Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa da Criança
Designação
DesignaçãoCasa da Criança
Outras Designações / PesquisasCasa da Criança de Pedrógão Grande (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Pedrógão Grande/Pedrógão Grande
Endereço / Local
LATITUDE LONGITUDE
39.919074-8.144261
DistritoLeiria
ConcelhoPedrógão Grande
FreguesiaPedrógão Grande
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital n.º 32/2006 de 5-12-2006 da CM de Pedrógão Grande, publicado no jornal "A Comarca" n.º 290 de 20-12-2006 e no jornal "Notícias do Pinhal" n.º 181 de 21-12-2006
Deliberação camarária de 14-07-2006
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
O edifício da Casa da Criança encontra-se inserido na área urbana da vila de Pedrógão, próximo da Capela do Calvário, numa zona central denominada Devesa. O terreno da antiga "Quinta da Tapada", que albergava o imóvel, foi convertido em Jardim da Devesa, área reabilitada em 2012. Em redor do imóvel existiam anexos que foram adaptados a outros fins, como o Lar de 3ª Idade e o Museu Pedro Cruz.
Trata-se de uma vivenda romântica, ao estilo "Arte Nova", de três pisos, um deles semienterrado, com cobertura de quatro águas, cuja fachada principal é antecedida por uma escadaria de lanço único, paralela ao alçado, delimitada por uma guarda com motivos geométricos que se prolonga no patamar. O portal principal encontra-se protegido por um alpendre suportado por colunas toscanas. Os vãos, simétricos, são de remate curvo com fecho estilizado no segundo piso e retangulares no terceiro, sendo ainda decorados com um friso de azulejos polícromos numa lógica que se repete nos restantes alçados. A frontaria apresenta ainda um prolongamento que corresponde ao balcão da fachada lateral que se encontra protegido por gradaria geométrica e decorado com uma pintura a azul e branco onde surge representado um enorme jarrão com flores. Todo o edifício é superiormente percorrido por um friso de mosaico com motivos de arabescos envolto por moldura de cantaria e por cachorrada de madeira.
No interior, conserva-se o hall, a respetiva escadaria, as antigas divisões, bem como uma boa parte dos tetos de estuque. O rés-do-chão, no entanto, revela alterações profundas efetuadas nos anos 60, no âmbito da adaptação da casa particular a Casa da Criança.

História
O edifício da Casa da Criança de Pedrogão é um dos poucos que não foi construído de raiz, pelo que se afasta da tipologia habitualmente observada em outras Casas das Crianças espalhadas um pouco por todo o território nacional. A construção destes imóveis inscreve-se, de facto, num plano mais alargado iniciado em 1936 pelo médico Bissaya Barreto que tinha como objetivo oferecer às grávidas, às mães e às crianças com menos recursos, melhores condições de vida e desenvolvimento, pelo menos no decorrer da primeira e segunda infância.
Originalmente o edifício foi construído para habitação nos finais do século XIX, inícios do século XX, por um emigrante brasileiro de apelido Paiva. Posteriormente, nos anos 50, Eduardo Paiva e Assis Camilo, vendem o terreno da "Quinta da Tapada", juntamente com o edifício de habitação, à Junta da Província da Beira Litoral, uma instituição presidida por Bissaya Barreto que instalou, no imóvel, serviços de assistência à maternidade que aí permaneceram até 1966. Com a extinção desta instituição, mais tarde denominada Junta Distrital, a Casa da Criança passou para a posse da "Fundação Bissaya Barreto". Nos anos 70, quando a Fundação deixou de poder garantir o necessário apoio social, a Santa Casa da Misericórdia procurou, junto do Estado, adquirir o edifício. No entanto, em 1983, a posse do imóvel é transferida para a Câmara Municipal de Pedrogão Grande que, posteriormente, acordará a permuta destes terrenos com a Santa Casa da Misericórdia. Em 2014 o edifício sofreu obras de remodelação e adaptação para instalação de uma Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa.

Rosário Carvalho/IPPAR; Câmara Municipal de Pedrógrão Grande; Maria Ramalho/DGPC/2017
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Casa da Criança, em Pedrógão Grande - Fachada principal

Casa da Criança, em Pedrógão Grande - Fachada lateral

Casa da Criança, em Pedrógão Grande - Fachada principal: varanda

Casa da Criança, em Pedrógão Grande - Fachada posterior

Casa da Criança, em Pedrógão Grande - Fachada principal

Casa da Criança. CM.Pedrogão Grande.

Casa da Criança - Edital de Classificação. CM.Pedrogão Grande.

Casa da Criança - localização em vista aérea. CM.Pedrogão Grande.

Casa da Criança. CM.Pedrogão Grande.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt