Pilares (2) que sustentavam a ponte pênsil | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Pilares (2) que sustentavam a ponte pênsil | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Pilares que sustentavam a ponte pênsil / Ponte Pênsil sobre o rio Douro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Pilar | ||||||||||||
Tipologia | Pilar | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Porto/Porto/Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória | ||||||||||||
Endereço / Local |
| ||||||||||||
Distrito | Porto | ||||||||||||
Concelho | Porto | ||||||||||||
Freguesia | Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Conjunto | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12707538 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Até à afirmação do Liberalismo em terras portuenses, a ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia era assegurada, a par dos vários barcos, jangadas, barcaças e batelões, pela denominada "Ponte das Barcas" ou, melhor, dizendo, por sucessivas "pontes das barcas", a última das quais - e, do ponto de vista estrutural, a mais duradoura - foi inaugurada a 15 de Agosto de 1806, num período assaz complexo da vida política do país. Na verdade, não se tratava, propriamente, de uma ponte, pois a estrutura assim concebida era composta de vinte barcas interligadas por cabos de aço, com a particularidade de se poderem apartar para dar passagem às inúmeras embarcações.
Entretanto, a 7 de Abril de 1837, decretou-se a construção de uma ponte pênsil, por forma a dirimir as dificuldades resultantes das fragilidades inerentes à antiga ponte. Uma instabilidade infelizmente reforçada com o terrível acidente ocorrido na "ponte" em 1809, quando centenas de pessoas pereceram ao fugirem do ataque lançado pelas tropas invasoras francesas, comandadas pelo Marechal Jean de Dieu Soult, Duque da Dalmácia (1769-1851). A edificação da ponte inseria-se, porém, num plano mais vasto concebido pelo Estado português para lançamento da estrada que deveria a ligar as cidades de Lisboa e do Porto, para cuja concretização contratou a empresa francesa Claranges Lucotte & Cie, de propriedade do Conde Claranges Lucotte. Exigindo-se a sua concepção com base, entre outras características, no sistema de suspensão em ferro, a obra, com risco do engenheiro Estanislau Bigot, de colaboração com o engenheiro português José Victorino Damásio (1807-1875), decorreu entre Maio de 1841 e 17 de Fevereiro de 1843, tendo a ponte servido o seu propósito até à construção da ponte D. Luís I. A ponte foi dotada de dois pilares de cantaria granítica, de secção quadrada, adelgaçados na parte superior (conferindo-lhes a forma pela qual são mais conhecidos - "obeliscos"), com dezoito metros de altura, no topo dos quais se erguiam outros pilares finalizados em capitéis dóricos encimados por esferas de cobre, destinados à suspensão (a dez metros acima do nível das águas) do tabuleiro de seis metros de largura e um total de cento e setenta metros de comprimento. Em 1887, a ponte pênsil foi parcialmente desmontada, tendo subsistido até aos nossos dias apenas os pilares de sustentação da estrutura original. [AMartins] | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | Igreja de Santa ClaraPonte de D. Luís | ||||||||||||
Outra Classificação | Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do PilarZona histórica do Porto | ||||||||||||
Nº de Imagens | 6 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 5 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
---|---|---|---|---|---|
Subsídios para a História do Porto | DIAS, Pedro | Edição | 1986 | Porto | |
Guia histórico e artistico do Porto | PASSOS, Carlos de | Edição | 1935 | ||
Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto | QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho | Edição | 1995 | Lisboa | |
Porto a Património Mundial - Processo de Candidatura da Cidade do Porto à Classificação pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade | LOZA, Rui Ramos | Edição | 1993 | ||
Porto, Origens Históricas e Monumentos | FERREIRA, José Augusto | Edição | 1928 | Porto |
Pilares da ponte Pensil - Remate arquitravado de um dos pilares
Pilares da ponte Pensil - Vista geral
Pilares da ponte Pensil - Integração na envolvente com Ponte D. Luís
Pilares da ponte Pensil - Vista geral
Pilares da ponte Pensil - Vista geral
Pilares da ponte Pensil - Registo superior