Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Matriz de Odiáxere
Designação
DesignaçãoIgreja Matriz de Odiáxere
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Odiáxere / Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Lagos/Odiáxere
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da LiberdadeOdiáxere Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.148878-8.655708
DistritoFaro
ConcelhoLagos
FreguesiaOdiáxere
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja Matriz de Odeáxere é um dos templos construídos na órbita do Manuelino de Lagos, e um dos que melhor revela a qualidade dos arquitectos, planos e motivos decorativos empregues neste tardio e regional foco artístico. O portal principal é a principal peça do conjunto, de arco de volta perfeita, a lembrar o portal da Sala do Refeitório do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja (RAMOS, 1996, p.92). O intradorso é profusamente decorado por motivos entrelaçados, enquanto que um elegante cairel ocupa toda a bandeira do arco, motivo menos comum no Manuelino algarvio, mas perfeitamente integrado na corrente tardo-gótica, como se comprova pela sua ampla utilização no Mosteiro da Batalha, ainda na primeira metade do século XV.
Variam muito as opiniões acerca da origem da localidade, sendo certo que os vestígios de ocupação humana identificados na freguesia remontam à Pré-História. José de Jesus Martins acredita que o templo que hoje podemos observar é o resultado de múltiplas transformações de um primitivo monumento construído durante o domínio árabe (MARTINS, 1995, p.50), mas nenhum elemento cronologicamente tão recuado foi, até ao momento, encontrado. O facto de a capela-mor possuir exteriormente arcadas cegas bem pronunciadas, de arco de volta perfeita, assentes em poderosas colunas-contrafortes, faz pensar na reutilização de um anterior edifício, mas o facto é que parecem ser típicos torreões de época manuelina e de tradição mudéjar, característicos de algumas das mais importantes construções do ciclo manuelino do Sul do país (em especial do Alentejo).
No reinado de D. Manuel, Odiáxere viveu uma época de esplendor, que a campanha construtiva da igreja matriz tão singularmente simboliza. Nos séculos seguintes, o templo foi amplamente modificado, mas a qualidade artística dessas reformulações nunca atingiu o mérito da do período manuelino.
De 1677 é uma lápide que se conserva associada à igreja, que deve corresponder a uma remodelação então efectuada (MARTINS, 1995, p.51). Ainda que desconheçamos, por completo, os trabalhos efectuados no século XVII, colocamos a hipótese de se ter tratado de uma obra de reformulação arquitectónica e espacial, que preparou o enriquecimento do interior com um retábulo e os painéis de azulejos azuis e brancos. Estes elementos barrocos conservam-se apenas parcialmente: do retábulo, chegaram até nós duas colunas pseudo-salomónicas e o sacrário (LAMEIRA, 2000, p.169); do revestimento azulejar, alguns silhares. No entanto, é possível datá-los da primeira metade do século XVIII, pouco depois da data referida na lápide e coincidindo com o momento de maior expansão deste tipo de obras. À primeira metade do século XVIII corresponde ainda um Crucifixo em marfim, de tradição indo-portuguesa, actualmente na sacristia.
No século XIX deram-se grandes transformações, especialmente na fachada principal, datando dessa altura a radical reformulação da empena e a reconstrução da torre sineira.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Obra Silvestre e a Esfera do ReiPEREIRA, PauloEdição1990Coimbra
A talha no Algarve durante o Antigo RegimeLAMEIRA, FranciscoEdição2000Faro
A freguesia de Odeáxere (do concelho de Lagos)MARTINS, José António JesusEdição1987Odeáxereed. Junta de Freguesia de Odeáxere
"Decoração arquitectónica manuelina na região de Silves (séculos XV-XVI)", Revista Xelb, nº3, 1996, pp.79-142RAMOS, Manuel Francisco CasteloEdição1996Silves

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt