Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pilares (2) que sustentavam a ponte pênsil
Designação
DesignaçãoPilares (2) que sustentavam a ponte pênsil
Outras Designações / PesquisasPilares que sustentavam a ponte pênsil / Ponte Pênsil sobre o rio Douro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pilar
TipologiaPilar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Porto/Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Cais na margem direita do rio Douro, imediatamente a jusante da Ponte D. Luís - Cais da RibeiraPorto Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.140664-8.60992
DistritoPorto
ConcelhoPorto
FreguesiaCedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAté à afirmação do Liberalismo em terras portuenses, a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia era assegurada, a par dos vários barcos, jangadas, barcaças e batelões, pela denominada "Ponte das Barcas" ou, melhor, dizendo, por sucessivas "pontes das barcas", a última das quais - e, do ponto de vista estrutural, a mais duradoura - foi inaugurada a 15 de Agosto de 1806, num período assaz complexo da vida política do país. Na verdade, não se tratava, propriamente, de uma ponte, pois a estrutura assim concebida era composta de vinte barcas interligadas por cabos de aço, com a particularidade de se poderem apartar para dar passagem às inúmeras embarcações.
Entretanto, a 7 de Abril de 1837, decretou-se a construção de uma ponte pênsil, por forma a dirimir as dificuldades resultantes das fragilidades inerentes à antiga ponte. Uma instabilidade infelizmente reforçada com o terrível acidente ocorrido na "ponte" em 1809, quando centenas de pessoas pereceram ao fugirem do ataque lançado pelas tropas invasoras francesas, comandadas pelo Marechal Jean de Dieu Soult, Duque da Dalmácia (1769-1851).
A edificação da ponte inseria-se, porém, num plano mais vasto concebido pelo Estado português para lançamento da estrada que deveria a ligar as cidades de Lisboa e do Porto, para cuja concretização contratou a empresa francesa Claranges Lucotte & Cie, de propriedade do Conde Claranges Lucotte.
Exigindo-se a sua concepção com base, entre outras características, no sistema de suspensão em ferro, a obra, com risco do engenheiro Estanislau Bigot, de colaboração com o engenheiro português José Victorino Damásio (1807-1875), decorreu entre Maio de 1841 e 17 de Fevereiro de 1843, tendo a ponte servido o seu propósito até à construção da ponte D. Luís I.
A ponte foi dotada de dois pilares de cantaria granítica, de secção quadrada, adelgaçados na parte superior (conferindo-lhes a forma pela qual são mais conhecidos - "obeliscos"), com dezoito metros de altura, no topo dos quais se erguiam outros pilares finalizados em capitéis dóricos encimados por esferas de cobre, destinados à suspensão (a dez metros acima do nível das águas) do tabuleiro de seis metros de largura e um total de cento e setenta metros de comprimento.
Em 1887, a ponte pênsil foi parcialmente desmontada, tendo subsistido até aos nossos dias apenas os pilares de sustentação da estrutura original.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPIgreja de Santa ClaraPonte de D. Luís
Outra ClassificaçãoCentro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do PilarZona histórica do Porto
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Subsídios para a História do PortoDIAS, PedroEdição1986Porto
Guia histórico e artistico do PortoPASSOS, Carlos deEdição1935
Inventário Artístico de Portugal: Cidade do PortoQUARESMA, Maria Clementina de CarvalhoEdição1995Lisboa
Porto a Património Mundial - Processo de Candidatura da Cidade do Porto à Classificação pela UNESCO como Património Cultural da HumanidadeLOZA, Rui RamosEdição1993
Porto, Origens Históricas e MonumentosFERREIRA, José AugustoEdição1928Porto

IMAGENS

Pilares da ponte Pensil - Remate arquitravado de um dos pilares

Pilares da ponte Pensil - Vista geral

Pilares da ponte Pensil - Integração na envolvente com Ponte D. Luís

Pilares da ponte Pensil - Vista geral

Pilares da ponte Pensil - Vista geral

Pilares da ponte Pensil - Registo superior

MAPA

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