Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Torres de São Paulo e da Cadeia e o pequeno pano de muralha existente entre as duas torres
Designação
DesignaçãoTorres de São Paulo e da Cadeia e o pequeno pano de muralha existente entre as duas torres
Outras Designações / PesquisasTorre de São Paulo / Torre da Cadeia / Cerca urbana de Ponte de Lima e Torres de São Paulo e da Cadeia (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Conjunto Urbano
TipologiaConjunto Urbano
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Arca e Ponte de Lima
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Passeio 25 de AbrilPonte de Lima Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.767341-8.585024
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaArca e Ponte de Lima
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 34 452, DG, I Série, n.º 59, de 20-03-1945 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaVila mais antiga de Portugal (estatuto orgulhosamente reclamado pelos limianos em referência ao foral de D. Teresa, datado de 1125), e capital do Alto Minho até ao século XV, Ponte de Lima só foi dotada de um sistema defensivo em época muito tardia. Com efeito, é do século XIV que datam os dados seguros acerca da edificação da cerca, resumindo-se as hipóteses de ter existido uma muralha anterior a uma mera sugestão de trabalho, que continuamente esbarra com a inexistência de indicadores arqueológicos e documentais (ANDRADE, 1990, p.56, nota 22).
O caminho para a Baixa Idade Média foi marcado, no nosso país, por uma progressiva afirmação dos núcleos urbanos e proto-urbanos, que foram funcionando, cada vez mais, como pólos aglutinadores do espaço e dos homens. Neste sentido, a intensificação das trocas comerciais e a maior mobilidade humana, determinou a progressiva aplicação de taxas aduaneiras e de impostos sobre os bens e o trânsito. Em meados do século XIV, quando se iniciaram as obras da cerca de Ponte de Lima, esta era já uma realidade em todo o reino e numerosas eram as vilas e cidades que se amuralhavam, não só tendo em vista as vantagens militares daí resultantes, mas, também, as vantagens económicas (ALMEIDA, 1987, p.101).
Até há pouco tempo, discutia-se, ainda, qual o momento específico em que os trabalhos de construção da muralha haviam arrancado e qual a marcha da empreitada. O estudo que Mário Barroca dedicou a uma inscrição do reinado de D. Pedro, que comemora precisamente o início das obras, não deixa margem para dúvidas. Esta inscrição (colocada originalmente na Torre Velha) já havia sido lida por vários autores, mas a maioria incorrera em erros de precisão cronológica. Por ela, sabemos que a 8 de Março de 1359 iniciaram-se as tarefas de britar pedra para o muro e que este começou a ser levantado a 3 ou 6 de Julho desse ano (BARROCA, 2000, vol.2, t.2, p.1734). Onze anos decorreram até que o sistema estivesse completo, pois a 19 de Maio de 1370, num documento de D. Fernando, já não se referem quaisquer obras (IDEM, p.1734).
A cerca construída nesse tempo pode considerar-se relativamente grande, desenvolvendo-se ao longo de mais de um quilómetro de extensão. Nove torres protegiam um perímetro ovalóide irregular, que incluía a ponte gótica (presumivelmente construída uns anos antes), onde se implantavam duas torres (ambas nas extremidades da estrutura: a Torre Velha, do lado Norte, e a da Ponte, ligada ao sistema defensivo da vila).
No século XV, edificou-se uma décima torre - a do Castelo -, assim denominada por se situar junto à cidadela, estrutura tutelar da vila, localizada na vertente Sul do complexo militar, mas da qual, infelizmente, nada chegou até hoje (ALMEIDA, 1987, p.101). Ainda da centúria de Quatrocentos datava o paço, construído por D. Leonel de Lima a partir de 1469 e na sequência da instituição da Arcaidaria-Mor de Ponte de Lima por D. Afonso V, estrutura tripartida com corpo central de duplo piso ladeado por duas torres (SILVA, 1995, p.168) e de que resta, somente, uma parcela muito adulterada da fachada principal.
No reinado de D. Manuel, para além do ameamento da ponte, edificou-se a Torre da Cadeia (principal elemento do complexo defensivo da vila que ainda resta). A ela associou-se a Porta Nova, facto que gerou uma alteração urbanística da localidade, criando uma nova centralidade ribeirinha no local da antiga judiaria.
Nos séculos seguintes, foram muitos os momentos de destruição da cerca. Em 1787, a Câmara "autorizou a demolição de parte da muralha medieval" para aplicar a pedra a edificações públicas e privadas (ANDRADE, 1990, p.14). Menos de um século depois, em 1857, demolia-se a última torre, datando, dessa altura, a única fotografia da torre velha. Restou a da Cadeia, que desempenhou esta função quase até aos nossos dias e que se instituiu como uma marca cenográfica da vila, e a de São Paulo, que defendia inicialmente a Rua do Postigo.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCapela da Senhora da Penha de FrançaPonte sobre o Lima
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias10

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro da Ribeira LimaAURORA, Conde deEdição1959Porto
Paços Medievais PortuguesesSILVA, José Custódio Vieira daEdição1995Lisboa Tipo : Colecção - Arte e Património
Alto MinhoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição1987Lisboa
Um espaço urbano medieval: Ponte de LimaANDRADE, Amélia AguiarEdição1990Lisboa
Monografia do concelho de Ponte de LimaAURORA, Conde deEdição1946Porto
Itinerários de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1973Ponte de Lima
Anais Municipais de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1977Ponte de Lima
Anais Municipais de Ponte de LimaLEMOS, Miguel Roque dos ReisEdição1977Ponte de Lima
"Ponte de Lima na Alta Idade Média", Arquivo do Alto Minho, vol. 9FERNANDES, A. de AlmeidaEdição1960Viana do Castelo
Epigrafia medieval portuguesa (862-1422)BARROCA, Mário JorgeEdição2000Lisboa
Inventário Artístico da Região Norte - III (Concelho de Ponte de Lima)Edição1974Portosérie «Estudos Regionais» - n.º 10

IMAGENS

Torres de São Paulo e da Cadeia - Enquadramento geral (visto do tabuleiro da ponte medieval)

Torre da Cadeia Velha - Vista geral

Torre da Cadeia Velha - Vista geral

Torre de São Paulo - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt