Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da Misericórdia de Braga
Designação
DesignaçãoIgreja da Misericórdia de Braga
Outras Designações / PesquisasEdifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Braga (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Braga/Braga (Maximinos, Sé e Cividade)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua D. Diogo de SousaBraga Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.550321-8.426988
DistritoBraga
ConcelhoBraga
FreguesiaBraga (Maximinos, Sé e Cividade)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO22051577
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFundada em 1513, a irmandade da Misericórdia de Braga teve permissão de D. Diogo de Sousa, arcebispo da cidade, para se instalar numa das capelas do claustro da Sé, designada então como Capela de Jesus da Misericórdia. No entanto, em meados da centúria o espaço de que a confraria dispunha tornou-se exíguo, pelo que em 1558 os irmãos decidiram edificar um templo de raiz, situado junto à Sé. A traça deste templo é atribuída ao arquitecto Manuel Luís, mestre do Porto autor da capela-mor da Misericórdia do Porto (RUÃO, Carlos, 1996, pp. 202-205). A edificação do templo terá sido iniciada cerca de 1560, tendo sido gravada a data "1562" no portal principal, indicando provavelmente a data em que se terminou a fachada.
Nos anos seguintes fizeram-se as primeiras obras de decoração do espaço interior, com a edificação de diversos retábulos patrocinados pelos irmãos que queriam fazer-se sepultar no interior do templo (CASTRO, Maria de Fátima, 2001, pp. 15-16). Os registos da Misericórdia de Braga indicam que em 1577 a irmandade contratou o pintor António Juzarte para fazer as pinturas integradas num retábulo lateral, situado no lado da Epístola, cuja talha foi elaborada pelos mestres Lucas Fernandes e Jácome Pires. Em 1590 o pintor bracarense Francisco Soares foi contratado para decorar a fresco o tecto do coro baixo, que devia ser pintado com "motivos de romano à maneira de brutesco" (SERRÃO, Vítor, 1999, p. 287).
Ao longo de todo o século XVII a irmandade custeou obras de decoração, remodelação, restauro e ampliação dos seus espaços. Em 1603 os pilares e retábulos da igreja eram consertados e dourados novamente, num trabalho feito por Paulo Soares, e no ano de 1624 Francisco Vaz, mestre pedreiro, e Francisco João, carpinteiro, eram contratados para edificarem a Casa do Despacho, segundo planta elaborada pelo padre Geraldo Álvares (CASTRO, Maria de Fátima, 2001). Alguns anos depois, em 1656, Gonçalo Pacheco e João de Oliveira executaram o tecto de caixotões que cobre a nave, e entre 1662 e 1664 eram colocados os painéis de azulejo no interior do templo.
No último quartel de Seiscentos foram executadas obras de maior envergadura no programa decorativo do templo. Em 1679 a Misericórdia contratou o escultor Belchior Fernandes para refazer os retábulos central, situado no altar de Nossa Senhora, e os colaterais, na mesma época em que o mestre de pedraria Manuel Carvalho terminava um retábulo de pedra, cujo risco havia sido feito anos antes por Frei José de Braga (Idem, ibidem, pp. 20-23). Ao longo do século XVIII foram feitas mais obras de melhoramento, como a execução de novos retábulos de talha, que substituíram os de Belchior Fernandes.
A igreja da Misericórdia de Braga é um templo longitudinal, de nave única formando com a Casa do Despacho um conjunto em L. No seu conjunto, apresenta duas linguagens muito distintes, a estrutura maneirista de gosto flamengo, e o programa decorativo barroco, quefoi sendo ao longo dos século XVII e XVIII.
O projecto do templo traçado por Manuel Luís demonstra um conhecimento dos modelos maneiristas mais eruditos, destacando-se a fachada principal de linguagem flamenguista, muito semelhante à do templo de São Domingos de Viana do Castelo, traçado por João Lopes o Moço na mesma época, e que serviriam de inspiração a posteriores obras edificadas no noroeste português, como o templo de São Gonçalo de Amarante, ou a Misericórdia de Guimarães.
Catarina Oliveira
IPPAR/2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAntigo Paço Episcopal Bracarense, onde está instalada a Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de BragaCasa das Paivas ou Casa da RodaPelourinho de BragaSé de Braga, compreendendo os túmulos, designadamente os do Conde D. Henrique e D. Teresa, do Infante D. Afonso e do arcebispo D. Gonçalo PereiraTúmulo do Arcebispo D. Diogo de Sousa
Outra Classificação
Nº de Imagens12
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O desvario do ornamento de Brutesco na pintura de tectos do mundo português, 1580-1720", in Struggle for Synthesis, vol. ISERRÃO, VítorEdição1999Lisboa
Arquitectura maneirista no Noroeste de PortugalRUÃO, CarlosEdição1996Coimbra
"Arquitectura: renascimento e classicismo", História da Arte Portuguesa, vol. II, 1995, pp. 303-375MOREIRA, RafaelEdição1995Lisboa
Retábulos das Misericórdias PortuguesasLAMEIRA, FranciscoEdição2009Faro
"Manuel Luis - um contributo para o estudo de um mestre pedreiro quinhentista", in Museu, nº 6AFONSO, José FerrãoEdição1997Porto
A Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de BragaCASTRO, Maria de FátimaEdição2001Braga
Da Casa Grande da Rua dos Pelames à Casa Nova da Rua de Dom GualdimPEREIRA, Ana Maria de SousaEdição2000Braga

IMAGENS

Igreja da Misericórdia de Braga - Fachada principal

Igreja da Misericórdia de Braga - Fachada principal

Igreja da Misericórdia de Braga - Fachadas lateral esquerda e principal

Igreja da Misericórdia de Braga - Fachada lateral esquerda: Grupo escultórico no remate do portal representando a Visitação

Igreja da Misericórdia de Braga - Fachada lateral esquerda: Grupo escultórico no remate do portal representando a Visitação (JNE)

Igreja da Misericórdia de Braga - Interior: retábulo-mor (JNE)

Igreja da Misericórdia de Braga - Interior: pormenor do retábulo-mor (JNE)

Igreja da Misericórdia de Braga - Interior: ático do retábulo-mor com a representação da Visitação (JNE)

Igreja da Misericórdia de Braga - Interior: mesa de altar com sacrário e frontal (JNE)

Igreja da Misericórdia de Braga - Vista geral: fachadas lateral esquerda e principal

Igreja da Misericórdia de Braga - Fachada principal

Igreja da Misericórdia de Braga - Fachada lateral esquerda: portal maneirista

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt