Casa das Pedras | |||||||||||||||||
Designação | |||||||||||||||||
Designação | Casa das Pedras | ||||||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Casa das Pedras (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||||||
Categoria / Tipologia | / | ||||||||||||||||
Tipologia | |||||||||||||||||
Categoria | |||||||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||||||
Localização | |||||||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Cascais/Carcavelos e Parede | ||||||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Lisboa | ||||||||||||||||
Concelho | Cascais | ||||||||||||||||
Freguesia | Carcavelos e Parede | ||||||||||||||||
Proteção | |||||||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como MIP - Monumento de Interesse Público | ||||||||||||||||
Cronologia | Portaria n.º 167/2016, DR, 2.ª série, n.º 105, de 3-06-2016 (ver Portaria Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 1-03-2016 da diretora-geral da DGPC Anúncio n.º 242/2015, DR, 2.ª série, n.º 208, de 23-10-2015 (ver Anúncio) Despacho de concordância de 14-09-2015 do diretor-geral da DGPC Parecer favorável de 9-09-2015 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura Parecer favorável de 5-02-2014 da CM de Cascais Proposta de 7-01-2014 da Departamento dos Bens Culturais da DGPC para a classificação como MIP, ampliando a área a classificar Anúncio n.º 1629/2012, DR, 2.ª série, n.º 19, de 26-01-2012 (ver Anúncio) Procedimento (indevidamente) prorrogado até 31-12-2011 pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho) Despacho de abertura de 4-08-2010 do director do IGESPAR, I.P. Proposta de 23-04-2010 da DRC de Lisboa e Vale do Tedo para a abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional Proposta de classificação de 29-10-2007 da CM de Cascais | ||||||||||||||||
ZEP | Portaria n.º 167/2016, DR, 2.ª série, n.º 105, de 3-06-2016 (com restrições) (ver Portaria) Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 1-03-2016 da diretora-geral da DGPC Anúncio n.º 242/2015, DR, 2.ª série, n.º 208, de 23-10-2015 (ver Anúncio) Despacho de concordância de 14-09-2015 do diretor-geral da DGPC Parecer favorável de 9-09-2015 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura Parecer favorável de 5-02-2014 da CM de Cascais Proposta de 7-01-2014 do Departamento dos Bens Culturais da DGPC | ||||||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||||||
AFECTACAO | 9914630 | ||||||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | O nome da Quinta do Moledo, palavra relacionada com a abundância de pedra, é curiosamente adequado ao local de implantação da Casa das Pedras. Os terrenos desta antiga quinta, hoje urbanizada, estendem-se a sul diante do mar, sobre a Praia das Avencas, na Parede. Do lado oposto, na extremidade norte da quinta, passa ainda hoje a linha do comboio, a partir da qual se desenvolveu no início do século XX uma povoação estendida entre os carris ferroviários e a avenida marginal. A Casa das Pedras foi construída por Manuel de Azevedo Gomes, capitão da marinha e amigo do Almirante Nunes da Mata, a cuja visão e investimentos a freguesia da Parede muito deve. Partilhando o amor de Nunes da Mata pelo mar e o seu entusiasmo com as potencialidades dos terrenos então semi-desérticos da Parede, Manuel de Azevedo Gomes adquiriu a Quinta do Moledo e entregou o projecto da habitação ao arquitecto italiano Nicola Bigaglia, que desenhara o recém-construído chalet da Condessa d'Edla na Quinta da Condessa, no outro extremo da Parede. Tanto a localização como o arquitecto foram portanto uma escolha partilhada em família, já que Manuel de Azevedo Gomes era casado com Alice Hensler, filha da segunda mulher de D. Fernando II, que uma vez viúva trocou a residência no Parque da Pena de Sintra pela proximidade da filha e genro. A casa foi construída nos primeiros anos do século XX, ultrapassando em volumetria o projecto então aprovado. O edifício principal chega a ter quatro pisos no corpo mais elevado. As paredes são rasgadas por numerosos vãos, que aligeiram o seu aspecto pesado e maciço. A nascente da habitação principal ergue-se uma pequena moradia destinada aos caseiros. O jardim, também um pouco agreste, está enquadrado por uma pequena mata. O cenário romântico, ao mesmo tempo agreste e grandioso, dos terrenos que se espraiam sobre as arribas da Parede conjuga-se com as opções estéticas do projecto, nem todas certamente atribuíveis à iniciativa livre do arquitecto. Terá sido o proprietário a imaginar uma casa acastelada e inteiramente revestida com calhaus marítimos, que só a habilidade e experiência de Nicola Bigaglia - autor, entre outros, da Casa dos Cedros do Buçaco, dos Palácios Lambertini, Val Flor, Leitão e Lima Mayer, em Lisboa, este último Prémio Valmor de 1902, e do Teatro D. Amélia, em Setúbal - impediu que resultasse num colosso demasiado pesado e sombrio. Para o conseguir, Bigaglia desmultiplicou o projecto numa sucessão de corpos articulados com distintas volumetrias, varandas e alpendres, e jogou com a variedade de desenhos dos vãos e de tamanhos e colorações das pedras de revestimento, que vão desde os pequenos seixos rolados até a pedras de grandes dimensões, muitas das quais exibem claramente os sinais de desgaste causado pela água salgada. Esta arquitectura "bruta", mas plena da fantasia tardo-romântica típica da época, é evocadora de cenários medievais e sugestões de mistério e nostalgia. O resultado final é uma arquitectura orgânica, onde a casa, semi-oculta, se parece revelar apenas onde se abrem vãos no monte de pedras - ou moledo. Sílvia Leite/DIDA - IGESPAR, IP/2012 | ||||||||||||||||
Processo | |||||||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||||||
Nº de Imagens | 31 | ||||||||||||||||
Nº de Bibliografias | 0 |
Casa das Pedras - Planta com a delimitação e a ZGP que esteve em vigor até ser fixada a ZEP
Casa das Pedras - Vista geral de sudeste
Casa das Pedras - Vista geral de sudoeste
Casa das Pedras - Alpendre virado a poente
Casa das Pedras - Pormenor do alpendre
Casa das Pedras - Corpo central
Casa das Pedras - Entrada principal
Casa das Pedras - Terraço coberto no corpo nascente
Casa das Pedras - Casa dos caseiros
Casa das Pedras - Planta com a delimitação do imóvel em vias de classificação, da proposta de ampliação e da proposta de ZEP (a ampliação e a ZEP só entram em vigor após a publicação da portaria no DR)
Casa das Pedras- Planta anexa à portaria de classificação e fixação da respetiva ZEP, com a delimitação e a ZEP em vigor
Casa das Pedras - Fachada principal: escada de acesso
Casa das Pedras - Terraço coberto sobre a cozinha: varanda com vista para a praia das Avencas
Casa das Pedras - Fachada: janela e do revestimento pétreo do imóvel
Casa das Pedras - Interior: escada de acesso ao piso superior
Casa das Pedras - Fachada: pormenor de janela mainelada
Casa das Pedras - Fachada principal: pequena escada de acesso (Avenida Marginal)
Casa das Pedras - Fachada principal: vista parcial do corpo central, a partir do terraço sobre o jardim de inverno
Casa das Pedras - Fachada poente
Casa das Pedras - Fachada principal: corpo central, a partir do terraço sobre o jardim de inverno
Casa das Pedras - Interior: hall de entrada, vista a partir da escada de acesso ao piso superior
Casa das Pedras - Fachada: pormenor da verga e do mainel duma janela de dois lumes
Casa das Pedras - Fachada a nascente, e terraço coberto sobre o corpo da cozinha
Casa das Pedras - Vista geral (fachada principal sobre a Avenida Marginal)
Casa das Pedras - Jardim: vegetação a tardoz, a ladear o caminho de acesso pela Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares
Casa das Pedras - Terraço: janela de acesso
Casa das Pedras - Interior: sala de jantar
Casa das Pedras - Vista geral (fachada principal virada para a Avenida Marginal)
Casa das Pedras - Fachada principal: vista parcial
Casa das Pedras - Alpendre coberto
Casa das Pedras - Fachada principal: pormenor do revestimento e de um dos vãos de janela
Palacete Vilar de Allen
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