Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Monte da Herdade do Barrocal
Designação
DesignaçãoMonte da Herdade do Barrocal
Outras Designações / PesquisasHerdade de São Lourenço do Barrocal (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Reguengos de Monsaraz/Monsaraz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Monte do BarrocalMonsaraz Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.443091-7.417454
DistritoÉvora
ConcelhoReguengos de Monsaraz
FreguesiaMonsaraz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital de 25-10-2006 da CM de Reguengos de Monsaraz
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O Monte da Herdade do Barrocal situa-se a cerca de três quilómetros da vila de Monsaraz, próximo da aldeia de Motrinos. Trata-se de uma grande propriedade onde, apesar das alterações de uso verificadas nos últimos anos, ainda coexistem atividades ligadas à agricultura (produção de azeite e vinho) e à pecuária, tendo sido recentemente associada uma componente turística.
No interior da herdade, um território com notável valor ambiental e histórico, são conhecidos importantes monumentos megalíticos nomeadamente dolmens e menires, alguns deles já estudados e referenciados em diferentes trabalhos científicos.
Com cerca de 6000 m2 de área coberta este monte é um excelente exemplo de um tipo de construção que, originalmente, agregava diferentes funções todas elas ligadas à atividade agrícola como a viticultura, olivicultura, pecuária e produção de mel. O monte possui ainda uma antiga zona destinada originalmente à atividade artesanal de apoio à produção com carpintaria, serralharia, funilaria e ainda uma zona onde se situava o lagar de azeite e de bagaço.
Dentro da propriedade destaque ainda para o interessante sistema de irrigação tradicional que se destinava a cobrir uma área de horta com cerca de 3 hectares.
O espaço construído obedece a uma disposição habitual neste tipo de conjuntos com a rua principal a ser definida por alinhamentos de edifícios onde se destaca o imóvel principal, a casa de habitação dos proprietários com dois pisos, bem como diferentes pátios que serviam para articular, de forma eficaz, as áreas destinadas a diferentes funções. Dentro destes espaços salienta-se o "Pátio Agrícola" com três pavilhões de uso agropecuário e um edifício polivalente: casa de alojamento para os trabalhadores (casa de pessoal) e armazéns; o "Pátio Oficinal" com acesso pela rua principal através de um arco que corresponde ao espaço onde se conjugavam diferentes áreas relacionadas, também, com o trabalho agrícola como as oficinas de metal, madeira, pedra e têxteis assim como para alojamento dos trabalhadores; o "Edifício Industrial" que se destaca no conjunto pela sua dimensão e no interior do qual funcionavam os lagares; as "Dependências Agrícolas" onde se situam outras construções como o antigo pombal com as suas grilhagens elaboradas em tijolo, a pocilga, o galinheiro, o colmeal de planta circular com uma interessante arcaria em seu redor e o canil.
As técnicas e os materiais construção empregues nas construções originais são os tradicionais da região, baseando-se no uso da pedra e da argila transformada em tijoleira destinada aos pavimentos ou em tijolo empregue nos vãos, nos arcos e nas abobadilhas. A madeira está presente nas estruturas tradicionais de telhados cobertos com a habitual telha mourisca.
Para além destas áreas, o Monte da Herdade do Barrocal incluía três hectares de horta murada com sistema de irrigação ligado a noras e caleiras inseridas em muretes. É neste espaço que se implanta, também, a antiga "Casa do Hortelão" destinada a albergar, originalmente, o responsável pela sua manutenção.
Trata-se, assim, de um importante conjunto onde a arquitetura tradicional dos diferentes módulos se articula, de forma harmoniosa, com a paisagem.

História
Conservado na família há mais de 200 anos, este impressionante conjunto que chegou a albergar cerca de setenta famílias e 200 trabalhadores chegou até aos nossos dias transformado num complexo turístico de luxo com hotel desenhado pelo arquiteto Souto Moura, espaço este que abriu ao público em 2016. A este módulo que corresponde ao núcleo original do monte, pretende-se agora associar uma vertente imobiliária com lotes destinados à construção de diversas casas na envolvente.

Maria Ramalho/DGPC/2019.
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Monte da Herdade do Barrocal. E. Caeiro, 2018.

Monte da Herdade do Barrocal. E. Caeiro, 2018.

Monte da Herdade do Barrocal (Reguengos Monsaraz), E. Caeiro, 2018.

Monte da Herdade do Barrocal (Reguengos Monsaraz), E. Caeiro, 2018.

Monte da Herdade do Barrocal (Reguengos Monsaraz), E. Caeiro, 2018.

Monte da Herdade do Barrocal (Reguengos Monsaraz), E. Caeiro, 2018.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt