Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa de Nossa Senhora da Aurora, ou Casa do Arrabalde
Designação
DesignaçãoCasa de Nossa Senhora da Aurora, ou Casa do Arrabalde
Outras Designações / PesquisasCasa de Nossa Senhora da Aurora (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Palácio
TipologiaPalácio
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Arca e Ponte de Lima
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do ArrabaldePonte de Lima Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.770023-8.582579
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaArca e Ponte de Lima
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Casa dos Condes de Aurora, em Ponte de Lima, é uma reconstrução setecentista de um imóvel bastante anterior (remontando, muito possivelmente, ao século XIV), mas que foi alvo de novas intervenções durante o século XVII. O traçado do edifício que hoje conhecemos tem vindo a ser atribuído a Manuel Pinto de Vilalobos, natural de Viana do Castelo e membro da conhecida família de engenheiros-arquitectos que, entre os séculos XVII e XVIII, desenvolveu extensa actividade na zona Norte do país.
A remodelação da casa de Nossa Senhora da Aurora ocorreu entre os anos de 1714 e 1730, dando origem a um imóvel cuja depuração e sobriedade se aproxima de uma linguagem maneirista, mas onde a divisão do alçado, por pilastras, em três corpos, e a abertura simétrica de vãos, com janelas de sacada no andar nobre e alternância de portas e janelas no piso térreo, é própria da tipologia arquitectónica barroca e urbana, tão utilizada ao longo do século XVIII (AZEVEDO, 1969). De facto, a casa inscreve-se numa tradição de planta longitudinal, com longas fachadas, e onde o ritmo e movimento se encontram na profusão de vãos, regulares, que rasgam os alçados. As varandas do primeiro andar formam um friso, traçando uma linha horizontal, compensada pelas pilastras e pela organização vertical dos vãos de ambos os pisos, que se ligam entre si através da bandeira do piso térreo, cujas mísulas suportam as janelas de sacada, rematadas por frontão triangular. No cunhal, junto à capela, exibe-se o brasão esquartelado dos Sás, Sottomaior, Rebelos e Abreus, enquadrado por uma gramática decorativa barroca. No alçado posterior, a regularidade dá lugar a uma série de volumes, alguns dos quais de tratamento mais rústico, o que contrasta vivamente com a erudição do frontispício.
É possível que a capela seja de época posterior. Em 1723 foi doada pelo desembargador João de Sá Souto Maior e sua mulher, Maria Joana de Castro Barreto da Gama e Macedo, ao arcebispo primaz (LEMOS, 1977). A sua implantação, recuada em relação ao frontispício, permite ainda inscrevê-la no modelo de casa com capela na fachada, também característico da arquitectura nortenha do século XVIII. Contudo, encontramos aqui a mesma linguagem depurada, com alçado flanqueado por pilastras rematado por entablamento. O portal, também definido por pilastras que suportam entablamento, é encimado por uma estrutura semelhante, onde se abre um janela rematada por frontão triangular, interrompido. No interior, ganha especial importância o retábulo de talha dourada, de estilo nacional, bem como o revestimento azulejar, de padrão, da mesma época. O coro alto comunica directamente com o andar nobre da casa.
No muro que se encontra no prolongamento da fachada, abre-se uma fonte com a figura de Neptuno, e com a data de 1642, numa inscrição onde se refere que a água da fonte pertencia à Quinta, mas que esta bica se destinava ao povo.
No interior da propriedade, os jardins evocam a importância da natureza durante o período barroco, destinando-se a servir enquanto espaços de passeio onde os equipamentos, de que as fontes são um dos melhores exemplos, foram pensados para a fruição de quem os habitava. Neste contexto, destaca-se a fonte com a imagem de Nossa Senhora da Aurora e em cujo nicho se projecta um brasão de armas, ambos integrados numa composição delimitada por pilastras e decorada por volutas.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Palácios e solares portuguezes (Col. Encyclopedia pela imagem)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1900Porto
Os Mais Belos Palácios de PortugalGIL, JúlioEdição1992LisboaLisboa Data do Editor : 1992
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
Anais Municipais de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1977Ponte de Lima
Anais Municipais de Ponte de LimaLEMOS, Miguel Roque dos ReisEdição1977Ponte de Lima

IMAGENS

Casa de Nossa Senhora da Aurora - Fachada principal

Casa de Nossa Senhora da Aurora - Fachada principal da capela

Casa de Nossa Senhora da Aurora - Fonte com a figura de Neptuno

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt