Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Quinta de Santo António de Adorigo
Designação
DesignaçãoQuinta de Santo António de Adorigo
Outras Designações / PesquisasQuinta de Santo António (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Tabuaço/Adorigo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Alto de Santo António de AdorigoAdorigo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.151046-7.595958
DistritoViseu
ConcelhoTabuaço
FreguesiaAdorigo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital n.º 12/2010 da CM de Tabuaço
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Quinta de Santo António de Adorigo fica em Tabuaço, plena região demarcada do Douro, a poucos quilómetros de Peso da Régua. Esta antiga quinta vinícola foi adquirida em 1975 por Armando Almeida, duriense retornado que emigrara nos anos 50 para Angola, onde se dedicara à cultura do algodão, e pelos seus dois irmãos. Embora não se conheça a data de instituição da propriedade, esta será pelo menos quinhentista, de acordo com a data de 1560 inscrita no campanário da pequena capela de Santo António, nas imediações da habitação principal. De resto, muitas destas quintas já existiam na época das demarcações pombalinas da Região do Douro, entre 1757 e 1761.
As edificações terão sido diversas vezes restauradas e alteradas ao longo dos séculos. Para a referida capela conhecem-se obras de remodelação, bem como a execução do retábulo, datadas da segunda metade do século XVIII; o edifício foi depois apeado e reconstruído junto da vinha, em 1952. Cinquenta anos mais tarde, em 2002, e após a morte de Armando Almeida, os filhos e herdeiros mecanizaram parte dos vinhedos, substituindo as castas tradicionais por castas de maior qualidade, mas mantendo cerca de metade da vinha velha. Modernizaram igualmente o processo de a vinificação e armazenagem de vinhos, embora mantendo alguns métodos tradicionais, como a pisa da uva nos lagares de granito. Em 2005 inicia-se a reconversão total da casa principal em unidade de Agro-Turismo, concluída no ano seguinte.
Grande parte da área rural de Adorigo está abrangida pela classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial, desde 2001.
Sílvia Leite / DIDA - IGESPAR, I.P. / 2010
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoAlto Douro Vinhateiro
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt