Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antigo Colégio (Externato Silvense)
Designação
DesignaçãoAntigo Colégio (Externato Silvense)
Outras Designações / PesquisasCasa na Rua da Sé, n.º 17 a 23 / Colégio Externato Silvense (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Silves/Silves
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da SéSilves Número de Polícia: 17 - 23
LATITUDE LONGITUDE
37.1896-8.43921
DistritoFaro
ConcelhoSilves
FreguesiaSilves
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital n.º 39/2010 de 22-04-2010 da CM de Silves
Deliberação camarária de 21-04-2010
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado na Rua da Sé, antiga Rua Joaquim António de Aguiar, fazendo gaveto com a atual Travessa da Cató, anteriormente designada por Travessa Joaquim António de Aguiar, o edifício do antigo Externato Silvense terá sido edificado entre os séculos XVII e XVIII, tendo em conta as caraterísticas arquitetónicas que apresenta. A sua localização na zona antiga de Silves, na proximidade do templo mais relevante da urbe aponta, também, para a importância dos seus primeiros proprietários.
O imóvel apresenta uma planta retangular disposta na horizontal com cobertura homogénea em telhado de quatro águas e chaminé retangular. A fachada nascente (principal), devido à inclinação do terreno, ostenta três pisos na extremidade sul e dois na extremidade norte. Exibe cunhais marcados, cimalha com beirado e um friso que estabelece a divisão dos pisos. O andar nobre exibe sete janelas emolduradas por cantaria de verga e cornija curvas, sendo três de sacada com guardas em ferro e quatro de peito. O piso térreo, por sua vez, apresenta cinco janelas de cantaria simples e duas portas, uma de moldura simples e outra de verga reta arquitravada, esta última rematada por óculo elíptico. No piso da cave surge uma fresta e duas portas com moldura simples. A fachada norte é cega.

História
Esta casa integrou os bens do morgado instituído a 31 de janeiro de 1753 a favor de Filipe Alistão Telles Moniz Côrte-Real, por sentença do Supremo Tribunal da Relação. O edifício em 1786 é descrito como "Humas cazas grandes de tres janellas de sacada com grades de ferro que constão de sette altos cinco bachos com seu pateo varanda e quintal de arvores e alpenduradas palheyro e cavalhariça sitas na rua da Sé desta cidade com seu padrão de armas" . O edifício passou, no século XIX, para as mãos de Manuel Raimundo Telles Moniz Côrte-Real, capitão-mor de Silves e compadre de José Joaquim de Sousa Reis, mais conhecido pela alcunha de "Remexido". Manuel Côrte-Real passou a habitar a casa em 1804, depois de ter promovido diversas obras de melhoramento, altura em que se terá configurado a atual fachada. No inventário de sua mulher, D. Mª José da Costa e Silva, datado de 1826, surge a referência a "uma morada de casas na Rua da Sé desta cidade que constam de 6 casas e 4 bachos, 2 alpenduradas e 2 palheiros, tudo coberto de telha, 2 quintais com seu forno (...)".
Em 1970 o edifício foi adquirido pelo Padre José dos Santos Oliveira para aí fundar o Externato Silvense, encontrando-se hoje o imóvel, infelizmente, praticamente todo devoluto.

Maria Ramalho/DGPC/2016 com o apoio de Jorge Estevão Correia/C. M. Silves.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja da MisericórdiaSé Catedral de Silves
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Silves. Guia turístico da cidade e do concelhoDOMINGUES, José Domingos GarciaEdição2002Silves2ªed.

IMAGENS

Antigo Colégio (Externato Silvense) - Foto aérea (Planta de localização)

Antigo Colégio (Externato Silvense) - fachada principal. C. M. Silves, 2015.

Antigo Colégio (Externato Silvense) - localização em cartografia C. M. Silves, 2014.

Antigo Colégio (Externato Silvense) - fachada nascente (principal) e norte. C. M. Silves, 2015.

Antigo Colégio (Externato Silvense) - pomenor da chaminé. C. M. Silves, 2015.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt