
Aveiro - do Vouga ao BuçacoARROTEIA, Jorge CarvalhoEdição1989Lisboa
A Arquitectura Modernista em Portugal (1890-1940)FERNANDES, José ManuelEdição1993Lisboa
Aveiro: cidade Arte NovaBORGES, JaimeEdição1999AveiroGuia coordenado por Jaime Borges

IMAGENS

Casa da Rua do Carmo, 12 e 14, em Aveiro - Fachada principal

Casa da Rua do Carmo, 12 e 14, em Aveiro - Fachada principal: corpo central

Casa da Rua do Carmo, 12 e 14, em Aveiro - Fachada principal: varanda

Casa da Rua do Carmo, 12 e 14, em Aveiro - Fachada principal: registo superior

Casa da Rua do Carmo, 12 e 14, em Aveiro - Fachada principal: janela superior

Casa da Rua do Carmo, 12 e 14, em Aveiro - Fachada principal: porta de entrada

Casa da Rua do Carmo, 12 e 14, em Aveiro - Fachada principal: pormenor decorativo em azulejos

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt