Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Conjunto definido por diversos arruamentos, bem como os espaços livres públicos que os mesmos ligam, em Amarante
Designação
DesignaçãoConjunto definido por diversos arruamentos, bem como os espaços livres públicos que os mesmos ligam, em Amarante
Outras Designações / PesquisasRua Dr. Miguel Pinto Martins e Rua Teixeira de Vasconcelos e parte nascente da Rua 5 de Outubro; Praça da República (Largo de São Gonçalo) e Alameda de Teixeira de Pascoais; Rua 31 de Janeiro (antiga Rua do Covelo) e Largo do Conselheiro António Cândido / Núcleo urbano da cidade de Amarante (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Conjunto
TipologiaConjunto
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Amarante/Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Amarante Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.268909-8.079915
DistritoPorto
ConcelhoAmarante
FreguesiaAmarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImplantada junto às margens do Tâmega, a povoação de Amarante deve remontar à Idade Média, embora a tradição local indique como seus primeiros habitantes os Turdetanos, povo ibérico que se teria estabelecido nesta região cerca de 360 a. C.
Na realidade, as primeiras referências documentais ao povoado junto ao rio reportam à presença de São Gonçalo nesta região, santo que em meados do século XIII ali se terá estabelecido, numa pequena ermida. Segundo se pensa, terá sido São Gonçalo que, cerca de 1250, mandou edificar a primeira ponte que uniu as duas margens do Tâmega.
No entanto, pouco se pode reconstituir do povoado medieval, uma vez que durante as Invasões Francesas as tropas napoleónicas destruíram grande parte da cidade, nomeadamente os edifícios mais antigos. Mas este incidente não alterou o traçado urbano da povoação, mantendo-se os edifícios construídos a partir do século XVI.
A malha urbana do centro da cidade apresenta uma estrutura de traçado irregular, que conflui de ambas as margens do Tâmega. O centro urbano é fortemente marcado pelo edifício monumental do convento que os dominicanos construíram dedicado a São Gonçalo, junto à saída da ponte.
Os edifícios apresentam uma estrutura muito comum na arquitectura habitacional nortenha dos séculos XVI e XVII, de dois e três registos, com loja no piso térreo e largas janelas de peito ou de sacada nos pisos superiores.
No centro destacam-se ainda a igreja barroca de Nosso Senhor dos Aflitos, o templo de São Pedro, o Solar dos Magalhães e a Casa da Cerca, que reaproveitou parte da estrutura do antigo Convento de Santa Clara, servindo actualmente como biblioteca e arquivo local.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo1º Ruas Dr. Miguel Pinto Martins e Teixeira de Vasconcelos e a parte nascente da R. 5 de Outubro; 2º Praça da República (Lgº S. Gonçalo) e Alameda de Teixeira de Pascoais; 3º Rua 31 de Janeiro ... (ver Obs.)
Abrangido em ZEP ou ZPConvento de Santa Clara (restos da capela)Igreja de São Domingos, incluindo a obra de talha nela existenteIgreja de São Gonçalo, compreendendo o claustroIgreja de São Pedro, incluindo a sacristia, bem como os retábulos de talha e os azulejos que revestem o interiorPonte sobre o TâmegaSolar dos Magalhães
Outra ClassificaçãoPonte sobre o Tâmega
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de PortugalCOSTA, Pe. António Carvalho daEdição1712LisboaOff. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712
História antiga e moderna da sempre leal e antiquíssima Vila de AmaranteMENESES, Francisco de Alpoim eEdição1814London
Amarante medievalMACHADO, António de SousaEdição1979Amarante

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt