Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cruzeiro de Venade
Designação
DesignaçãoCruzeiro de Venade
Outras Designações / PesquisasCruzeiro de Venade (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Cruzeiro
TipologiaCruzeiro
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Caminha/Venade e Azevedo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo de António Joaquim Alves da CruzRibas Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.857591-8.815811
DistritoViana do Castelo
ConcelhoCaminha
FreguesiaVenade e Azevedo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaExecutado entre 1760 e 1790, a expensas da população, o cruzeiro de Venade é um dos mais interessantes exemplos, no Norte do país, deste género de manifestações, que atestam a importância dos espaços exteriores marcados por símbolos religiosos. O padrão destaca-se pela profusão e qualidade escultórica dos elementos que o constituem, apresentando uma iconografia própria destes cruzeiros, mas muito completa, onde figuram os quatro Evangelistas, Nossa Senhora da Conceição e Cristo Crucificado.
Assente sobre quatro degraus octogonais, o plinto, de cornija moldurada, exibe, nos cantos, as esculturas dos Evangelistas. O fuste da coluna, em espiral, tem início numa base decorada por acantos, e termina num capitel em forma de florão. A meio, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição (rodeada por querubins), de mãos postas e com a serpente enrolada sob os seus pés. O conjunto termina com Cristo numa cruz de braços de secção circular.
A leitura iconográfica deste conjunto, de sentido ascensional, culmina na complementaridade entre as cenas representadas, alusivas aos dois momentos extremos da vida de Jesus, a Encarnação e a morte na cruz (VITERBO, 1910, p. 2).
É conhecido o nome do canteiro responsável pela execução deste cruzeiro, Bento Lourenço da Costa, ou o pai, a quem são atribuídos, pela proximidade estilística, outros dois padrões - São Pedro de Arcos (Ponte de Lima) e Santa Maria de Portuzelo (Viana do Castelo) (VITERBO, 1910, p. 2; CHAVES).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Cruzeiros de Portugal: contribuições para o seu catálogo descriptivo, Sep. do Boletim da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos PortuguezesVITERBO, Francisco M. de SousaEdição1910Lisboa
"Os pelourinhos e os cruzeiros", Arte Portuguesa, As Artes Decorativas (dir. João Barreira), pp. 75-104CHAVES, LuísEdiçãoLisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt