Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Forte de Esposende
Designação
DesignaçãoForte de Esposende
Outras Designações / PesquisasCastelo de São João Baptista / Forte de São João Baptista / Farol de Esposende / Forte de Esposende (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Forte
TipologiaForte
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Esposende/Esposende, Marinhas e Gandra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar do Rio, na foz do rio Cávado- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.542997-8.790415
DistritoBraga
ConcelhoEsposende
FreguesiaEsposende, Marinhas e Gandra
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Erguido na margem direita da foz do rio Cávado, sobranceiro à praia, o Forte de Esposende é uma edificação militar executada no dealbar do século XVIII. Originalmente, a fortificação correspondia a uma estrutura de planta estrelada com um baluarte em cada vértice onde se erguiam guaritas de secção hexagonal. No interior, albergava os edifícios destinados à guarnição, nomeadamente casernas e uma capela. Da fortaleza subsistem atualmente dois vértices com as respetivas guaritas.
Na face norte do antigo forte ergue-se um conjunto edificado correspondente a quatro edifícios, um grande corpo retangular virado à praia, no centro do qual se ergue um farol metálico, e três corpos quadrangulares que se lhe adossam na fachada oposta formando um E, com pátios internos.
História
O Forte de Esposende, também conhecido por Forte de São João Baptista, foi mandado edificar por ordem do rei D. Pedro II, integrando-se num conjunto de fortificações construídas ao mesmo tempo entre as zonas de Vila Praia de Âncora e Esposende.
Esta empreitada militar regional, num período muito posterior à Guerra da Restauração, permite considerar que na última década de Seiscentos foi elaborado um plano para erigir novas estruturas militares na linha de defesa da fronteira noroeste do Reino. O objetivo seria certamente reforçar o poder de fogo das fortalezas já existentes no litoral minhoto, então considerado insuficiente. Para além deste forte na foz do Cávado, foram erigidos os fortes da Lagarteira e do Cão, perto da foz do rio Minho, bem como os fortins da Areosa e de Montedor, mais junto à foz do rio Lima.
O Forte de Esposende iniciou-se no ano de 1699, com a abertura dos alicerces. As obras seriam terminadas poucos meses depois, em Junho de 1702, tendo sido então nomeado como governador da praça de armas António da Cunha Sotto Mayor.
A autoria do projeto da fortaleza é atribuída ao engenheiro Manuel Pinto Vila Lobos, tendo sido a construção dirigida pelo mestre Pedro da Rocha Vale, natural de Vila Nova de Cerveira. (AMÂNDIO: 1996, p. 54).
Em 1866 a estrutura do forte foi modificada, com a destruição de parte da estrutura original, para a construção de um farolim e da habitação do faroleiro. Em 1913 as entidades de Esposende consideravam que o alcance luminoso do farolim era insuficiente, pelo que pediam ao Ministério da Marinha que o substituísse por um farol, com mais potência.
No ano de 1922 era encomendada à Barbier, Bénard & Turenne, uma empresa francesa especialista em sistemas de iluminação para faróis, uma torre de ferro de quinze metros, com uma lanterna que iluminava um perímetro de 270 graus e sete metros de altura de foco, concluída em Abril de 1925. Este farol é uma das raras torres faroleiras metálicas existentes em Portugal. O sistema luminoso do farol viria a ser modernizado por duas vezes, em 1980 e em 1999.
O Forte de Esposende foi classificado como imóvel de interesse público em 1982. O seu farol continua em funcionamento.
Catarina Oliveira
DGPC, 2020
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Guia de Portugal, v.4, t. I : Entre Douro e Minho, Douro LitoralPROENÇA, RaulEdição1983Lisboa
"Esposende e o seu concelho na história e na geografia", Mínia, n.º 4, 1996AMÂNDIO, BernardinoEdição1996Bragan.º 4 p. 108-145
Teoria y proyeto sobre las fortificaciones militares al nuerte del DueroFERNANDEZ NUNEZ, EstanislaoEdição1987Vila Nova de Gaia
Guia de Inventário - Fortificações medievais e modernasNOÉ, PaulaEdição2015

IMAGENS

Forte de Esposende - Vista geral
Autor: Raquel N. Rodrigues, em colaboração com Wiki Loves Monuments

Forte de Esposende - Panorâmica

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt