Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Ermelo
Designação
DesignaçãoIgreja do Ermelo
Outras Designações / PesquisasIgreja do antigo Mosteiro de Ermelo / Igreja de Ermelo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Baião/Ancede e Ribadouro
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta de ErmeloErmelo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.100742-8.031066
DistritoPorto
ConcelhoBaião
FreguesiaAncede e Ribadouro
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 40 361, DG, I Série, n.º 228, de 20-10-1955 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaUm inventário dos bens do mosteiro beneditino de Guimarães, datado de 1059, refere já a posse de Ermelo. Aí existiu um mosteiro beneditino, construído no século XIII, e do qual restam apenas as ruínas de uma igreja românica de três naves, visto que do corpo conventual não resta quase nada. Foi abandonado, e emprazado a particulares, passando a integrar uma residência senhorial, conhecida por casa e quinta de Ermelo. O mais antigo emprazamento da dita casa foi feito em 1539, pelos cónegos regrantes de Ancede.
A igreja está flanqueada pelas habitações solarengas que se foram construindo na sua vizinhança, igualmente em estado de abandono. Do templo, restam apenas os muros. Trata-se de um corpo longitudinal de três naves, separadas por arcos ogivais, com capela-mor quadrada. A fachada principal é rasgada por um arco ogival com decoração fitomórfica, de tipologia românica, encimado por estreita fresta rectangular. A empena é triangular e muito larga, abrangendo as três naves. A cobertura era em telhado de duas águas, com tecto de madeira, tendo já desaparecido na totalidade; o espaço interior encontra-se a descoberto. Nas fachadas Norte e Sul abrem-se mais dois portais ogivais, também com decoração muito arcaica; estas fachadas conservam ainda muitos cachorros .
O interior é iluminado por várias frestas, três das quais na capela-mor, estas conjugadas com uma janela ogival. O arco triunfal é, mais uma vez, um largo vão ogival, com uma arquivolta denteada. Na parede fundeira destacam-se os vestígios do retábulo do altar-mor, em talha, inteiramente saqueado. Numa coluna da nave pode ver-se o escudo das quinas, tendo como tenentes dois anjos alados.
Apesar de ter sido erguida em meados do século XIII, em plena fase de imposição do estilo gótico, a Igreja de Ermelo pertence ainda ao longo período de transição entre o novo estilo e o românico, de influência tão duradoura no território nacional. Aqui se alia claramente a austera e robusta estrutura românica, iluminada por diminutas frestas, a alguns elementos arquitectónicos do gótico inicial, nomeadamente os arcos apontados, que apesar da modernidade que introduzem convivem ainda com decoração muito arcaizante.
O espaço encontra-se presentemente invadido pela vegetação, e em estado de absoluto abandono. Há poucas décadas, foi utilizado como dependência agrícola, servindo de celeiro, e chegando a abrigar um lagar - cujos vestígios ainda são visíveis na nave lateral Norte, junto da cabeceira. Em 1932, a quinta onde se insere, incluindo a casa senhorial, foram vendidas pelos descendentes do seu primeiro proprietário civil (a quem os cónegos de Ancede haviam emprazado a propriedade no século XVI) ao dono da Casa de Sequeiros, na mesma freguesia, a quem ainda pertence.
Sílvia Leite
ProcessoErmelo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja do Ermelo - Vista geral da envolvente (coberturas)

Igreja do Ermelo - Fachada principal: portal

Igreja do Ermelo - Fachada posterior: janela da capela-mor

Igreja do Ermelo - Interior: nave central e portal principal

Igreja do Ermelo - Interior: retábulo-mor

Igreja de Ermelo - Interior: peça de madeira

Igreja do Ermelo - Fachada posterior: pormenor da janela da capela-mor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt