Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

CTT de Pedras Salgadas
Designação
DesignaçãoCTT de Pedras Salgadas
Outras Designações / PesquisasEdifício dos Correios de Pedras Salgadas / Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, CTT, de Pedras Salgadas (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Vila Pouca de Aguiar/Bornes de Aguiar
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida Lopes de OliveiraBornes de Aguiar Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.544349-7.60526
DistritoVila Real
ConcelhoVila Pouca de Aguiar
FreguesiaBornes de Aguiar
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital de 23-02-2010 da CM Vila Pouca de Aguiar
Despacho de encerramento de 16-06-2009 do director do IGESPAR, I.P.
Proposta de encerramento de 8-06-2009 da DRC do Norte, por não ter valor nacional
Esteve em vias de classificação nos termos do Decreto-Lei n.º 173/2006, DR, I Série, n.º 16, de 24-08-2006 (ver Diploma)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizado na povoação de Pedras Salgadas, junto à entrada para as conhecidas termas da localidade, o edifício dos CTT de Pedras Salgadas é uma construção de planta retangular de dimensões reduzidas, que se divide em dois registos. A estrutura pauta-se por uma linguagem regionalista que remete para a arquitetura solarenga setecentista, mantendo o desenho original.
Projetada para albergar, no piso superior, um espaço habitacional destinado ao chefe da estação de correios, a edificação assemelha-se a uma moradia. No piso térreo albergavam-se os serviços de telégrafo, os serviços postais e os serviços telefónicos; no andar superior estava a referida zona de habitação, com acesso independente.
História
O edifício dos CTT das Pedras Salgadas foi edificado no início dos anos 40 do século XX, depois de elaborado o projeto, e respetivo orçamento, em 1939.
Esta obra decorreu durante a campanha de renovação de equipamentos públicos nas áreas da saúde, educação e serviços empreendida ao longo das décadas de 30 e 40 do século XX pelo governo de Oliveira Salazar. Neste âmbito, foram construídas várias estações de correios, por todo o país, na sua maioria projetadas pelo arquiteto Adelino Nunes. Estas dependências eram construídas mediante quatro tipologias distintas, que se aplicavam consoante a dimensão dos aglomerados populacionais que serviam.
O edifício apresenta dimensões consideráveis, atendendo à dimensão urbana da povoação onde se insere; esta escolha deve-se certamente ao facto de esta estação de correios estar localizada às portas da reconhecida estância termal da localidade, uma das mais importantes do país à época da construção do posto.
O edifício dos CTT das Pedras Salgadas está classificado como de interesse municipal desde 2010.
Catarina Oliveira
DGPC, 2018
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Um Património a Conhecer e SalvaguardarAA.VV.Edição2004LisboaCatálogo que organiza o trabalho de levantamento e rastreio divulgado na exposição itinerante ¿Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970¿ que o IPPAR organizou e que tem vindo a ser apresentada em todo o território nacional e Moçambique. Conjunto de textos de enquadramento e fichas das obras mais representativas de um período de rara criatividade e de verdadeira internacionalização da arquitectura portuguesa, oferecendo simultaneamente uma visão global de toda uma época e sob as mais diversas perspectivas críticas e temáticas.
Coordenação científica da Arqª. Ana Tostões.
Português Suave - Arquitecturas do Estado NovoFERNANDES, José ManuelEdição2003LisboaEnsaio que evidencia a diversidade e a qualidade internacionalizada das propostas modernas da arquitectura portuguesa do século XX. Aqui recupera-se criticamente muitos dos modelos historicistas e totalitários dos programas oficiais do regime, na metrópole e nas antigas colónias.

IMAGENS

CTT de Pedras Salgadas - Fachada posterior

CTT de Pedras Salgadas - Fachada principal: entrada

CTT de Pedras Salgadas - Fachada principal

CTT de Pedras Salgadas - Interior: átrio

CTT de Pedras Salgadas - Planta de delimitação do imóvel (fotografia aérea)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt