Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja paroquial de Avantos
Designação
DesignaçãoIgreja paroquial de Avantos
Outras Designações / PesquisasIgreja de Santo André, paroquial de Avantos / Igreja Paroquial de Avantos / Igreja de Santo André (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Mirandela/Avantos e Romeu
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Avantos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.544072-7.098062
DistritoBragança
ConcelhoMirandela
FreguesiaAvantos e Romeu
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada num plano ligeiramente elevado em relação ao núcleo urbano que a rodeia, a igreja paroquial de Avantos beneficia, ainda, de um maior destaque, pelo muro que a envolve, apenas interrompido pelo portão decorado por volutas e pináculos, no eixo do portal principal, e ao qual se acede por um lanço único de escadas.
São muito incompletas as informações conhecidas sobre a edificação deste templo, que exibe o ano de 1756 no lintel do portal, juntamente com a inscrição: ARS BENE VIVENDI EST, VIATOR: SI VIS AETERNE VIVERE DISCE MORI, cuja tradução poderá ser a arte de bem viver é só uma, ó caminhante: se queres viver eternamente, aprende a morrer. Esta data deverá reportar-se a uma reedificação da igreja, ou a uma intervenção na fachada, uma vez que são vários os elementos do interior que apontam para a existência de um templo mais antigo, muito possivelmente, quinhentista. O exemplo mais flagrante desta situação são os frescos das capelas laterais, em mau estado de conservação e parcialmente encobertos pelos retábulos barrocos do século XVIII. Na verdade, o altar das Almas, de talha dourada proto-barroca, ou nacional, denuncia uma campanha de obras seiscentista, bem anterior ao restante equipamento decorativo do interior, datado da segunda metade de Setecentos.
A fachada principal, em cantaria, é delimitada por pilastras nos cunhais, rematadas por pirâmides, que suportam a cornija de linhas curvas, interrompida ao centro pela torre sineira. O portal, de linhas rectas, termina em frontão semicircular, onde assenta a base da cruz que se eleva até ao limite da cornija, sendo flanqueada por dois óculos. A torre, de dupla sineira em arco de volta perfeita, termina em cornija saliente, com pináculos laterais e uma cruz, sob peanha, ao centro. Nas restantes fachadas, os volumes são definidos por pilastras, e os panos rebocados e pintados de branco.
A planta do templo articula nave e capela-mor longitudinais, com sacristia anexa, à esquerda. O corpo apresenta coro alto, e púlpito de talha dourada e policromada, rococó, onde se destaca a existência de um anjo tocheiro no início da guarda das escadas de acesso. O tecto é revestido por caixotões, com pinturas representando os diversos santos, que ultrapassam o limite da cobertura para se prolongar uma fiada pelos panos murários da nave. A talha dourada e policromada ganha uma outra dinâmica no arco triunfal, uma vez que envolve o próprio arco e os retábulos colaterais, antecedendo o espaço totalmente revestido a ouro que encontramos na capela-mor.
O retábulo-mor, rococó, ocupa a totalidade da parede fundeira, sendo complementado pelos caixotões do tecto, com representações hagiográficas, e pelas pinturas que revestem as paredes, com a mesma temática, sobre um rodapé pintura mural geométrica. A campanha da capela-mor é a única que se encontra seguramente datada, conhecendo-se, também o autor das pinturas do tecto, cuja assinatura está patente na representação de Santo Isidro. Trata-se de Damião Rodrigues Bustamente, artista natural de Valladolid, que executou este conjunto pictórico em 1773. O retábulo é, com certeza, posterior, pois o seu remate sobrepõe-se, parcialmente, aos primeiros caixotões (MOURINHO, 1995, p. 673).
Concluímos, assim, que a igreja de Avantos, de fundação quinhentista, foi objecto de uma ampla remodelação na segunda metade do século XVIII, que visava actualizar a sua linguagem arquitectónica e decorativa, prolongando, no interior e principalmente na zona da capela-mor, um modelo de igreja forrada a ouro (mas com elementos rococó contemporâneos), o que testemunha a aceitação, por um longo tempo, de determinadas tendências artísticas.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A talha nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso nos séculos XVII e XVIIIMOURINHO JÚNIOR, António RodriguesEdição1984Miranda do Douro
Arquitectura Religiosa da Diocese de Miranda do Douro (1545-1800)MOURINHO JÚNIOR, António RodriguesEdição1995Bragança

IMAGENS

Igreja paroquial de Avantos - Fachada principal (DGEMN, 1979)

Igreja paroquial de Avantos - Interior: nave e capela-mor (DGEMN, 1979)

Igreja paroquial de Avantos - Interior: nave e coro-alto (DGEMN, 1979)

Igreja paroquial de Avantos - Interior da capela-mor: tecto de caixotões com pinturas representando cena da Vida de Cristo (DGEMN, 1979)

Igreja paroquial de Avantos - Interior: retábulo lateral do lado do Evangelho (DGEMN, 1979)

Igreja paroquial de Avantos - Interior: púlpito na parede do lado do Evangelho (DGEMN, 1979)

Igreja paroquial de Avantos - Interior: arco lateral com vestígios de pintura mural representando a Ressurreição de Cristo (DGEMN, 1979)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt