Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Povoado fortificado e Santuário de Endovélico
Designação
DesignaçãoPovoado fortificado e Santuário de Endovélico
Outras Designações / PesquisasSantuário de Endovélico (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Santuário
TipologiaSantuário
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Alandroal/Terena (São Pedro)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Outeiro de São Miguel da Mota- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.643388-7.443149
DistritoÉvora
ConcelhoAlandroal
FreguesiaTerena (São Pedro)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaLocalizado num outeiro perto da ribeira de Lucefecit com total domínio da paisagem envolvente, este sítio arqueológico é constituído pelas ruínas de um relevante santuário dedicado a "Endovélico", uma das divindades pré-romanas melhor conhecidas entre nós, sobretudo através da análise de cerca de 80 inscrições latinas coligidas ao longo dos últimos quatro séculos.
Com efeito, parece dever-se a D. Teodósio, duque de Bragança, a realização da primeira destas recolhas epigráficas, como era, aliás, apanágio das investigações "históricas" levadas a efeito durante o século XVI. Desde então, a recolha e estudo de materiais provenientes deste sítio têm constituído tarefa priveligiada, entre outras, de personalidades tão marcantes da História do estudo das nossas "antiguidades", como as de André de Resende, Frei Bernardo de Brito, José Leite de Vasconcelos e Scarlat Lambrino.
Possivelmente construído durante o século I d. C., este santuário pré-latino terá sido sujeito a um processo de cristianização já no século V, altura em que se edificou uma capela consagrada a São Miguel Arcanjo, cuja cobertura ruiria na sequência de algumas obras de melhoramento efectuadas no seu interior em finais do século XIX. Entretanto, o investigador eborense, Gabriel Pereira, procederia, ainda em finais dessa centúria, ao levantamento da sua planta, enquanto José Leite de Vasconcelos realizaria, em 1907, as primeiras escavações arqueológicas alguma vez conduzidas neste sítio.
Das ruínas, propriamente ditas, chegaram até nós apenas vestígios de estruturas que J. Leite de Vasconcelos considerou pertencerem a um eventual povoado pré-romano, e, mais especificamente, da Idade do Ferro, ulteriormente romanizado. No entanto, os resultados obtidos com as diversas prospecções efectuadas até ao momento neste local não parecem confirmar esta primeira hipótese, Na verdade, os vestígios encontrados parecem, cada vez mais, refutá-la, como de negar será, talvez, a ideia de que os vestígios estruturais se reportarão à existência de um povoado, enquanto se reforça a suposição de que se terá tratado, unicamente, de um espaço cultual.
Com efeito, os vestígios localizados neste sítio parecem configurar uma estrutura quadrangular, uma possível plataforma sobre a qual deveria assentar o santuário. Para o reforço desta ideia, temos a presença de elementos arquitectónicos e escultóricos executados em mármore, bem como a multiplicidade de fragmentos de cerâmica comum e de construção, além de inscrições em bronze, aras votivas dedicadas a esta divindade pré-romana e diversas lápides funerárias.
Será, ainda, de referir que a cristianização do local, por um lado, e a perda do seu significado primordial, por outro, conduziram, quer à destruição e mutilação de diversos destes elementos evocativos, como à sua reutilização como material de construção noutras edificações erguidas ao longo dos séculos, como seria prática comum em casos similares.
[AMartins]
ProcessoEste sítio arqueológico situa-se no Outeiro de São Miguel da Mota, no fim de um caminho vicinal que tem o seu início a c. de 5 km da estrada que liga Alandroal ao Redondo.
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Arte Visigótica em Portugal", O Arqueólogos PortuguêsALMEIDA, D. F.Edição1962Data do Editor : 1962
O Domínio Romano em PortugalALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1988Lisboa Publicado a 1988 Data do Editor : 1988
Inscrições Romanas do Conventus Pacensis. Subsídios para o Estudo da RomanizaçãoENCARNAÇÃO, José d'Edição1984Data do Editor : 1984
"Le Dieu Lusitanien Endovellicus", Bulletin des Études PortugaisesLAMBRINO, ScarlatEdição1952Data do Editor : 1952
"Santuário de Endovélico", in Revista ArcheologicaPEREIRA, GabrielEdição1889Número : 3 Data do Editor : 1889
As Religiões da LusitâniaVASCONCELOS, José Leite deEdição1913Data do Editor : 1913
Carta arqueológica do AlandroalCALADO, Manuel João MaioEdição1993AlandroalPublicado a 1993

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt