Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo de Paderne
Designação
DesignaçãoCastelo de Paderne
Outras Designações / PesquisasCastelo de Paderne (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Albufeira/Paderne
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- na margem esquerda da ribeira de Quarteira, 2 km a S de Paderne- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.157116-8.200435
DistritoFaro
ConcelhoAlbufeira
FreguesiaPaderne
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971 (ver Decreto)
ZEPPortaria n.º 978/99, DR, II Série, n.º 215, de 14-09-1999 (sem restrições)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9913229
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaQuem hoje percorre a Via do Infante não deixa de reparar, a Sul, nas ruínas de um castelo, de cor avermelhada. No entanto, a maioria está seguramente longe de imaginar a importância histórica deste reduto defensivo, assim como a sua relevância científica para quantos se dedicam ao período islâmico peninsular.
A construção do Castelo de Paderne deu-se numa fase já tardia da presença islâmica no Algarve, mais concretamente no século XI (senão, mesmo, já no século XII). Ao contrário do que tinha acontecido nos tempos anteriores, em que a rede militar esteve preferencialmente concentrada nas cidades, o progressivo avanço da Reconquista cristã levou à construção de uma segunda lilnha fortificada, mais a Norte, em pleno Barrocal - ou já na Serra -, constituída por fortalezas de média dimensão e de carácter assumidamente rural.
O castelo de Paderne é um dos mais importantes testemunhos desta conjuntura militar defensiva, ante o avanço do reino português, e possui algumas característica construtivas que revelam bem a tipologia de fortaleza islâmica deste período e desta linha interior. Com efeito, a construção em taipa e a existência de torres albarrãs e de portas em cotovelo, são elementos claros que identificam estes castelos (CATARINO; 1997, p.455). Também a adequação da planta à morfologia do terreno é outra das características desta tipologia, concebida para ser relativamente fácil de construir mas para dotar o território de uma defesa activa.
As ruínas que ainda se conservam revelam uma planta trapezoiodal, maioritariamente construída em taipa. Em alguns pontos importantes, como as portas e, necessariamente, as fundações, existem pedras irregularmente talhadas, típicas da construção islâmica. Outra característica importante é a existência de uma porta em cotovelo, "colocada no ângulo oposto da torre albarrã" (CATARINO, 1997, p.456).
A passagem do reino do Algarve para a coroa portuguesa determinou o progressivo abandono da praça militar. No reinado de D. Dinis houve ainda a tentativa de dotar o castelo de um território e de uma área administrativa, conforme se comprova pela doação à Ordem de Avis. Nesse século XIV, detectaram-se algumas construções no interior do recinto, data a que poderá corresponder a primitiva edificação da capela, que se encontra igualmente em ruínas.
Perdida a importância militar e estratégica do castelo de Paderne, e direccionadas as preocupações defensivas para as zonas costeiras, os séculos seguintes determinaram o progressivo abandono da zona e a inevitável entrada em decadência. Só muito recentemente, com o avanço da arqueologia medieval, e com uma mais efectiva consciência do património histórico-cultural, se procurou valorizar o castelo e preservar o que ainda resta. As intervenções arqueológicas continuam a efectuar-se, infelizmente a um ritmo não sistemático, mas novas perspectivas estão hoje abertas acerca da segunda vida do castelo de Paderne.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens10
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Fortificações do período almóada no Sul de Portugal", Conimbriga, 1992, pp.13-27CATARINO, Helena Maria GomesEdição1992Coimbra
O Algarve islâmico : roteiro por Faro, Loulé, Silves e TaviraCATARINO, Helena Maria GomesEdição2002Faro
"O Castelo de Paderne (Albufeira): resultados da primeira intervenção arqueologica", Arqueologia Medieval, nº3, pp.73-87CATARINO, Helena Maria GomesEdição1994PortoPublicado a 1994
"Castelos Muculmanos do Algarve", 90 séculos entre a serra e o mar, Lisboa, IPPAR, 1997, pp.449-457CATARINO, Helena Maria GomesEdição1997LisboaPublicado a 1997
"A arquitectura militar muçulmana", Portugal no Mundo. História das fortificações portuguesas no mundo, 1989, pp.27-37GOMES, Rosa VarelaEdição1989Lisboa
Monografia de Paderne ou Paderne do concelho de AlbufeiraOLIVEIRA, Francisco Xavier d'AtaídeEdição1910Porto
Algarve - Castelos, Cercas e FortalezasMAGALHÃES, NatérciaEdição2008Faro
Património histórico-monumental: PaderneNOBRE, Idalina NunesEdição1997Albufeira

IMAGENS

Castelo de Paderne - Interior do recinto: porta principal. Paulo Fernandes, 2006.

Castelo de Paderne - Interior do recinto amuralhado. Paulo Fernandes, 2006.

Castelo de Paderne - Porta do castelo protegida por torre avançada. Paulo Fernandes, 2006.

Castelo de Paderne - interior da Ermida de Nossa Senhora da Assunção de Paderne situada no interior do recinto. Paulo Fernandes, 2006.

Castelo de Paderne - Muralha Norte. Paulo Fernandes, 2006.

Castelo de Paderne - Portaria n.º 670/99, DR, 2.ª Série, n.º 150, de 30-06-1999 - Texto e planta do diploma

Castelo de Paderne (Albufeira) - muralha de taipa após intervenção de restauro. Maria Ramalho, 2007.

Castelo de Paderne (Albufeira) - Ermida de Nossa Senhora da Assunção de Paderne situada no interior do recinto após intervenção de consolidação. Maria Ramalho, 2014.

Castelo de Paderne (Albufeira) - muralha de taipa após intervenção de restauro. Maria Ramalho, 2007.

Castelo de Paderne (Albufeira) - estrutura islâmica. Maria Ramalho, 2007.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt