Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Sanceriz
Designação
DesignaçãoPelourinho de Sanceriz
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Sanceriz (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Bragança/Macedo do Mato
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do PelourinhoSanceriz Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.586711-6.758056
DistritoBragança
ConcelhoBragança
FreguesiaMacedo do Mato
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaIntegrando, na actualidade, três lugares - Macedo do Mato, Freira e Sanceriz -, a freguesia de Macedo do Mato, particularmente propícia à actividade agrícola e à pastorícia, possui no seu termo diversos testemunhos de ocupação humana que se perde nos tempos, remontando, pelo menos, à Idade do Ferro estabelecida para esta região peninsular, a exemplo do povoado fortificado - castro - que ostenta, citado por alguns dos precursores dos estudos arqueológicos na zona, com destaque para o sacerdote secular, arqueólogo e historiador, de seu nome Francisco Manuel Alves, mais comummente conhecido por Abade Baçal (1865-1947), profundamente empenhado no conhecimento do passado mais remoto de toda a área brigantina.
Não obstante, dois destes lugares - Freira e Sanceriz - foram, em tempos, sedes concelhias. Especialmente, o último, com foral doado por D. Dinis (1261-1325), em 1285, numa evidência da sua relevância estratégica, especialmente visível durante o longo processo de consolidação das fronteiras nacionais, incentivando, assim, o enraizamento de gentes e o consequente aumento populacional na zona. Um reconhecimento reafirmado posteriormente, já no reinado de D. Manuel I (1469-1521), através da concessão de novo foral, datado, ao que tudo indica, de 1510.
Como 'cabeça de Concelho' que era, Sanceriz dispunha de 'Casa da Câmara' composta dos elementos necessários ao seu normal funcionamento, assim como de um pelourinho, símbolo, por excelência, da autonomia administrativa que lhe era conferida deste modo.
Erguido no centro da povoação, o "Pelourinho de Sanceriz" terá sido construído entre os dois forais, ou seja, no século XIV, exibindo uma simplicidade e uma robustez assaz características de outros exemplares erguidos na região durante a Idade Média.
Embora tivesse sido alterado nos anos trinta, a julgar pela análise comparativa do registo efectuado pelo conhecido ilustrador e aguarelista Alberto de Sousa (1880-1961), um dos artistas plásticos portugueses que mais se empenhou na fixação de inúmeros monumentos existentes no país, e apresente um desgaste decorrente da acção do tempo e dos Homens, o pelourinho, executado nas matérias-primas mais abundantes na região - granito e xisto -, manterá, na generalidade, a sua feição primitiva.
Compõe-se, por conseguinte, de plataforma de planta quadrangular com dois degraus de alturas diferenciadas, suportando soco com igual degrau sobre a qual assenta a base octogonal da coluna, com aproximadamente 80 centímetros de altura. De feição octogonal, o fuste exibe superfície lisa e fractura a dois terços da sua medida, terminando num tronco piramidal ostentando quatro rosetões em cada face, de indiscutível linha arcaizante.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Os Pelourinhos. Elementos para o seu catálogo geralCHAVES, LuísEdição1938Lisboa
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: arqueologia, etnografia e arteALVES, Francisco ManuelEdição1934Portovol. 9, p. 718
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa
Pelourinhos PortuguesesMAGALHÃES, Fernando Perfeito deEdição1991InapaFac-símile da colecção de aguarelas de F. perfeito de Magalhães, pintadas durante os anos 30 e 50 do século XX.
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Distrito de BragançaEdição1993LisboaSeparata da edição Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário/Portugal IPPAR Tipo : Outras Publicações - Património

IMAGENS

Pelourinho de Sanceriz - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt