Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Nossa Senhora de Ceiça
Designação
DesignaçãoCapela de Nossa Senhora de Ceiça
Outras Designações / PesquisasCapela de Nossa Senhora de Seiça / Capela de Nossa Senhora da Ceiça (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Figueira da Foz/Marinha das Ondas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- --Ceiça Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.044705-8.785722
DistritoCoimbra
ConcelhoFigueira da Foz
FreguesiaMarinha das Ondas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 251/70, DG, I Série, n.º 129, de 3-06-1970 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA fundação da capela de Nossa Senhora de Ceiça, situada em frente do mosteiro cisterciense com o mesmo nome, encontra-se ligada à lenda do abade João, do Mosteiro do Lorvão que, de acordo com a tradição (só conservada em prosa castelhana - CORREIA, GONÇALVES, 1947) e o conjunto de pinturas exposto no interior da capela, defendeu bravamente a povoação de Montemor-o-Velho contra o ataque de um exército mouro. Apoiado apenas por um número reduzido de cristãos, o abade João perseguiu os mouros até Ceiça, onde os derrotou, fundando uma capela dedicada a Nossa Senhora, em acção de graças pela vitória alcançada (COELHO, 1935, p. 332).
Contudo, nada resta da primitiva ermida, que ruiu em 1590. No seu lugar foi erguida, em 1602, e por iniciativa de Frei Manuel das Chagas, a capela que hoje conhecemos, cuja memória subsiste no lintel da porta (CORREIA, GONÇALVES, 1947).
De planta centralizada, à semelhança de muitas outras construídas na região de Aveiro e Coimbra na segunda metade do século XVII (SERRÃO, 2003, p. 133), a capela de Nossa Senhora de Ceiça exibe um traçado octogonal, repetido no alpendre, mais baixo, que percorre todo o perímetro da ermida. Este, sustentado por colunas dóricas apoiadas no muro, divide o alçado em dois registos - no primeiro, rasga-se a porta de entrada e algumas janelas de secção rectangular; no segundo, abrem-se janelas, em cada um dos lados do polígono, unidas por uma cimalha. Esta última intervenção insere-se nas obras de remodelação do século XVIII, que dotaram a capela do altar-mor dos azulejos e pinturas que hoje observamos (CORREIA, GONÇALVES, 1947).
No interior, encontra-se uma lápide comemorativa da história do Abade João, bem como uma série de pinturas, com legendas, ilustrativas dos mesmos episódios - "Montemor cercada, pelos mouros; degolação de mulheres e crianças pelo abade João e companheiros; combate com os mouros; notícia da ressurreição dos degolados; criado de D. Afonso Henriques caindo do cavalo; cura miraculosa do mesmo criado, erimitão e o rei que lhe promete fundar o mosteiro" (CORREIA, GONÇALVES, 1947).
No retábulo, destaca-se a imagem de Nossa Senhora com o Menino, escultura do século XIV. Por sua vez, o silhar de azulejo prolonga a iconografia mariana, ao representar emblemas da Virgem, tendo sido executado em Coimbra.
Igreja de peregrinação, de gosto barroco, este pequeno templo dedicado a Nossa Senhora de Ceiça, constituiria um volume bastante elevado, caso não fosse interrompido pelo alpendre. Este, deveria albergar bastantes fiéis, dado que as portas e as janelas térreas foram desenhadas de modo a tornar visível o altar, funcionando como uma espécie de prolongamento do espaço interno.
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
O BarrocoSERRÃO, VítorEdição2003Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom
"A capela de Nossa Senhora de Ceiça", Album FigueirenseCOELHO, JoãoEdição1935

IMAGENS

Capela de Nossa Senhora de Ceiça - Vista geral

Capela de Nossa Senhora de Ceiça - Interior: retábulo-mor (DGEMN, 1967)

Capela de Nossa Senhora de Ceiça - Interior: Painel de azulejos e lápide comemorativa da batalha (DGEMN, 1967)

Capela de Nossa Senhora de Ceiça - Interior: tela representando a batalha de Montemor (DGEMN, 1967)

Capela de Nossa Senhora de Ceiça - Interior: tela representando a batalha que terá dado origem ao templo (DGEMN, 1967)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt