Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa de Júlio Dinis
Designação
DesignaçãoCasa de Júlio Dinis
Outras Designações / PesquisasMuseu Júlio Dinis - Uma Casa Ovarense / Casa de Júlio Dinis / Casa-Museu Júlio Dinis e Biblioteca Dinisiana (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Ovar/Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Júlio DinisOvar Número de Polícia: 81
LATITUDE LONGITUDE
40.859741-8.628105
DistritoAveiro
ConcelhoOvar
FreguesiaOvar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDe configuração popular, a Casa onde habitou, ainda que por curtos períodos, o escritor Júlio Dinis, pauta-se por uma enorme depuração arquitectónica, e desenvolve-se num único piso, de planta rectangular. A sua fachada encontra-se dividida por uma pilastra que define dois panos, o primeiro aberto por uma porta e uma janela, ambos de verga curva, e o segundo por uma janela (que havia sido transformada em portão e depois novamente recuperada como janela). Trata-se de um imóvel que integra um conjunto de outras habitações de características semelhantes que, em Ovar, correspondem "à expansão do fins de Setecentos", datando, na sua grande maioria, do século XIX (GONÇALVES, 1959).
Todavia, mais do que o interesse que a casa pode apresentar no âmbito das tipologias da arquitectura popular, este imóvel reveste-se de particular importância pelo facto de Júlio Dinis aqui ter vivido, de Maio a Setembro de 1863, e depois, mais quatro meses entre 1864 e 1866 e novamente em 1867. A ligação do escritor a Ovar recua aos avós paternos, naturais desta vila, tal como o seu pai e a sua tia, em casa da qual habitou durante os períodos referidos, a fim de recuperar da tuberculose que o afectava, e que o veio a vitimar em 1871. Foi nesta casa que escreveu As Pupilas do Senhor Reitor, inspirando-se para tal em personalidades da vila, e iniciou ou esboçou A Morgadinha dos Canaviais, dois dos seus romances mais significativos.
O reconhecimento da importância da figura de Júlio Dinis, por parte da vila de Ovar, foi crescendo gradualmente, e a autarquia procurou conservar a casa onde este viveu. O parecer do IPPC sobre a classificação, com data de 1982, levanta problemas interessantes sobre a questão do conceito de bem cultural e da justificativa de classificação deste imóvel por todo o simbolismo relacionado com a figura de Júlio Dinis, mais do que pelos seus valores arquitectónicos. A casa foi classificada como IIP, por Decreto de 1984 e, posteriormente, doada à Câmara pela família Bonifácio, sua proprietária. Depois de recuperada, foi transformado em Museu Júlio Dinis - uma Casa Ovarense, conservando o mobiliário da época e reunindo um conjunto bibliográfico dedicado ao escritor.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Distrito de AveiroGONCALVES, António NogueiraEdição1959Lisboa
Monografia de OvarLAMY, Alberto SousaEdição1977Viseu
Ovar e Júlio DinisEdição1989Ovar

IMAGENS

Casa de Júlio Dinis - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt