Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Sé de Castelo Branco / Igreja de São Miguel, matriz de Castelo Branco, e respetivo património móvel integrado
Designação
DesignaçãoSé de Castelo Branco / Igreja de São Miguel, matriz de Castelo Branco, e respetivo património móvel integrado
Outras Designações / PesquisasSé Catedral de Castelo Branco / Igreja Matriz de Castelo Branco / Igreja Paroquial de São Miguel / Catedral de Castelo Branco (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCastelo Branco/Castelo Branco/Castelo Branco
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da SéCastelo Branco Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.826754-7.490947
DistritoCastelo Branco
ConcelhoCastelo Branco
FreguesiaCastelo Branco
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto n.º 10/2021, DR, 1.ª série, n.º 109, de 7-06-2021 (reclassificou como MIN com a designação de MN e alterou a designação para Sé de Castelo Branco/Igreja de São Miguel, matriz de Castelo Branco, e respetivo património móvel integrado) (ver Decreto)
Classificação aprovada no Conselho de Ministros de 22-04-2021
Relatório final do procedimento aprovado por despacho de 21-05-2020 do diretor-geral da DGPC
Anúncio n.º 219/2019, DR, 2.ª série, n.º 243, de 18-12-2019 (ver Anúncio)
Despacho de concordância de 14-03-2019 da diretora-geral da DGPC e a determinar que fosse promovida a consulta pública, dado não haver ampliação do objeto a reclassificar
Parecer de 28-11-2018 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura a propor a abertura de procedimento de reclassificação como MN e alteração da designação para "Sé de Castelo Branco/Igreja de São Miguel, matriz de Castelo Branco, e respetivo património móvel integrado"
Proposta de 9-10-2018 da DRC do Centro para a abertura de procedimento de reclassificação como MN e alteração da designação para "Sé de Castelo Branco/Igreja de São Miguel, matriz de Castelo Branco, e respetivo património integrado"
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (classificou como IIP a Igreja de S. Miguel, também igreja matriz e sé catedral) (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaCom referências documentais conhecidas desde o século XIII, a igreja de São Miguel reveste-se de particular interesse, ao reflectir todo um percurso religioso e patrimonial de mais de oito séculos, que é também parte integrante da história da cidade. Percurso esse documentado pelas várias inscrições patentes na nave da igreja, alusivas às diferentes campanhas arquitectónicas de que hoje subsistem maioritariamente testemunhos barrocos e rococós, muito embora seja possível identificar vestígios da estrutura quinhentista no arco cruzeiro (RIBEIRO, 2002) ou mesmo de épocas anteriores nos contrafortes da capela-mor, e dependências revestidas por cruzarias de ogivas.
Recentemente, e no decorrer de obras de recuperação do imóvel (Março de 2004), foi descoberta uma necrópole medieval na zona exterior junto à cabeceira da igreja, com 32 sepulturas antropomórficas, em granito (que conservam as ossadas em bom estado), muito possivelmente, dos séculos XIV ou XV.
Com a elevação de Castelo Branco a Diocese, em 1771 (até 1882 quando foi anexada à Diocese de Portalegre), a igreja de São Miguel tornou-se Catedral, beneficiando das obras, de inícios do século XVI, que haviam destruído quase na totalidade os vestígios da estrutura medieval original. De facto, ainda antes de ser elevada a Catedral, a igreja teve várias campanhas, que remontam aos séculos XVII e XVIII com a reestruturação do arco triunfal cerca de 1608; a reedificação da igreja em 1682 por iniciativa do Bispo da Guarda D. Martins de Melo (os primeiros dois registos da actual fachada deverão remontar a esta época); a campanha decorativa de 1691 em que D. Frei Luís da Silva (Bispo da Guarda) patrocinou a introdução de telas de Bento Coelho da Silveira em oito capelas.
Do período posterior a 1771 data a reconstrução da capela-mor por Pedro Gonçalves (mestre pedreiro) em 1785, que incluiu ainda o retábulo e o órgão, a sacristia e a capela do Santíssimo; ou a inclusão de telas de Pedro Alexandrino para o retábulo-mor e capela do Santíssimo em 1791.
Em 1803 a igreja encontrava-se necessitada de nova intervenção de restauro, depois da queda da cobertura da nave, do coro, e do avançado estado de ruína da fachada e de uma das torres. Se bem que as obras destas últimas só tenham vindo a ser efectuadas em meados do século XX, as restantes permitiram actualizar a igreja em relação às novas exigências litúrgicas (LEITE, 1991, p. 54).
No conjunto do edifício, é de destacar não apenas a relevância das composições exteriores, de gosto assumidamente barroco (da campanha de 1682), ou já de cariz neo-clássico em determinados pormenores interiores mais tardios (como as pinturas das abóbadas da nave a capela-mor), mas também o papel fundamental atribuído à pintura, resultante da encomenda a Bento Coelho e Pedro Alexandrino, artistas que marcaram dois períodos diferenciados do barroco nacional.
O edifício actual, de planta longitudinal, com duas torres adossadas à fachada e sacristia também adossada, apresenta alçado principal imponente mas relativamente austero, com três portais a que correspondem, no registo superior, duas janelas e um nicho com a imagem de São Miguel a pisar o dragão, em pedra pintada. O interior, de nave única com alçados de dois registos, exibe seis altares laterais, de talha dourada com colunas torsas e pintura a óleo. Destaca-se a Capela do Santíssimo, revestida com mármores de cor branca, cinza e preta, e com a representação da Última Ceia (LEITE, 1991, p. 56).
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens89
Nº de Bibliografias14

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Elementos para um inventário artístico do Distrito de Castelo BrancoSALVADO, AntónioEdição1976Castelo Branco
"Lembranças para a História do Bispado de Castelo Branco", Estudos de Castelo BrancoDIAS, Jaime LopesEdição1971Castelo Brancon.º 36
Monographia de Castello BrancoROXO, AntónioEdição1891Elvas
Esboço Histórico da Cidade de Castelo BrancoMARTINS, Anacleto Pires da SilvaEdição1979Castelo Branco
Castelo Branco e o seu Alfoz, Achegas para uma Monografia RegionalCARDOSO, J. RibeiroEdição1953Castelo Branco
"Apontamentos para a História de Castelo Branco", Estudos de Castelo BrancoCARDOSO, EloyEdição1963Castelo Brancon.ºs 8 e 9
Arte e Artistas na Beira BaixaHORMIGO, José Joaquim MendesEdição1998sl
Jardim do Paço - novos contributos para o estudo dos recreios episcopais de Castelo BrancoREGO DA SILVA, PedroEdição2001Castelo Branco
"Obras de Pedro Alexandrino de cara lavada", Raia - da Beira interior ao Alto Alentejo, n.º 56, pp. 38-41REGO, PedroEdição2004Castelo Branco
Castelo BrancoLEITE, Ana CristinaEdição1991Lisboa
Memorial Chronológico e Descriptivo da Cidade de Castelo BrancoSILVA, J. A. PorfírioEdição1853Lisboa
"Igreja de São Miguel da Sé de Castelo Branco", ReconquistaRIBEIRO, JoãoEdição2002Castelo Branco
Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores PortuguesesVITERBO, Francisco M. de SousaEdição1988LisboaLisboa
Castelo Branco na História e na ArteEdição1958

IMAGENS

Igreja de São Miguel - Fachada principal

Igreja de São Miguel - Fachada principal: corpo central

Igreja de São Miguel - Fachada principal: nicho axial com escultura de São Miguel Arcanjo

Igreja de São Miguel - Fachada principal da sacristia

Igreja de São Miguel - Fachada principal da sacristia: remate do portal com pedra de armas do bispo D. Vicente Ferrer da Costa

Igreja de São Miguel - Fachada principal (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Fachada principal: remate do portal e nicho axial com escultura de São Miguel Arcanjo

Igreja de São Miguel - Torre sul e corpo da sacristia (fachada lateral direita)

Igreja de São Miguel - Portal da sacristia (IPPC)

Igreja de São Miguel - Fachada da sacristia: remate do portal com pedra de armas do bispo D. Vicente Ferrer da Costa (IPPC, 1975)

Igreja de São Miguel - Fachada sul da sacristia: janela (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior: arco triunfal (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior: varandim do coro-alto (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior: parede sul da nave (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior da capela-mor: órgão de tubos na parede lateral (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior: arco triunfal e capela mor (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior: capela-mor (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior da capela-mor: pintura do retábulo-mor representando São Miguel Arcanjo (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Interior da capela do Santíssimo Sacramento (lado do Evangelho): retábulo com pintura representando a Última Ceia (DGEMN, 1975)

Igreja de São Miguel - Fachada principal durante a intervenção de recuperação

Sé de Castelo Branco/Igreja de São Miguel, matriz de Castelo Branco, e respetivo património móvel integrado - Planta anexa ao decreto de reclassificação e alteração da denominação, com a delimitação do bem classificado e da respetiva ZGP em vigor

Igreja de São Miguel - Cobertura a nave: desmontagem do telhado

Igreja de São Miguel - Fachada principal

Igreja de São Miguel - Fachada posterior: arranjo do adro

Igreja de São Miguel - Interior: parede da nave com infiltrações (patologias)

Igreja de São Miguel - Colocação de cobertura provisória sobre a nave

Igreja de São Miguel - Interior da torre sineira: sino com cabeção

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: fissuração do tecto em estuque (antes da intervenção)

Igreja de São Miguel - Fachada lateral esquerda: pormenor dos beirais com sujidades

Igreja de São Miguel - Cobertura da nave: remoção da antiga cobertura (durante a intervenção)

Igreja de São Miguel- Interior da sacristia: fissuração das paredes em estuque (antes da intervenção)

Igreja de São Miguel - Fachada principal durante a intervenção

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: fissuração dos tectos em estuque (antes da intervenção)

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: fissuração dos tectos da sacristia (antes da intervenção)

Igreja de São Miguel - Cobertura da nave: remoção da antiga cobertura durante a intervenção

Igreja de São Miguel - Adro posterior: abertura do acesso para emergências

Igreja de São Miguel - Fachada posterior: empena da capela-mor e montagem de estrutura de andaimes

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: fissuração e humidades das paredes (antes da intervenção)

Igreja de São Miguel - Torre sineira: remate da cúpula

Igreja de São Miguel - Adro: afloramento rochoso com sepulturas (logradouro após a intervenção)

Igreja de São Miguel - Portão: acesso para emergências

Igreja de São Miguel - Fachada: pormenor do aro metálico do vitral

Igreja de São Miguel - Pormenor do beirado durante a intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada posterior: tardoz da sacristia durante a intervenção

Igreja de São Miguel - Adro envolvente: colocação do pavimento no logradouro

Igreja de São Miguel - Fachada posterior: tardoz antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada lateral direita

Igreja de São Miguel - Fachada posterior: logradouro (adro) após a intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada lateral direita: janela antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada lateral: porta da sacristia pequena (antes da intervenção)

Igreja de São Miguel - Fachada principal: vãos sem protecção da torre sineira

Igreja de São Miguel - Cobertura da capela-mor: abóbada em pedra

Igreja de São Miguel - Pormenor do aro metálico do vitral

Igreja de São Miguel - Cobertura da sacristia: recuperação e tratamento da estrutura da cobertura

Igreja de São Miguel - Fachada principal: rampa e portão após a intervenção

Igreja de São Miguel - Cobertura da nave: recuperação da estrutura de madeira da cobertura

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: pormenor dos tectos em estuque (após a intervenção)

Igreja de São Miguel - Fachada principal: rampa de acesso ao portão do adro

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: remate do lavabo de parede

Igreja de São Miguel - Fachada principal: varandim (antes da intervenção)

Igreja de São Miguel - Fachada principal: rampa de acesso

Igreja de São Miguel - Fachada posterior: empena da nave e parte da cobertura durante a intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada lateral esquerda antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: pormenor dos tectos da sacristia (após a intervenção)

Igreja de São Miguel - Interior: picagem de rebocos em paramentos

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: ensaio de velaturas no pavimento de madeira

Igreja de São Miguel - Adro fronteiro à fachada principal: logradouro após a intervenção

Igreja de São Miguel - Interior: colocação do pavimento nas escadarias de acesso ao coro alto

Igreja de São Miguel - Terraço das torres sineiras: pináculos e cruz de remate

Igreja de São Miguel - Adro: sepultura antropomórfica (achados arqueológicos)

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: pormenor dos tectos em estuque (durante a intervenção)

Igreja de São Miguel - Cobertura da nave: revestimento em "Onduline"

Igreja de São Miguel - Interior da torre sineira: sino com cabeção

Igreja de São Miguel - Fachada principal antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada: pormenor dos tubos de injecção durante a intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada principal: nicho axial com imagem de São Miguel Arcanjo

Igreja de São Miguel - Fachada: gárgula e caleira antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Interior da biblioteca: janela antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada posterior: tardoz após a intervenção (zona de ligação com a sacristia)

Igreja de São Miguel - Adro e portão posterior antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada: pormenor do carote após a pregagem durante a intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada da sacristia: janela da sacristia antes da intervenção

Igreja de São Miguel - Fachada lateral: pormenor da sujidade dos paramentos

Igreja de São Miguel - Cobertura da nave: colocação das telhas

Igreja de São Miguel - Interior da sacristia: pormenor do tecto em estuque (durante a intervenção)

Igreja de São Miguel - Torre sineira: pormenor da cúpula

Igreja de São Miguel - Cobertura da nave: estrutura completa após a colocação das telhas

Igreja de São Miguel - Cobertura da nave: estrutura de madeira sobre a abóbada

Igreja de São Miguel - Logradouro interno (zona de futuras instalações sanitárias)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt