Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ponte Filipina sobre a ribeira de Caparide
Designação
DesignaçãoPonte Filipina sobre a ribeira de Caparide
Outras Designações / PesquisasPonte Filipina de São Pedro do Estoril / Ponte Filipina sobre a ribeira de Caparide (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Cascais/Cascais e Estoril
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Ribeira de CaparideSão Pedro do Estoril Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.695082-9.375536
DistritoLisboa
ConcelhoCascais
FreguesiaCascais e Estoril
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaAviso de 30-06-2008, publicado no Boletim Municipal de 17-07-2008
Despacho de 4-06-2008 da Vereadora da Cultura, Educação e Assuntos Sociais e Saúde da CM de Cascais a classificar o imóvel como de IM
Em 3-05-2004 foi dado conhecimento do despacho à CM de Cascais
Despacho de concordância de 24-03-2004 do presidente do IPPAR, com o consequente encerramento do procedimento de classificação de âmbito nacional
Proposta de 16-09-2003 da DR de Lisboa para que se considere que a ponte não tem valor cultural para uma classificação de âmbito nacional
Pedido de parecer de 31-07-2003 da CM de Cascais sobre a eventual classificação como de IM
Deliberação de 2-12-2002 da CM de Cacscais a determinar o interesse na abertura do procedimento de classificação como de IM
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
A ponte implanta-se na localidade de São Pedro do Estoril na zona da foz da Ribeira de Caparide, um local ainda hoje aprazível e que, em tempos, foi também denominado Cai-Água visto o curso de água precipitar-se em cascata sobre a falésia sobranceira ao mar. Aproveitando a força da ribeira existiu neste local uma azenha e um conjunto de casebres destinados à instalação do moleiro que também controlaria a produção de um moinho de vento localizado nas proximidades.
Atualmente a estrutura da ponte passa despercebida devido à construção da Estrada Marginal (EN6) nas proximidades, e à falta de interesse na sua manutenção e valorização. De facto, o que resta do tabuleiro plano que agora se encontra vedado à passagem e que já não comunica com a outra margem, apresenta-se oculto por terra e vegetação que desordenadamente cresce em seu redor. A guarda a montante encontra-se praticamente intacta, enquanto a guarda a jusante desapareceu devido ao corte provocado pelo desenho da Estrada Marginal em 1940.
Edificada no século XVII em alvenaria de pedra calcária rebocada pelo exterior, a ponte foi objeto de algumas alterações ao longo dos tempos, alterações estas mais visíveis ao nível do interior dos arcos de volta perfeita construídos com recurso a silhares de aparelho regular sem reboco. Possui esta ponte dois talha-mares piramidais em cada uma das faces de modo a reforçar os pilares e a evitar o impacto das águas.
História
Nos finais do século XVI o estado das estradas que ligavam a vila de Cascais à cidade de Lisboa e aos lugares situados no seu termo era bastante precário, sobretudo desde as cheias de 1518. Para além da normal circulação de pessoas e bens, as pontes e vias constituíam um elemento fundamental na ligação entre as fortalezas da linha de costa reforçadas sobretudo a partir do século XVII.
A 17 de Março de 1604, a Câmara, com o conhecimento e autorização do rei Filipe II, faz o lançamento de uma "finta" ou "derrama" (imposto municipal) de modo a solucionar o problema da passagem da Ribeira de Cai-Água. O empreiteiro da obra foi João Jorge Morgado que arrematou a construção pelo valor de 76.000 reais. Nesta época a ponte era designada como Ponte de Laiagoa.
Maria Ramalho/DGPC/2015. Colaboração de Sónia Rodrigues Sousa/CMCascais
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens16
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Cascais e os seus CantinhosENCARNAÇÃO, José d'Edição2002Cascais
Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores PortuguesesVITERBO, Francisco M. de SousaEdição1988LisboaLisboa
Cascais Vila de Corte. Oito séculos de históriaANDRADE, Ferreira deEdição1964Cascais
Subsídios para a História do Concelho de Cascais - As comunicações de Cascais para Lisboa, Terrestres, Ferroviárias, Marítimas, Postais, Telegráficas e TelefónicasVIEGAS, João da CruzEdição1940Cascais
Registo Geral das Mercês, D. Maria II, Livro 14, Torre do TomboArquivo Nacional da Torre do TomboEdiçãoLisboa

IMAGENS

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Planta de localização

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Passagem sob o tabuleiro: pormenor da união entre a construção nova e a ponte Filipina

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Vista parcial de dois arcos

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Pontão em pedra com pilar ao meio

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Talhamar visto do tabuleiro

"Caí água" - Cascata junto ao mar (Bilhete postal ilustrado)

Ribeira de Caparide

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Pormenor do talha-mar na face virada a montante

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Boletim Municipal de Classificação

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Interior de um dos arcos

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Vista da face virada a montante

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Passeio ao nível do tabuleiro que se encontra ao fundo, oculto por separador de cimento que impede a passagem.

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Vista do tabuleiro oculto por terra e vegetação. Ainda se observa a guarda situada a montante

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Vista dos arcos e talha-mar localizado a jusante

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Pormenor de arco

Ponte Filipina de São Pedro do Estoril - Vista dos arcos e talha-mar na face virada a jusante

MAPA

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